segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Campanha de oração "Eu oro por Ti" - Intercedendo por seu futuro esposo



Foi com muita alegria que recebi o convite da minha querida amiga e irmã em Cristo, Ágata Larsen, do blog Retrato Beleza Feminina para participar de uma campanha de oração pelo agir de Deus nas vidas de nossos futuros maridos.

A proposta é da Comunidade do facebook Eu oro por ti, criada pela Ágata, com o objetivo de despertar moças e mulheres para se dedicarem a abençoar as vidas de seus maridos ou futuros maridos através da oração. Como a Ágata diz: juntas somos mais fortes!

E a maior verdade de todas é que essa é a nossa maior arma: Oração! Pois, diante da realidade tão difícil que nossa geração vive nesse aspecto de relacionamento romântico, nenhuma de nós, e pessoa nenhuma, jamais terá a capacidade de mudar algo. Somente DEUS pode! Então, é a Ele que devemos buscar e pedir.

Compartilho, então, com vocês, o chamado do Eu Oro Por Ti, convidando-as a nos juntarmos em oração, durante o mês de Novembro, pelos mais diversos aspectos das vidas de nossos futuros esposos. Mas também convido-as a irmos mais além, e orarmos por cada rapaz de nossa geração! Que nos juntemos para interceder por nossos irmãos em Cristo, e por cada um que ainda não conhece ao Senhor, para que Deus possa ajudá-los a serem os homens que foram criados para ser. Que o Senhor os encha de sabedoria e ensine os caminhos que devem trilhar. Que Deus tenha misericórdia de nossa geração e mude nossa história!

Conforme o blog Retrato Beleza Feminina, durante os 30 dias do mês de novembro, oraremos pelo alcance da verdadeira masculinidade, nos seguintes aspectos das vidas dos rapazes: espiritual, pessoal, econômica, física, sexual, moral, ética, perceptiva, relacional, social, verbal, bíblica e de caráter.

O plano de oração para todo o mês já está disponível no blog (e compartilho abaixo), mas a cada semana serão disponibilizados textos que guiarão os motivos de oração da semana. A Ágata os compartilhará no Retrato Beleza Feminina, e tentarei disponibilizá-los aqui também. Seguem abaixo o plano de oração do mês.

- - PLANO DE ORAÇÃO - -


SEMANA 1

DIA 1 e 2 (Terça e Quarta) - Maturidade espiritual
DIA 3 e 4 (Quinta e Sexta) - Maturidade pessoal
DIA 5 (Sábado) - Maturidade económica
DIA 6 (Domingo) - Todos os tópicos anteriores

SEMANA 2

DIA 7 e 8 (Segunda e Terça) - Maturidade física
DIA 9 e 10 (Quarta e Quinta) - Maturidade sexual
DIA 11 e 12 (Sexta e Sábado) - Maturidade moral
DIA 13 (Domingo) - Todos os tópicos anteriores

SEMANA 3

DIA 14 e 15 (Segunda e Terça) - Maturidade ética
DIA 16 e 17 (Quarta e Quinta) - Maturidade de percepção
DIA 18 e 19 (Sexta e Sábado) - Maturidade relacional
DIA 20 (Domingo) - Todos os tópicos anteriores

SEMANA 4

DIA 21 e 22 (Segunda e Terça) - Maturidade social
DIA 23 e 24 (Quarta e Quinta) - Maturidade verbal
DIA 25 e 26 (Sexta e Sábado) - Maturidade de carácter
DIA 27 (Domingo) - Todos os tópicos anteriores

SEMANA 5

DIA 28 e 29 (Segunda e Terça) - Maturidade bíblica
DIA 30 (Quarta) - ORAÇÃO GERAL POR TUDO

Estes temas fazem parte do artigo "As marcas da Masculinidade" de Albert Mohler, extraído do site da Editora Fiel.

Então, fica o convite! Vamos abençoar as vidas daqueles com quem um dia casaremos, e também as vidas de nossos irmãos e companheiros de geração! Oremos por eles!

“Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Provérbios 31:12)


sábado, 29 de outubro de 2011

Preconceitos, diferenças e cristianismo...

