Pra começar a falar sobre "vida de solteiro", precisamos pensar um pouco sobre o que quer dizer ser "solteiro". Algo muito óbvio a respeito dessa palavra, no qual invariavelmente vamos pensar ao ouví-la, é sua oposição à palavra "casado". Bem, ser solteiro é, de forma bem básica e simples, não ser casado (podemos, inclusive, considerar que uma pessoa viúva é também solteira, porque não está casada). Pronto. "Solteiro" e "Casado" são palavras opostas, falam de coisas contrárias, uma não tem nada a ver com a outra e, por isso, não há como elas conviveram juntas, simultaneamente. Isso justifica o comentário preocupado e cheio de lamentação das pessoas: "Fulano casou mas continua querendo viver como solteiro". Isso é algo que nunca poderia dar certo e, certamente, vai dar em confusão!
Mas o fato é que a maioria de nós (com dois tipos de exceções: as saudáveis - como os verdadeiramente chamados ao celibato; e as patológicas - a maioria dos casos em nossa realidade) vamos passar por estes dois momentos: Solteiros e Casados. Isso é um fato. E a parte boa disso é: DEUS planejou que fosse assim! (Isso não é maravilhoso?) Deus planejou que "todos" vivessemos como solteiros, inicialmente, e, depois, como casados (o contrário não é verdadeiro!). É interessante pensar que Deus não colocou o Casamento ANTES da fase de Solteiros, mas DEPOIS. Há muita sabedoria de Deus nisso!
A parte meio "desconhecida", ignorada ou "deletada" dessa história é que nós devemos viver cada fase no seu momento devido, como aquilo que ela é, porque, para cada fase, Deus tem um PROPÓSITO DIFERENTE!
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Há tempo de nascer e tempo de morrer;
Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar e tempo de curar;
Tempo de derribar e tempo de edificar;
Tempo de chorar e tempo de rir;
Tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;
Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;
Tempo de abraçar e tempo tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar e tempo de perder;
Tempo de guardar e tempo de deitar fora;
Tempo de rasgar e tempo de coser;
Tempo de estar calado e tempo de falar;
Tempo de amar e tempo de aborrecer;
Tempo de guerra e tempo de paz."
(Eclesiastes 3:1-8)
Além de cada fase ter o seu próprio e específico PROPÓSITO, cada fase também tem suas próprias e específicas BÊNÇÃOS. Alguém aí já experimentou comer as sementes de uma fruta ao invés da própria fruta? Bom, eu nunca fiz esse experimento, mas imagino que não deve ser nada bom! Porque a semente tem seu próprio PROPÓSITO e BENÇÃO, os quais são completamente diferentes do PROPÓSITO e BENÇÃO dos frutos! É um erro e uma tolice esperar que as sementes tenham o mesmo sabor dos frutos! A verdade é que além de estragar a semente, você ainda vai ficar com um gosto ruim na boca! Porque tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu!
O grande erro que nossa geração está cometendo é justamente esse: comer as sementes, ao invés dos frutos (e eles ainda não entendem porque não sentem o bom gosto que esperavam!). É querer viver, enquanto solteiros, os PROPÓSITOS e as BENÇÃOS que são próprios do período de CASADOS! Então, o que vemos, são pessoas solteiras querendo usufruir de tudo o que é específico do casamento, e pessoas casadas - obviamente, como um resultado lógico - querendo usufruir do que é específico de solteiros! O resultado, é claro, só pode ser um: TRAGÉDIA! CONFUSÃO!
Por que? Porque, além de não ser POSSÍVEL usufruir do PROPÓSITO e das BENÇÃOS de uma fase sem estar vivendo essa fase, você ainda estará perdendo os PROPÓSITOS e as BENÇÃOS que foram preparados para a fase que você está vivendo! Em outras palavras: você não vai sentir o gosto da fruta ao comer as sementes, e ainda vai perder a oportunidade de plantar as sementes e ter os frutos (da mesma forma que pegar uma fruta e plantá-la na terra provavelmente não dará certo - logo logo aparece um bicho qualquer, cava a terra e come a semente e a fruta que você plantou!).
Nossas vidas de solteiros tem Propósitos e tem Bençãos que nós só viveremos nessa fase! Se perdermos nosso tempo tentando viver aquilo que é próprio da fase de Casados, vamos nos frustrar por essa tentativa nunca dar certo e ainda vamos acabar perdendo as bençãos que poderíamos viver neste momento. Além disso, se não cumprimos o Propósito que nos é proposto na primeira fase, acabamos comprometendo a fase seguinte!
Ainda que eu acredite completamente no Casamento (porque ele também tem propósitos e bençãos bem definidos), Paulo falou grandes verdades ao escrever I Coríntios 7:32-34:
"O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido."
Sim, o Casamento é plano de Deus para nós (porque mesmo esta "preocupação com o mundo" tem um propósito), mas não podemos dizer que o que Paulo escreveu é mentira. Enquanto solteiros, todas as nossas preocupações podem estar no Senhor (diretamente). Mas, basta olhar pra uma pessoa que está "namorando" pra ver essa cena mudando de figura. Pergunte para um marido ou esposa, pai ou mãe, quanto de suas preocupações não acabam ficando focadas em seus cônjuges ou filhos. É claro que isso não é de todo ruim, porque podemos servir e honrar a Deus através disso. Mas só poderemos fazer isso se estivermos preparados para lidar com isso da forma correta. Deus intencionou que nos preocupássemos com isso NO TEMPO CERTO! Se acontecer no momento errado, ao invés de ser benção, será tropeço (o que geralmente ocorre).
