segunda-feira, 30 de maio de 2011

Simplesmente AMOR...



“E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.”
(I Co. 13:1)

“Porque Deus AMOU o mundo de tal maneira que deu o Seu Único Filho
para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)

“Novo mandamento vos dou: que vos AMEIS uns aos outros;
assim como eu vos AMEI, que também vos ameis uns aos outros”
(João 13: 34)

“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos:
se tiverdes AMOR uns aos outros” (João 13:35)

“O AMOR jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão;
havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará" (I Co. 13:8)

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três;
porém o maior destes é o AMOR” (I Co. 13: 13)

“Se não tiver AMOR, nada disso me aproveitará” (I Co. 13:3)


Se pudermos resumir em UMA PALAVRA toda a mensagem de Deus, em Jesus Cristo, manifesta a nós através das Sagradas Escrituras, sem dúvidas esta palavra é AMOR.

AMOR foi o que guiou TODA a história de Deus com os homens e com este mundo até aqui. Foi AMOR o que fez com que Ele escolhesse um povo para ser seu e, paulatinamente, mesmo em meio a tanto pecado e a tantos desvios, preparasse esse povo para receber o seu Grande Salvador final. Foi AMOR o que fez com que Deus mandasse um Salvador para este mundo, a fim de resgatar a estes seres tão pecadores que somos nós, ainda que não merecêssemos. Foi AMOR o que fez Jesus morrer em nosso lugar. Foi AMOR que fez com que, ao voltar para o Pai, nosso Senhor mandasse seu próprio Espírito para habitar em nossas vidas. Foi AMOR o que Ele nos mandou viver. Foi AMOR A SUA GRANDE MENSAGEM.

E, para mim, este é o maior mistério, a coisa mais difícil de penetrar na mente e se fazer verdade em meu coração cotidianamente, pois é a coisa mais ABSURDA que nós poderíamos descobrir. Um DEUS, Todo Poderoso, Eterno, SANTO e Consciente de absolutamente TUDO o que somos e o que este mundo é... este Deus é capaz de nos AMAR.

Eu tenho completa certeza de que morrerei sem conseguir abarcar a IMENSIDÃO do que isso significa. Eu poderia ficar pensando e pensando e pensando em todos os dias da minha vida, procurando entender como isso pode ser verdade, e ainda assim não entenderia. QUE INCOMPARÁVEL, INCOMPREENSÍVEL, INDESCRITÍVEL MENSAGEM!

Existe uma grande coisa que diferencia o Único Deus Verdadeiro de todos os outros deuses que o homem possa criar, e esta é: AMOR. O Único Deus verdadeiro é distinguido porque Sua mensagem é AMOR = Bondade, Misericórdia, Graça SEM FIM.


“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalhas para aquele que nele espera” (Isaías 64.4)


Meus irmãos, essa foi a mensagem de Jesus, nosso Senhor e Mestre. E essa deve ser a NOSSA MENSAGEM. Esse foi o novo mandamento que Ele nos deixou: AMAR – COMO ELE AMOU. Essa é a nossa missão! O Único Santo, que conheceu nossos pecados desde toda a eternidade, se fez homem, habitou e viveu com os homens e, ainda assim, OS AMOU. Ele não veio para os “justos”, e sim para os PECADORES (Marcos 2:17) – isso é AMOR.

Quando nosso coração humano e mau começar a ser atraído por outra mensagem que não seja este AMOR, que possamos nos lembrar das palavras de Paulo: “se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (I Co. 13:1); “se não tiver amor, nada serei” (I Co. 13:2); “se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (I Co. 13:3).

Não é de teologia que este mundo precisa. Não foi pela razão e pela argumentação filosófica que Jesus se aproximou dos doentes, dos fracos e pecadores e, assim, os salvou. Foi pelo AMOR. Não um amor que se torna conivente com o pecado, mas um amor que “não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo” (I Co. 13.6 – NTLH) e que diz: “Mulher, onde estão aqueles teu acusadores? Ninguém te condenou? (...) Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais” (João 8:10,11).