[Para papear com a Dayane Ok., após algumas reflexões no blog dela! ;P]


Preconceitos, diferenças, intolerância, discriminação... e cristianismo.

Com que frequência nossa sociedade tem relacionado o cristianismo a essas palavras. "É crente? É um bitolado sem cérebro que não sabe respeitar a opinião de ninguém!". Infelizmente, de certo, todos os que são cristãos genuínos já passaram e passarão por situações assim.

E, então, o que existe de verdade nisso? Por que ocorre?

Nossa história de guerra com o "mundo moderno" começa em algo muito simples: o cristianismo defende uma ÚNICA verdade - imutável, eterna, plena -, enquanto a sociedade defende o relativismo - não existem verdades absolutas, tudo é alterável e cada um tem sua própria verdade. Hum, divergências e opostos - bem previsível que gere conflitos.

Aqui está meu principal ponto, quando penso nesse assunto. Nós, cristãos, defendemos UMA VERDADE, aquela que nos é ensinada pelo Criador de todas as coisas (se alguém deve saber como as coisas devem ser, é Ele né!) e que deve guiar nossa vida como um todo. Porém, vivemos em um mundo que não aceita que se fale de "verdades", ou de UMA verdade. Mas, me pergunto: se tudo o que se fala pode ser considerado verdade, nada é verdade de fato! Se tudo é correto e não existe nada que se possa considerar errado, então o conceito de correto deixa de existir. Se o conceito de verdade existe (e precisa existir, senão o mundo seria um caos e não haveria compreensão em nada), ele nos remete a realidade de existir algo que é falso em oposição a algo que é real. Por que defendemos que o preconceito é algo errado? Porque existe um conceito do que é o certo.

A dificuldade do cristão é que ele realmente crê que existe uma verdade, e a defende. Cremos nas verdades de Cristo (por isso, CRISTãos!), pregadas e ensinadas por Ele e por toda a Bíblia, visto que Ele mesmo ensinou a fé nas Escrituras e a sacralidade delas como mensagens vindas do próprio Deus. Portanto, temos um padrão para dizer o que é certo e o que é errado, o que e como devemos viver e o que/como não devemos.

É quando o mundo nos considera "intolerantes". Mas, o que quer dizer o termo "intolerante" mesmo? "adj (lat intolerante) 1 Diz-se de quem não é tolerante. 2 Que revela falta de tolerância." (Dicionário Michaelis Online). E o que quer dizer "tolerância"? "3 Direito que se reconhece aos outros de terem opiniões diferentes ou até diametralmente opostas às nossas. 4 Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas." (Dicionário Michaelis Online).

Pois bem: direito que se reconhece de terem opiniões diferentes às nossas; boa disposição dos que ouvem opiniões opostas às suas. Ok. Não me parece que a definição me diz que sou proibido de crer em uma única verdade para que eu me torne uma pessoa tolerante. Enquanto cristã, creio numa só verdade, em Cristo, e essa é a verdade que prego, mas, ainda assim, posso respeitar o fato de você não querer crer nela. Para mim, você está vivendo baseado em uma mentira (se não vive baseado na verdade), mas esse é um direito seu - assim como é meu direito crer e viver segundo a verdade na qual acredito. Portanto, defender uma verdade não é sinônimo de intolerância - desrespeito pelo pensamento oposto ao nosso é. Isso é o que nossa sociedade precisa entender.

Não posso aceitar que homossexualismo seja algo comum, normal, aceitável, porque a Bíblia me diz, e isso se mostra na natureza e de todas as formas racionais que eu possa conceber, que isso é um desvio da natureza humana, algo normalmente relacionado a traumas emocionais e familiares, um problema psicológico na vida do indivíduo (ainda faço uma pesquisa científica a esse respeito!). Portanto, acredito que, assim como o autismo ou os transtornos obsessivos compulsivos (TOC), precisa ser avaliado, procurar as causas e procurar tratar, procurar entender o que levou aquele indivíduo a desviar-se de sua natureza - se é uma questão física, se é uma questão psicológica... que esses são indivíduos que precisam de ajuda, de acompanhamento, não simplesmente que se façam novas leis pra que eles não se sintam diferentes. Não adianta apenas fazer leis para as pessoas com TOC, é preciso ajudá-las a se encontrar e cuidar de suas áreas de conflito. Agora, o que não posso é desrespeitá-las, maltratá-las, humilhá-las por serem como são. Isso, sim, é intolerância. Como também alguém não pode me condenar simplesmente porque sou cristã e defendo uma verdade, sem respeitar meu direito de crer.

Acredito que homens e mulheres têm, sim, papéis diferentes, estipulados por Deus e claros na Palavra. Mas também que, em nenhum momento, Deus falou que há um papel mais importante ou mais nobre do que o outro. Ser "o cabeça" tem tantos benefícios, desafios e riscos quanto ser "auxiliadora" tem. Ambos tem deveres difíceis de serem realizados, desafios para quem vive, e ambos tem a sua glória também! A Bíblia assemelha isso à relação entre Pai e Filho, na Trindade. Assim como o Filho é submisso ao Pai, mesmo sendo Deus junto com Ele, sem que isso O torne menos importante ou inferior ao Pai, assim a mulher deve ser submissa ao seu marido. É apenas uma questão de papel, de funções. É como filhos devem ser submissos aos seus pais. É apenas uma questão de funções - pais não são "mais importantes que seus filhos e, por isso, são os que lideram"! Não é isso o que significa! Ambos devem, sim, se respeitar e fazer todas as coisas em amor ("sem amor, nada seria"), mas cada um tem um papel destinado por Deus.

Bom, acho que já escrevi demais! Se me deixar, passo o resto da noite falando sobre essas áreas nebulosas nas quais "não podemos tocar" em nosso mundo relativista e que não sabe lidar com a defesa da verdade. Por isso, precisamos aprender a discutir - e tolerar - e respeitar. Seja do nosso lado, seja do lado de lá.

That's all, by now. ;]

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nosso grande tesouro


Deve estar na natureza carnal e finita do homem após a queda essa nossa tendência de desejar mais aquilo que perece do que o imperecível.

Somos as pessoas mais ricas da terra: fomos presenteados com um tesouro que jamais perecerá, que abarca toda a eternidade e toda a plenitude de vida que possa existir. Nós o ganhamos, gratuitamente, mas ainda assim, por vezes repetidas, vivemos como se ele não fosse suficiente.

Talvez seja porque não compreendemos, de fato, o seu valor imensurável, mas nossa vida parece ser uma corrida sem fim em busca de outros tesouros - os tesouros desta terra. E gastamos nossos dias, pensamentos, energias à procura ou à espera de tesouros que venham preencher o espaço de eternidade que somente nosso tesouro imperecível pode fazer. O mais triste disso é que, à medida que nos empenhamos à procura de novos tesouros, abrimos mão de conhecer e viver a plena satisfação que nosso grande e eterno presente pode nos trazer.

Não falo como quem já conseguiu parar de desviar o olhar do imperecível para o perecível, mas como quem deseja aprender a fazê-lo, por saber que não há realização verdadeira naquilo que perece. Então, mesmo os maiores e melhores sonhos que possamos viver nesta terra, ainda continuam sendo tão pequenos e empoeirados mediante o brilho glorioso de nossa conquista eterna. Mesmo o melhor casamento, a melhor família, os melhores filhos, a melhor igreja, o melhor ministério... nada disso pode se comparar ao que Cristo fez por nós: levar-nos de volta ao Seu Pai e permitir, também a nós, sermos feitos Filhos dEle! Ele mesmo é nosso Grande Tesouro!

Diante disso, todo o resto, por melhor que possa ser, ainda é pequeno demais...

domingo, 23 de outubro de 2011

Louco demais!



Já tem um tempo que venho sentindo minhas palavras escasseando. Por vezes, me pego pensando: "Nossa, Aline, você já teve um vocabulário mais bem elaborado!". Isso porque tenho me percebido repetindo com muita frequência a expressão "Louco demais!". Mas, creio que há uma explicação.

