Uau!!! Que pergunta!! Talvez alguém já esteja pensando: "Hunf! Olha lá, Aline, o que tu vais falar!"...heheh... Mas, já há algum tempo o Senhor tem me feito pensar a respeito deste assunto. Para quem não sabe o porquê de eu estar abordando este tema, eis a explicação (palavras de Paulo de Tarso):
"Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja. Porventura, a palavra de Deus se originou no meio de vós ou veio ela exclusivamente para vós outros? Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado." (I Coríntios 14: 33b - 38)
Ai!!! Alguém aí deu prendeu a respiração ao ler essa última parte "Se alguém se considera espiritual..."... "E, se alguém o ignorar, será ignorado"... ou foi só eu?
Er... mas, pra "piorar" um pouco nossa situação a esse respeito, devo dizer-lhes que existem MAIS palavras bíblicas confirmando isto:
"A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio." (I Timóteo 2: 11-12)
Bom, é verdade que nós podemos ler nossas Bíblias e achar que não precisamos levar tudo a sério e, segundo nossa conveniência, pular algumas passagens que nos parecem meio incoerentes, ou mesmo classificá-las como ruins para que não precisemos prestar atenção nelas. Na verdade, a maioria faz isso!
Seria muito fácil eu ler essas passagens e, como a maioria dos comentários que já li a esse respeito, dizer que esses são pensamentos "machistas" e que eles são resultado da época machista em que foram escritos. É ou não é verdade que muitos dos ensinos bíblicos tem sido ignorados ou condenados com essa justificativa? "Era uma época diferente"... Mas, será mesmo que simplesmente dizer que aquela época era "machista" e EM FUNÇÃO DISSO, os Servos de Deus, escolhidos para escrever a Sua Palavra, os quais nós costumamos chamar de Heróis da Fé (especialmente Paulo, com toda a sua influência da contrução do Cristianismo), os "Pais" da Igreja Primitiva, eles ESCREVERAM ALGO QUE NÃO TEM MAIS NENHUM SENTIDO PARA NÓS HOJE? Será que vamos dizer também (na verdade, já é dito, indiretamente) que eles também eram HOMENS DE DEUS "machistas"? E só mais uma pequena perguntinha: onde estava DEUS, o Seu ESPÍRITO SANTO, nessa hora, que não convenceu os SEUS SERVOS de que aqueles ensinos eram "machistas" e NÃO ERAM DELE? Será que Ele deixou "passar essa" (e muitas outras)? E pior: DUAS VEZES, pra DUAS igrejas diferentes??? Bom, seria um grande vacilo, não é mesmo? E Paulo é brabo e bastante enfático:
"Porventura, a palavra de Deus se originou no meio de vós ou veio ela exclusivamente para vós outros? Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado."
E aí? Será que nessa hora Paulo deixou de ser aquele homem escolhido por Deus para, segundo a revelação do Espírito Santo, pregar a palavra de Deus aos gentios? Será que nós realmente podemos confiar no que ele disse?
Eu creio que Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, já podia antever a realidade que a Igreja de Cristo viria a viver. É importante lembrar para quem Paulo estava pregando estas palavras: para a igreja em Corinto e para Timóteo, que estava em Éfeso. Gentios! Paulo não estava falando estas coisas a judeus. Eles, provavelmente, já sabiam disso e praticavam este costume, afinal, Paulo diz: "mas estejam submissas como também a lei o determina". A lei, a Torá, já ensinava este costume, as mulheres israelitas provavelmente já o praticavam (sem esquecer que Paulo era judeu instruído em toda a Lei). Mas e os gentios? Será que em Corinto e em Éfeso havia este costume entre as mulheres? Provavelmente não. Eles precisavam aprender sobre como viver. E Paulo os diz que devem fazer isso.
O interessante são as últimas palavras de Paulo aos coríntios, como ele dá ênfase ao seguimento desta determinação: "se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado". Através destas palavras, podemos ver que Paulo não considerava este um assunto qualquer, sem importância. Não era um assunto pra ser "deixado pra lá", mas ele admoesta a Igreja a reconhecer este como um mandamento do Senhor! E que ninguém o ignore! Por que? Por que será que Paulo dá toda essa ênfase nesse assunto?
Minha opinião? Porque ele já sabia que este não seria um mandamento simples de ser cumprido e seguido! Porque ele já podia antever espiritualmente que as pessoas o ignorariam, que elas se achariam no direito de passar por cima dele, achando que seus conhecimentos da Palavra e da Verdade eram superiores a este ensino. E porque ele sabia do mal que a perda da submissão da mulher poderia causar à Igreja de Cristo!
Estudar o que a Bíblia fala a respeito das mulheres é um assunto de suma importância pra mim. Por que? Porque é isto que eu preciso aprender, são as verdades de Deus sobre meu papel como mulher que eu quero viver! E porque tudo o que este mundo tem pregado sobre o papel das mulheres é tão contraditório e destrutivo que eu preciso saber em que áreas tenho sido enganada - inclusive dentro mesmo das igrejas. Isso é algo MUITO relevante pra mim, enquanto Mulher, Filha e Serva de Deus! E eu quero descobrir a Verdade da Palavra de Deus para minha vida enquanto MULHER!
Então, vamos à pergunta do título da postagem: "A mulher deve permanecer calada na igreja?".
Alguém vai me dizer: "Aline, não vai dizer que você concorda com tudo o que Paulo escreveu!".
Hum, que tal: SIM!
Primeiro: QUEM SOU EU PARA DISCORDAR DA BÍBLIA - AS SAGRADAS ESCRITURAS, da qual Jesus mesmo disse: "até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mateus 5:18)? Quem sou eu para achar que "a palavra se originou em MIM, na minha sociedade, nas limitações culturais do MEU TEMPO, ou que ela veio exclusivamente para mim"? Quem sou eu para dizer que PAULO (uhh!! Paulo é um dos caras que mais admiro na Bíblia!) estava errado e EU (e minha "sociedade moderna e não machista") ESTOU CERTA?
Segundo: Eu não sei vocês, mas eu não quero ser incluída no grupo dos "E, se alguém o ignorar, será ignorado". :| . E, também não sei vocês, mas acho que todos os que estamos lendo este post nos consideramos "espirituais", afinal, dizemos que somos Cristãos e estamos buscando as coisas de DEUS! Portanto, que tal dar um pouquinho de crédito para Paulo e pensar sobre o que Ele falou?
Pois bem. Hoje eu estava pensando sobre isso. Hoje em dia é quase impossível você chegar em uma igreja e não ver uma mulher no púlpito ministrando a Palavra. Isso é a coisa mais comum nas igrejas cristãs de todo tipo. Em alguns lugares, a maior parte do tempo quem está no púlpito, dirigindo o culto, são mulheres! Então, eu comecei a pensar: "Ué, Senhor, será que ninguém nunca leu esses versículos, ou será que houve uma alteração na Bíblia e ninguém me disse nada?" (obs: é claro que eu passei a fazer essa pergunta há muito pouco tempo, cerca de 1 ano atrás, desde quando entendi o real significado da BÍBLIA, e comecei a buscar o que ela fala sobre e para as mulheres). O que aconteceu?
Geralmente, quando vejo uma mulher casada pregando, fico procurando o seu marido e tentando imaginar o que será que ele está pensando? rs.. Bom, acho que ela não fica parecendo muito "liderada" ou "submissa" a ele, enquanto ela está pregando "poderosamente" uma palavra que é para toda a igreja e, inclusive, para ele mesmo! É, sei lá, os caras parece que ficam meio "a segundo plano" de suas esposas quando elas estão à frente de toda a congregação liderando o culto! É algo meio estranho (e, acreditem, eu não sou machista! rs).
E, então, fiquei pensando em "Por quê?". Por que será que Deus mandou Paulo dizer que as mulheres devem permanecer caladas na igreja (obs: ambos os versículos falam sobre o comportamento das mulheres nas igrejas, em cultos públicos), que ela não deve ensinar ou questionar, mas buscar aprender com seu marido em casa? Será que Deus mesmo é "machista"? (misericórdia! Deus perdoe esta blasfêmia!).
E, como imagino que vocês devem saber, eu gosto muito de ler a respeito das diferenças primordiais entre homens e mulheres, diferenças de comportamento, de pensamentos, de sentimentos, etc, inclusive (e principalmente) em livros científicos e seculares, para fazer um paralelo com o que a Bíblia fala. O que tenho descoberto, com estas leituras, é que o que estes livros "modernos" sobre Homem x Mulher, do tipo "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus", "Por que os Homens mentem e as Mulheres choram?", "Por que os Homens fazem sexo e as Mulheres fazem amor", ainda que eles não sejam verdadeiros em tudo o que colocam, porque, algumas vezes, eles são fatalistas e pregam que devemos nos conformar com situações como os altos índices de adultério masculino, ainda assim, eles falam sobre diferenças primordiais entre homens e mulheres que são retratadas na própria Bíblia. Ou que nos ajudam a entender o porquê de Deus ter determinado certos papéis, responsabilidades e limites para cada sexo.
Esse é um assunto que ainda vai render muitos posts, mas hoje quero falar sobre certas características da mulher que podem nos ajudar a entender o porquê de Deus ter inspirado Paulo a escrever aquelas palavras. Não vou poder escrever muito neste post, porque já escrevi demais e, caso eu não termine logo, muitos podem desistir de chegar ao fim do post!! rs.. Mas escreverei mais em breve. Mas, vamos pensar em algumas características peculiares de nós, mulheres:
1) Nós AMAMOS falar! Isso já está mais do que comprovado cientificamente: mulheres falam MUITO MAIS do que os homens!!! Vejam esses dados: Mulheres usam por dia, em média, 6.000 a 8.000 palavras, enquanto que os homens, usam, em média, 2.000 a 4.000 palavras!! Isso é algo nítido! Nós mulheres FALAMOS MUITO!! É algo típico de nós - uma das áreas de maior importância para a mulher é a comunicação!
2) Nós AMAMOS resolver problemas!! Não é verdade? Eu, às vezes, me pego me metendo tanto na vida dos outros pra tentar ajudá-los a resolver seus problemas que chego a ficar com vergonha!! Nós gostamos de ouvir os outros, de dar conselhos, de ajudar. Deve ser algo relacionado com nossa função primordial de ser mãe e ter que proteger e cuidar dos filhos. Homens morrem de raiva porque as mulheres se metem em tudo que eles fazem, sem lhes pedir permissão! rs.. Não é que sejamos intrometidas, é que é de nossa natureza feminina (e materna) tentar ajudar!
3) Nós temos um SEXTO SENTIDO! Não temos? É incrível como as mulheres percebem as coisas antes dos homens! O fato é que mulheres são mais sensíveis, nós prestamos atenção nos detalhes, temos maior capacidade de ouvir, somos boas com letras e interpretações, especialmente com pessoas. Nós somos relacionais. Deus nos criou para ouvir e nos deu essa capacidade de entender quando algo está errado antes dos homens, principalmente em relacionamentos.
4) Nós somos CRIATIVAS! Mulheres são cheias de sensibilidade para as coisas - são criativas, vivem tendo idéias em cima de idéias! Nós sempre temos um jeito novo de conseguir o que queremos!! rs.. Homens costumam reclamar que a mulher "sempre acha um jeitinho" de conseguir o que quer. Criatividade é um traço tipicamente feminino. Por isso nosso interesse em atividades com crianças, idosos, com danças e arte em geral. Senbilidade associada a criatividade.
Tudo isso, associado a muitas outras características típicas da mulher, faz com que a mulher seja uma LÍDER EM POTENCIAL! Preste atenção: em grupos escolares ou universitários ou mesmo profissionais - quem costuma ser o chefe do grupo? Com algumas exceções, geralmente são as mulheres (principalmente neste nosso mundo moderno!). Porque elas são intrometidas mesmo, elas falam demais, vivem tendo idéias, se relacionam bem com todo mundo, adoram estar no meio de pessoas e se comunicar, enfim! Líderes em Potencial! Mulheres amam aparecer! Elas querem estar onde tiver gente - PESSOAS são o foco das mulheres! Relacionamentos, convivência, compartilhamento, comunicação...
Isso tudo não parece perfeito para que as mulheres assumam a liderança de todos os lugares onde elas estiverem? Não parece meio óbvio que, em uma sociedade como a nossa, que tem extingüido as diferenças entre os gêneros, os homens estejam ficando "no banco", ou "de escanteio", enquanto as mulheres DOMINAM TUDO? Sim! É algo natural! Mulheres gostam de resolver os problemas de todo mundo e, se deixar, elas vão assumir esse papel sempre!!! Nós somos assim! Se deixar, vão ser sempre elas que vão falar, porque elas AMAM falar!!! E então?
Então que DEUS SABIA DE TUDO ISSO!!! Deus sabia que as mulheres sempre deixariam os homens no "time reserva" se lhes fosse dada toda a liberdade nos grupos, especialmente nos locais em que elas se relacionam com seus esposos - o lar e a igreja! DEUS SABIA que os homens acabariam ficando sem função, que as mulheres já controlavam a relação com os filhos e acabariam controlando também a liderança, e os homens acabariam perdidos e se sentindo sem a menor importância dentro do grupo, como tem acontecido em nossos dias! (Num próximo post falaremos sobre as características dos homens!) E NÃO DEVE SER ASSIM!
Por isso, Deus pediu a nós, mulheres, que abramos mão daquilo que nós mais gostamos de fazer, para, através disso, honrar ao papel dos HOMENS, e deixar que eles assumam a função designada a eles! Mais uma vez, Deus nos pede para "perder as nossas vidas" por amor a Ele, e por amor a nossos esposos! Nós abrimos mão de algo que nos é natural, para que o homem possa desenvolver estas características - e se sentir valorizado através disso!
Não tem nada a ver com "mulheres serem inferiores aos homens". Não tem nada a ver com "mulheres terem menos capacidade". Não tem nada a ver com "mulheres são menos dignas". Não! Tem a ver com nos tornarmos os últimos, se quisermos ser os primeiros. Nos tornarmos servos. Morrer para nós mesmos, nossas vaidades, orgulho, ego, nossas vontades. Tem a ver com a PERFEITA SABEDORIA DE DEUS!
Portanto, que nós, mulheres, possamos receber este ensino, este mandamento dado por DEUS como uma benção em nossa vida, uma forma de deixar Deus desenvolver em nós a humildade, a modéstia de viver, a mansidão de coração e de espírito, o puro agir, de forma que toda a nossa vontade de aparecer, de ser vista, de ser comentada, de tomar as decisões, de estar à frente seja retirada de nossas vidas através do Espírito Santo! Vamos dizer NÃO aos ensinamentos de homens que contrariam a PALAVRA DE DEUS, e que a chamam de imperfeita e mentirosa! A Palavra do Senhor é TOTALMENTE SANTA! É através dela que nós conhecemos a Deus, e o que Ele espera de nós! E é isso que deve ser o desejo de nosso coração!
Às que já são casadas, que todas as vezes que você abrir mão de dar uma palavra diante de sua igreja, para que SEU MARIDO o faça em seu lugar, seu coração se regozije no fato de que Deus está desenvolvendo em seu marido o LÍDER que Ele intenciona que seu marido seja! Que seu coração se regozije em saber que Deus está tirando a vaidade de seu coração e colocando no lugar dela a humildade em servir, em AUXILIAR, ao invés de ser "o cabeça" da situação. Que seu coração se regozije em fazer aquilo que Deus lhe designou a fazer, e honrar seu esposo tão precioso, através disso! Você não precisa da honra de outrem! Deus tem honra própria para você!
A nós, que ainda não somos casadas, que hoje mesmo, enquanto solteiras, nós possamos entregar nossas vidas a Jesus de tal forma que o Espírito Santo cumpra em nós toda a vontade de Deus! Que estejamos dispostas a abrir mão de teologias ou doutrinas que distorcem a Palavra de Deus e nos enganam, para que somente a Verdade de Deus, e Sua soberana Vontade, sejam sobre nossas vidas! Estar à frente de uma igreja não nos faz melhores! Ao contrário, se isso vai contra a Palavra de Deus, se não podemos assumir ensinamentos como estes em função de nosso orgulho e necessidade de sermos reconhecidas, de mostrarmos aos outros nossas capacidades, de forma que preferimos DESOBEDECER a Deus ao invés de mudarmos nossas convicções, então há uma grande falha em nossos corações. Precisamos pensar sobre isso. Como está o nosso coração?
Agradeço muito a Deus por Sua Infinita Sabedoria, que colocou cada coisa em seu devido lugar! Agradeço muito a Deus por Sua Infinita Graça em me ensinar um pouco dos designios de Seu coração! Agradeço muito a Deus por ser mulher e por entender a preciosidade de meu papel de mulher e de auxilidora! Agradeço muito a Deus porque, nEle, posso ser tudo que fui criada para ser!
"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém." (Romanos 11:33-36)