Deus intencionou que homem e mulher se relacionassem romanticamente! O romance está em nós! Em todos nós! (Especialmente nós, mulheres! =D ) Foi Deus quem o pôs lá! Mas há tempo certo para vivê-lo, como há tempo certo para colher e comer a fruta. E este tempo é o CASAMENTO. Há um tempo certo para homem e mulher andarem juntos e compartilharem suas vidas (o que quer dizer muito mais do que "fazer sexo"!), o tempo em que as "preocupações com o mundo", que Paulo falou, podem se transformar em bençãos. E este tempo NÃO É enquanto você está SOLTEIRO (ou seja, enquanto você ainda não está CASADO!).
Na minha opinião, aqui acaba a famosa questão "Pode beijar ou não pode beijar?", "Nem selinho pode?" ou "Com abraço ou sem abraço?", "Abraço forte ou abraço apertado?"... O momento para dividirmos nossas preocupações com algo (ou alguém) além de DEUS chama-se CASAMENTO - porque lá essa "divisão" será segura e abençoada por Deus. Lá essa divisão acontece com propósitos muito bem definidos por Deus. Enquanto isso, não devemos fazer divisões!
Nossos períodos de solteiros foram feitos PARA DEUS - exclusivamente! É um grande momento, muitíssimo especial e vital, em que descobrimos quem é Deus, quem somos nEle, o que devemos fazer neste mundo, como devemos viver... É como os primeiros meses de uma gestação, em que o feto está se formando, os primeiros tecidos e órgãos, é o momento em que a mãe deve tomar os maiores cuidados, pois tudo pode alterar a formação do novo bebê (e afetar o seu futuro desenvolvimento). É como o momento de pegar a semente e plantá-la, e cuidar dela, pra que não haja nem muito sol nem muita chuva, pra que nenhum animal cave a terra e a coma, pra que ela consiga sobreviver e dar os frutos... São momentos em que a vida está sendo gerada e, por isso, merece todo o cuidado! Por isso Deus intencionou nos manter sozinhos e exclusivamente dEle! Para que Ele mesmo, pessoalmente, guiasse nosso crescimento - da forma correta.
Sabe, quando permitimos que o Senhor seja nossa única e maravilhosa preocupação durante nossos períodos de solteiros, aprendemos a CONFIAR nEle e, assim, não precisamos ficar nos preocupando com "como será a próxima fase". Nós queremos aproveitar CADA MOMENTO desta fase incrível que estamos vivendo com o Senhor, sabendo que Ele mesmo é quem irá preparar a próxima fase para nós. Não precisamos ficar pensando e planejando o que será, ainda que estejamos nos preparando para ela, ou melhor, sendo PREPARADOS POR DEUS para ela. Nós podemos curtir todas as bençãos deste lindo momento que estamos vivendo!
Até que, finalmente, estivéssemos suficientemente maduros, a ponto de podermos compartilhar toda a vida que Ele nos deu com outra (s) pessoa (s) [cônjuges e filhos] sem preocupação ou temor. Dividir nossa atenção, olhos, ouvidos, coração com essa outra pessoa antes do tempo poderia ser muito prejudicial. Tudo tem seu tempo certo e determinado - por DEUS.
Lembro de quando eu era criança e gostava demais de jogar video game!! =P Um exemplo bem prático e fácil são os jogos do Super Mario World! [hahaha.. eu realmente gostava de jogá-los!!] Lembro que, em cada fase (assim como na maioria dos outros jogos de "fases" também), tinham vários prêmios que podíamos ganhar - eram moedas, vidas, estrelinhas, aquelas coisinhas que nos davam asas ou florzinhas de fogo pra destruir os inimigos... e a gente sempre fazia de tudo pra pegar o máximo desses prêmios que conseguissemos! Tinham até aquelas fases que entrávamos só pra pegar as moedinhas, e o tempo ia passando bem rápido e nós desesperados pra pegar o máximo de moedinhas!!! rsrs... E as fases ainda tinham um tempo correndo! Tínhamos que chegar ao final da fase no tempo estipulado, senão morríamos! Então, tínhamos que nos esforçar ao máximo pra aproveitar tudo o que podíamos durante aquela fase. Aí, então, iríamos pra próxima fase e tudo seguia sua sequência. O legal é que tudo aquilo que conseguíamos em uma fase nós levávamos pra próxima. Quanto mais moedas, vidas, poderes, "Yoshis" nós ganhassemos na fase em que estávamos, mais teríamos na próxima.
Era essa mentalidade que deveríamos ter para viver nossas próprias vidas. Saber que cada fase tem muitos "prêmios" para nos oferecer, e que não podemos ganhar esses prêmios nas outras fases - ou os vivemos agora, ou os perdemos. Portanto, deveríamos aproveitar o tempo que temos agora, enquanto solteiros, e nos dedicar ao propósito deste nosso tempo - crescermos em Deus - e colhermos todas as bençãos que nos são propostas neste tempo (bençãos que não tem nada a ver com "poder fazer o que você quiser, quando quiser, sem dever satisfação pra ninguém" ou simplesmente "curtir a vida") - bençãos que irão nos preparar para a fase seguinte, bençãos se sermos tremendamente usados por Deus, com o vigor, a força, os sonhos que temos a coragem de ter enquanto somos jovens, bençãos de podermos abençoar muitas e muitas vidas, nos deslocar com mais facilidade para a obra de Deus, etc. Essas são benção que também podemos viver dentro do casamento, mas de uma forma bastante diferente, porque o casamento nos reserva outras bençãos mais, distintas, mas também muito importantes.
Tenhamos a sabedoria de usufruir completamente as bençãos e propósitos da fase que estamos vivendo! Pra que perder tempo e energia comendo as sementes, ao invés de plantá-las e regá-las pra que dêem seus preciosos frutos?
Que Adonai nos dê essa sabedoria.
Shalom! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário