terça-feira, 26 de abril de 2011

Transformai-vos... pela renovação da vossa mente!

Como eu disse no último post, neste último feriado e final de semana estive participando de um acampamento de jovens da Igreja Batista Central de Fortaleza chamado #estalo e cujo tema central era: "Renove sua mente" (ou "Renove Your Mind" como ficou mais conhecido! rs). E eu queria falar um pouco desse tempo que Deus mesmo preparou para minha vida.

Eu fui para o #estalo com expectativas muito grandes, conforme também comentei no post anterior. Meu entusiasmo por conhecer a igreja do "Pedro Pamplona" e do "Fellipe Mastrillo", dois jovens cujos blogs acompanho e admiro muito, especialmente sendo ela uma igreja tão jovem, era enorme.

No entanto, ao chegar lá, tudo foi quase totalmente diferente do que eu havia imaginado. Todas as minhas idealizações prontas e acabadas do que eu viveria foram frustradas e, devo confessar, passei por momentos muito difíceis lá. Tive dificuldade de me adaptar, de me relacionar e meu coração foi se fechando a cada momento por não ter encontrado lá aquilo que ele estava procurando.

Eu nem imaginava o que Deus estava preparando para estes dias. Porém, havia algo que, mesmo em meio aos momentos mais difíceis que passei, ecoava em meu espírito: o Senhor está no controle! Eu cria nisso. Sabia disso. Sabia, mesmo quando eu não queria acreditar muito, que Deus tinha algum propósito com tudo o que estava acontecendo e minha oração era que eu conseguisse compreender esse propósito e vê-lo se cumprindo na minha vida.

E o propósito era revelar o pecado do meu próprio coração. Era manifestar as coisas que estavam escondidas, ou que eu tentava esconder de mim mesma e dos outros, as coisas que eu usava para me justificar em detrimento dos outros.

A cada ministração da Palavra que eu ouvia (que, aliás, foi uma melhor do que a outra), Deus me mostrava pecados que precisavam ser tratados e retirados da minha vida. Coisas que eu achava que já haviam passado, mas que ainda estavam lá, camufladas.

A verdade das minhas expectativas quanto ao encontro? Eu esperava encontrar uma igreja perfeita, com pessoas perfeitas e que fossem a resposta para todas as perguntas. Eu achava que sabia de todas as verdades, que sabia qual era o método correto, como as coisas deviam acontecer, o que era melhor diante de Deus e, ao me deparar com coisas diferentes do que eu havia definido como certo, me achava no direito de sentir frustrada.

Orgulho. Justiça-própria. Legalismo. Perfeccionismo. Julgamento alheio. E a fonte de todos estes males: dificuldade em aceitar o amor gratuito de Deus, que não depende de comportamentos corretos, que não depende de métodos nem de estereótipos, que depende somente da Sua GRAÇA. Essas foram as coisas que o Espírito Santo falou ao meu coração num momento de ministração em que vimos um vídeo da Paixão de Cristo, que falava desse amor sem medidas e sem condições, e após o qual fomos convidados a escrever nossos pecados e depois pregá-los em uma cruz de madeira, simbolizando a entrega deles diante da cruz de Cristo.

Deus falou TANTO comigo neste momento. Me mostrou como, durante toda a minha vida, eu havia precisado me esforçar muito para fazer coisas admiráveis para, então, me sentir amada. Como me era tão importante ser a melhor aluna, para poder receber um elogio dos meus pais. Como as pessoas sempre comentavam sobre meu desempenho escolar e quanto isso representava o amor e aceitação que eu esperava receber. E, assim, me tornei perfeccionista. Fixada em bons desempenhos. E, mesmo sem perceber, eu trouxe isso para minha vida com Cristo. E a verdade é que eu julgava a mim mesma e às pessoas ao meu redor pelos seus (nossos) desempenhos: o que é feito de bom e admirável. E quem quer que não externasse boas obras, não merecia o amor do Pai.