Pela graça infinita de Deus, tenho vivido um tempo de renovo no Senhor. De reaproximação, de conhecê-Lo mais, de voltar a andar com meu Pai e ouvir dEle, de voltar a sonhar os Seus sonhos e desejá-los com paixão. Tenho visto revelado em minha mente e coração o poder da Palavra de Deus, a grandeza das verdades ali descritas, a IMENSIDÃO de Quem DEUS é e, acima de tudo, desse AMOR com que Ele tem nos alcançado. E, diante de tudo isso, tenho sentido minhas palavras serem totalmente inadequadas! Olho para tudo isso, penso em todas essas coisas e simplesmente... não tenho o que dizer! Simplesmente NÃO DÁ pra expressar a intensidade do que vai na mente e no coração! Então, só me resta dizer: "Isso é louco demais!".

É assim que sinto. Qualquer outra palavra mais bonita ou rebuscada não seria suficiente nem pra chegar perto de descrever o que se passa comigo diante de todas essas reflexões. Paro, contemplo todas essas coisas e a única conclusão que consigo chegar é que isso tudo é LOUCO DEMAIS! [rs] Sei que, talvez, isso não pareça muito "respeitoso", ao tratar das características e manifestações desse DEUS INDESCRITÍVEL, mas é que, perante essa grandiosidade esplêndida, me sinto um nada. Aliás, menos que nada. Alguém TÃO TÃO pequena, diante de coisas TÃO TÃO grandes, que parece mesmo loucura! Agora mesmo, falando com Deus, pedi desculpas pela possível "falta de respeito", mas disse: "Pai, o Senhor é louco mesmo!". [rs] Não é à toa que, somente através da ação do Espírito Santo em nossas vidas, podemos compreender as verdades da Palavra de Deus. Porque elas são, realmente, loucura para o homem natural. Elas são totalmente contra toda a razão humana!

A cada dia que reflito mais sobre o AMOR de Deus, sinto minha capacidade intelectual ou racional ir diminuindo! Porque penso, penso, penso e penso, mas entender como O DEUS de todo o universo - de todas as MILHARES DE GALÁXIAS que existem no universo - pode AMAR a humanidade e, ainda além disso, pode AMAR, de forma PESSOAL, alguém como EU, me parece a MAIOR LOUCURA que possa existir! Eu sei que o Senhor ainda me ajudará a compreender, receber e viver mais desse amor durante o restante de minha vida, até porque se Ele derramasse um pouquinho mais do que essa gotinha de reflexão do que tem derramado até aqui, eu ficaria louca de fato! rs. Mas, tenho certeza de que não será possível compreender toda a amplitude desse "AMOR LOUCO" até estar frente a frente com ELE. (Aliás, outro pensamento louco! rs)

O que quero dizer com tudo isso é que nós precisamos, em nossas vidas cristãs, dessa perplexidade com as coisas de Deus! Fico pensando em como podemos ouvir falar DELE, do que Ele fez e tem feito, de JESUS e Sua vida aqui no nosso meio (como pode isso?!) e Seu sacrifício por NÓS, desse AMOR que tanto se repete na Bíblia, dEle ainda se dignar a nos CHAMAR para participar do Seu plano eterno para esse mundo... e não ficarmos pasmos, impactados, magnificados com tudo isso? Como podemos NOS ACOSTUMAR com essas verdades?

Por isso, minha oração a Deus tem sido para que Ele não me permita acostumar. Que Ele não me permita, e não nos permita, deixar de ver a IMENSIDÃO do significado dEle mesmo e de Sua mensagem para nós. Que não deixemos isso passar. Que não deixemos de ser quebrados com essas revelações. Que nossos ouvidos não estejam tão familiarizados com Seu Nome e a descrição de Seus feitos a tal ponto que paremos de nos maravilhar com eles. Mas que, ao invés disso, o Seu Espírito Santo, Consolador e Revelador abra meus olhos, e nossos olhos, dia a dia, momento a momento, para contemplar a GRANDEZA DA SUA GLÓRIA e, assim, render a ELE a HONRA, O LOUVOR, A ADORAÇÃO que são dignos SOMENTE DELE!

Totalmente maravilhada nEle...

Eu.