O verdadeiro AMOR realmente sabe AMAR O PECADOR, ainda que condene o seu pecado. Não se julga superior ao outro, pois sabe que também peca e necessita de graça – tanto quanto o outro. Por isso, se aproxima, ao invés de afastar. Ajuda, ao invés de condenar. Mostra o caminho e convida a caminhar junto, ao invés de abandonar. Olha com compaixão, misericórdia, bondade, pois “quem ama é paciente e bondoso.. não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas” (I Co. 13:4,5).

Esta é a nossa MISSÃO. Entender esse AMOR com que fomos amados e, da mesma forma, vive-lo e compartilhá-lo com os outros. É esta a mensagem capaz de salvar vidas. É esta a mensagem capaz de convencer um pecador de seus maus caminhos, gerar arrependimento em seu coração e espírito, e capacitá-lo a vencer o pecado e caminhar em santidade. Nenhuma outra mensagem tem este poder. E não foi outra a mensagem de Cristo para este mundo. Foi por AMOR.


“Pois eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo” (João 12:47)


“A lei foi dada por meio de Moisés, mas o AMOR e a verdade vieram por meio de JESUS CRISTO” (João 1:17)

Que nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo, pelo Seu Espírito Santo que habita naqueles que crêem, nos ensine a também AMAR assim.


“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o AMOR” (I Co. 13.13)



quarta-feira, 25 de maio de 2011

A pureza da noiva e a missão dos homens



“Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também pode trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito.” (Efésios 5: 25-27)


Efésios, capítulo 5, um texto tão estudado para se compreender o papel do homem e da mulher mediante a condição do relacionamento conjugal. No entanto, não é sobre “o marido ame a sua esposa e a esposa seja submissa ao seu marido”, especificamente, que quero falar hoje. Porque há algo incrivelmente maravilhoso ainda muito escondido no restante destes versículos, e é uma mensagem para os homens.

Homens, o chamado de Deus para suas vidas de maridos é que vocês sejam para suas esposas o que Cristo é para Sua Igreja. Essa é a missão de vocês quer vocês ainda estejam solteiros, quer já tenham conhecido suas futuras esposas ou quer já estejam casados. Vocês são chamados a olhar para esta mulher que Deus escolheu para ser sua auxiliadora da forma que Cristo olha para Sua Igreja – e com os mesmos objetivos que Ele o faz.

O versículo 25 de Efésios 5 fala que o marido deve amar sua esposa como Cristo amou a Igreja. E como Cristo amou Sua Noiva? Dando sua vida por ela. Porém, há ainda uma outra pergunta que é feita e respondida neste texto, e que deve ser feita por todos os homens para quem essas palavras são dirigidas: Para quê Jesus deu a sua vida pela Igreja? Essa resposta determina uma postura, um objetivo de vida que toda verdadeira mulher espera de um verdadeiro homem, especialmente numa relação amorosa para matrimônio.

E as respostas são duas:


1) Para dedicar a Igreja a Deus

“Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra” (Efésios 5:26).

Que objetivo lindo! Cristo nos amou, Sua Igreja e Noiva, e se entregou por nós para poder dedicar-nos a Deus. Ele não apenas “pagou o preço da nossa liberdade”, como um senhor que tem pena do escravo paga o preço ao seu dono para que ele possa ser livre. Ele resgatou sua noiva, mas também cuidou dela, lavando-a de toda a sujeira e purificando-a de toda a maldade e pecado através da Sua palavra (Ezequiel 16: 3-14). É o que Cristo tem feito até aqui. Tem cuidado de nós, nos purificado dia-a-dia, para oferecer-nos a Deus.

Essa é também a missão do marido para com sua esposa. Por isso ele é chamado a ser sacerdote. Um de seus objetivos enquanto esposo deve ser cuidar de sua esposa, lavando-a de toda a sujeira, lutando por sua purificação, para apresenta-la a Deus um dia.

Homens, vocês foram instituídos sacerdotes do casamento e da família! Olhem para suas esposas como Cristo olha para a Igreja e dediquem-se a prepara-las como sacrifícios totalmente agradáveis a Deus, a exemplo de Jesus.


2) Para preparar a Igreja para Si
“E fez isso para também pode trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito.” (Efésios 5:27)

Cristo também amou Sua noiva e entregou-se por ela para poder trazê-la para perto de si, e aqui estão os adjetivos que todo noivo deve esperar encontrar em sua noiva, como Cristo espera encontrar em nós: em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito. Uau! Para mim, esta é uma das grandes revelações a respeito da missão do homem em seu relacionamento com uma mulher.