Que tristeza! Falava tanto da Graça, mas ainda não a entendia no meu dia a dia. Tanto não a entendia que me achava no direito de julgar pessoas. As pessoas que Deus havia amado de tal maneira que havia dado Seu Filho Unigênito para salvá-las. E foi quando o Espírito Santo falou ao meu espírito:

"Esse Amor não pode ser conquistado por obras, Aline! Não depende de obras. Ele é GRATUITO. É INCONDICIONAL. Deus simplesmente ESCOLHEU amá-los! Não fique assim tão preocupada com as obras, elas virão! Sou Eu quem as fará brotar, crescer e se aperfeiçoar em cada um dos escolhidos do Pai! Não espere isso de homens. Vocês não são capazes de fazer isso. Sou Eu quem o faz! Eu que convenço do pecado, Eu que os ajudo a mudar. É de Deus que vem o dom da Fé e o aperfeiçoar dela. Pare de esperar que as pessoas sejam perfeitas, que as igrejas sejam perfeitas para que, então, você possa amá-las. Deus não esperou que vocês fossem santos para os amar! Você não encontrará obras acabadas e perfeitas, você encontrará pecadores, assim como você. Esperar outra coisa é ilusão. Então, ame-os, assim como Nós os amamos! Receba esse Amor GRATUITO que temos para você, e ame assim também!".

Minhas lágrimas não foram suficientes para mostrar todo o meu arrependimento ao ver que tudo isso estava no meu coração. Que eu ainda não havia compreendido esse Amor de GRAÇA com o qual Deus me ama e ama a cada um que Ele chama para a Salvação! Entendi que meus olhos não devem estar em homens, mas no Senhor!

Não, as pessoas não eram assim tão ruins por lá (rs). Elas eram apenas pessoas. O problema estava em mim, que esperava que elas fossem conforme a MINHA vontade e que as julgava caso se desviassem algo disso. Esperava que elas fossem perfeitas por professarem a fé cristã, enquanto elas eram apenas pessoas salvas pela graça, assim como EU! E, então, olhando pra mim e pro meu próprio pecado, e olhando para Deus e Sua infinita Graça e Amor, recomecei a aprender a amar. Aprendi a abrir mão de meus preconceitos, de meus paradigmas, de minhas falsas verdades, e a olhar os outros através dos olhos de Cristo. E que GRANDE diferença isso fez em minha vida! Que GRANDE significado isso trouxe para todos os momentos vividos em cada dia desse final de semana.

Verdadeiramente, Deus me trouxe até aqui para um #estalo e, sem nenhuma sombra de dúvida, para a RENOVAÇÃO DA MINHA MENTE. Foi exatamente o que Ele fez! Abriu meus olhos e me ensinou a ver com o Amor que Ele vê. Não sem Sua Santidade e Justiça, mas sem nunca deixar de lado esse Amor que motivou o ápice do agir de Deus na história do homem: a entrega de Seu próprio Filho por nós!

Sim, vivi em plenitude o sentido da Páscoa. E saio daqui amando profundamente estes meus irmãos que se reúnem como Corpo de Cristo aqui em Fortaleza, com o sentimento claro de fazermos parte da mesma essência gloriosa: a Igreja Separada do Cordeiro! Saio daqui admirando-os DEMAIS por sua integridade e compromisso com a Palavra de Deus, com a pregação de um Evangelho puro e vivo, mas sem medo de romper paradigmas de modelos e métodos para alcançar a todos com esta graça. Saio daqui depois de muitas risadas (MUITAS!) e também de muitas lágrimas - de alegria e gratidão a Deus, porque tenho quase certeza de que não há nada mais belo nesta terra do que o encontro entre os membros do Corpo de Cristo espalhados por aí e o reconhecimento de Cristo em cada membro!

Louvo ao Senhor por Sua Soberania, por Sua misericórdia comigo, por Sua paciência em me mostrar meus pecados e me ajudar a combatê-los e vencê-los, por Seu Amor que se destina a um ser tão finito e cheio de falhas como eu e ainda vai além disso - inunda a este ser e o torna digno de também aprendê-lo e manifestá-lo! Foram dias incríveis! (Sem falar da reunião do Surfistas de Cristo!!!!! Wooowww!!! \o/\o/\o/ Sem palavras pra descrever!!) Levarei cada um como marcas em minha história, e aprendizados que espero não mais esquecer.

Fica a homenagem e o carinho a cada um desses irmãos. E a glória e o louvor a Deus!

"Transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus" (Romanos 12:2)



quinta-feira, 7 de abril de 2011

#estalo - Renove sua mente!

No feriado de páscoa (entre 20 e 27 de abril) estarei fazendo uma viagem para Fortaleza e, se Deus quiser, participarei do Acampamento de Jovens da Igreja Batista Central de Fortaleza: "#estalo - Renove Sua Mente", a ocorrer de 21 a 24 de abril.

A proposta do acampamento é exatamente dar um #estalo e levar os jovens a repensar suas vidas, seus padrões e a não se amoldar aos padrões deste mundo, mas renovar-se pela transformação de suas mentes, conforme Romanos 12:2.

Estou com muitas expectativas em relação ao encontro, mas deixando nas mãos de Deus pra que Ele decida se devo mesmo estar participando ou não. A verdade é que preciso mesmo deste #estalo, de uma parada na rotina pra pensar mais profunda e seriamente sobre todas as coisas, e aprender com meus irmãos e o que Deus tem operado lá na IBC de Fortal e através das vidas deles.

Peço que os irmãos e amigos que estão sempre aqui pelo MV estejam orando por minha viagem e por esses momentos. Que seja para a glória do Senhor e edificação de Sua Igreja!

Deixo abaixo um dos vídeos do #estalo, este com a música "Nova Mente" - uma letra INCRÍVEL!! Amei! Linda demais!! E um estilo bem jovem!! Muito bom! Curtam aí!

[Ahh, e caso haja algum cearense acessando o MV por aí, que tal pensar em participar do #estalo também? ;) Caso estejam interessados, o site para contato é www.ibc.org.br/estalo ]

Paz!


"Quero enxergar o que eu nunca enxerguei
Poder renovar toda a minha mente
Quero perceber o que eu nunca percebi
Saber que só há vida em Ti, por Tua bondade
Quero experimentar e viver a Tua vontade!

Meu Jesus, preciso tanto de Você
Mudar minha forma de viver, minha forma de pensar
Oh, Senhor, eu não quero me amoldar
A formatos definidos por um caminho indefinido
Quero experimentar e viver...
A Tua vontade boa, perfeita e agradável
E me oferecer como um sacrifício vivo
Pra Te adorar, Senhor
Me transforma pelo Teu amor!"


sábado, 2 de abril de 2011

Future...

Something to sing someday...
{when dreams come true}
^^



Amigos...

São tesouros de Deus!

Aos meus queridos amigos da jornada!


Amigos pela fé.
Amigos-irmãos.
Amigos-anjos.

Louvo a Deus por suas vidas!
Todo meu carinho e gratidão...



{Amigos pela fé - Dalvimar Gallo}
{Mais que Amigos - Dalvimar Gallo}

[Duas músicas que me encantam, falam profundamente ao meu coração e o inspiram, em um dos melhores arranjos que já ouvi! Anjos de Resgate, em sua nova formação, com músicos incríveis, com belas vozes e duas letras ótimas. Sempre fico realizada ao ouvir esse pout pourri. Que os inspire também! ;) ]

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Se eu morresse hoje...



Se eu morresse hoje e nunca houvesse o tão sonhado conto-de-fadas
Se eu morresse hoje e não houvesse príncipe, cavalo branco ou armadura
Se eu morresse hoje e jamais chegasse a ver os lindos olhinhos de meus filhos e ouvir seus doces sorrisos
Se eu morresse hoje e não houvesse a família entregue à graça do Pai
Se eu morresse hoje e jamais alcançasse os campos brancos missionários
Se eu morresse hoje e não tivesse acontecido o ministério dos sonhos
Se eu morresse hoje e todos os planos para os anos vindouros simplesmente fossem apagados
Se eu morresse hoje, ainda imaginando haver tanto por vir...

Ainda assim, não haveria espaço em meus olhos para tantas lágrimas de gozo
Ainda assim, não haveria espaço em meu coração para tanta gratidão
Ainda assim, não haveria palavras de louvor suficientes em meus lábios
Ainda assim, todo agradecimento seria pouco diante da tanta graça, tanto amor, tanta bondade e misericórdia
Ainda assim, eu haveria recebido muito mais até aqui do que eu jamais poderia ter sonhado viver em toda a eternidade futura

Pensei em dizer como Habacuque (3.17,18):

“Ainda que as figueiras não produzam frutas,
E as parreiras não dêem uvas
Ainda que não haja azeitonas para apanhar
Nem trigo para colher;
Ainda que não haja mais ovelhas nos campos
Nem gado nos currais,
Mesmo assim eu darei graças ao Senhor
E louvarei a Deus, o meu Salvador.”

Mas entendi que não é esta a verdade.

A verdade é que a figueira já deu os seus frutos!
A videira já produziu mais uvas do que era de se esperar!
Houve mais azeitona e mais trigo para colher,
Mais ovelhas e gados nos campos do que se poderia imaginar!
E, então, todo o louvor e toda ação de graças serão, para sempre, insuficientes!

Conheci a Cristo, meu Salvador!
Conheci a Deus e Seu amor!
Conheci Seu coração de Pai!
Conheci Sua graça!
Conheci Suas tão belas verdades!
Conheci uma pequena centelha de Sua majestosa sabedoria!

Recebi, até aqui, muito mais do que serei capaz de agradecer por toda a eternidade que viverei ao lado do meu Senhor! Muito mais! Infinitamente mais do que poderia expressar!

E por isso, não haveria lugar para dor ou tristeza!
Não haveria lugar para saudade do que não foi vivido
Não haveria lugar para o pedido de um pouco mais...

Pois, se eu morresse hoje
Ganharia a maior de todas as bênçãos que possa existir:
Viver para sempre ao lado dAquele que é fonte de tudo que há de melhor,
 mais belo, mais cheio de amor, mais pleno,
 mais incrível, mais satisfatório, mais feliz em toda a vida!

Se meus olhos sequer pudessem vislumbrar a grandiosidade deste dia
Se meu coração sequer pudesse imaginar a plenitude deste dia
Se minha mente sequer pudesse supor a mais plena felicidade deste dia

Todo o brilho dos tesouros deste mundo nada mais seria
E nenhum deles, nenhuma alegria desta vida, por maior que fosse,
Jamais atrairia o meu coração mais do que aquele momento!

Se eu morresse hoje, o dia seria somente de júbilo!
Já tenho meu maior tesouro: Cristo Jesus, meu Salvador!


Toda minha gratidão a Ti, meu tão amado e tão perfeito Senhor!

Quando sonhos se tornam realidade... [Eric Ludy]


"As crianças pequenas sabem sonhar. Mas à medida que crescemos, rapidamente aprendemos a ser cuidadosos para não colocar demasiada esperança em finais "felizes para sempre". Houve um tempo em que nós inocentemente acreditamos em finais de contos de fadas para vidas difíceis. Mas à medida que amadurecemos e ganhamos sofisticação, freqüentemente deixamos de acreditar no céu ao fim da corrida, e tão estranhamente só nos atrevemos a acreditar no inferno em que estamos lutando até hoje.

Como um dos meus amigos desiludidos e abandonados da faculdade uma vez disse: "O inferno parece muito atraente, agora, em comparação com o que eu tenho para ansiar da vida." Quando nós experimentamos desapontamentos, rapidamente corremos para a racionalização mais próxima para adquirir uma armadura protetora, de modo a nunca deixar que o desapontamento nos machuque novamente. Paramos de viver por algo belo - e começamos a aceitar algo medíocre.

No romance, nós paramos de viver para os finais "cavalgando ao pôr do sol", e começamos a nos conformar com os "idiotas que estão interessados ​​em uma coisa só" e flertam que apenas "querem se sentir especiais por uma noite."

A história a seguir é a nossa jornada para encontrar algo de belo neste mundo de desilusão e dor. O que nós descobrimos nunca pode ser tirado, porque o que encontramos foi esperança. A esperança em um mundo que nos informou erradamente que nós evoluímos da ameba e que Deus morreu com a polca em 1960. O que encontramos foi paz. Encontramos alegria. Encontramos um Amor que olhou nos nossos olhos e ousou enfrentar a dor de forma a ganhar o prêmio do outro lado.

Bem, Les e eu encontramos a dor que inevitavelmente surge quando você escolhe andar em uma estrada menos percorrida, mas também encontramos a recompensa. Encontramos os problemas, mas também encontramos o Deus que transforma nossos problemas em gloriosos triunfos. Nós encontramos a solidão, mas também descobrimos a maravilha de relacionamentos sinceros e tenros. No caminho, nos deparamos com um segredo surpreendente - o segredo dos sonhos sem limites.

Que esta história lhe ofereça esperança. Deixe-a levantar o seu rosto e colocar uma centelha de imaginação de volta em seus olhos e os sonhos do céu em seu coração. Deixe Deus lembrá-lo de quão grande Ele realmente é da mesma forma que - num dia em que o arroz encheu o meu cabelo e a alegria encheu o meu coração - Ele me lembrou.

Acredite em mim, toda a dor que a paciência e a perseverança podem infligir vale a pena pelo verdadeiro amor. Você terá que experimentar por si mesmo, mas mesmo algo tão simples como um beijo se torna inesquecível e inestimável quando o autor do romance está escrevendo a história de amor. 



Deixe-me lhe dizer agora: Deus está sempre perto... quando os sonhos se tornam realidade.”


[Do livro “When dreams come true”, de Eric e Leslie Ludy, páginas 11-13. Original em inglês. Traduzido por mim.]