Diante de uma realidade em que os homens são os violadores da pureza das mulheres, são aqueles que causam as manchas e rugas e frustrações e amarguras e tantos outros defeitos, Deus revela em Sua Palavra que o Seu chamado para os homens é exatamente o oposto.

Homens, SUA MISSÃO é dedicar-se para que sua noiva (namorada/esposa/futura-esposa) aproxime-se de você PURA E PERFEITA. Essa é uma luta que deve ser chefiada por VOCÊ! Esse deve ser um OBJETIVO seu! Ou seja: Deus criou você para ser o guardião, e não o violador, da pureza, da santidade, da verdadeira beleza da mulher que Ele confiar a você!

Vocês não podem imaginar o quanto nós, mulheres, precisamos disso! Num tempo em que os homens esqueceram quase completamente disso, nós precisamos assumir esse papel e nos tornar nossos próprios “guardiões”. Mas Deus chamou VOCÊS para o serem.

Isso é MUITO importante quando tratamos de relacionamento pré-conjugal (namoro e noivado). Os relatos mostram que, normalmente, são os homens que pedem às mulheres para “avançar o sinal”, para “ir um pouquinho mais além”, para PECAR. Enquanto isso, as mulheres precisam se tornar os soldados que sempre dizem o não e resistir contra toda a tentação vinda de seus parceiros, como se não bastasse a tentação de sua própria carne e de Satanás. É claro que isso não é a totalidade dos casos, mas refletindo a realidade dentro da igreja, é o que costuma acontecer. Aqueles que deveriam estar lutando pela pureza de suas futuras-esposas são exatamente os maiores inimigos desta pureza, porque elas estão envolvidas, porque são muito mais tentadas por aqueles a quem amam e a quem não querem magoar. Então, a noiva que deveria aproximar-se do noivo em TODA A SUA BELEZA, PURA E PERFEITA, SEM MANCHAS OU RUGAS OU QUALQUER OUTRO DEFEITO, é privada disso pelo próprio noivo.

Rapazes, quando vocês olharem para suas namoradas ou noivas, lembrem-se disso: vocês devem ser para com elas como Jesus é para com Sua Igreja – desejando trazer para perto de si uma Noiva TOTALMENTE PURA E IMACULADA. Não as deixem lutar por essa pureza sozinhas. Não sejam os instrumentos de provações e tentações em suas vidas. Mas entendam que vocês são chamados a serem os GUARDIÕES, os PROTETORES desse tesouro incalculável que Deus colocou em suas mãos: a PUREZA DA NOIVA!

Não tenham dúvidas de que as bênçãos que este tesouro, quando bem guardado, semeado e valorizado, pode trazer dentro da aliança de vida que vocês firmarão no casamento serão muito além de tudo o que possa parecer tentador antes disso. Nós precisamos saber que vocês estão lutando ao nosso lado, e não contra nós, que serão os nossos protetores, aqueles que lutarão pelo nosso bem, nossa pureza e santidade diante de Deus até o fim, junto conosco.

Vivam como Deus os chamou para viver e vocês poderão provar da plenitude da felicidade, e da revelação desta gloriosa relação de Cristo para conosco, que o Senhor planejou para o casamento.

Guardem a Pureza da Noiva.

Nós contamos com vocês!

sábado, 21 de maio de 2011

Os maravilhosos NÃOs de Deus

Eu não tenho muitos anos de vida, quanto menos de caminhada com Cristo, aprendendo com Ele o que é ser sábio. No entanto, mesmo neste pouco tempo, tenho aprendido muitas coisas que fazem toda a diferença em minha vida hoje. Uma delas, que se torna mais nítida quanto mais o tempo passa, é a maravilhosa bondade de Deus manifesta em Seus “NÃO’s”.

Sim, é isso mesmo! Muito mais vezes do que normalmente desejamos, recebemos esses preciosos “NÃO’s” de Deus. Às vezes eles são assim, em “Caps Look” mesmo, outras vezes são mais mansinhos, mas eles sempre estão surgindo em nossas vidas. Desejamos tanto alguma coisa, oramos a Deus, nos preparamos e achamos que tudo já está no mais perfeito lugar para recebermos nosso SIM e, de repente... recebemos um NÃO. E, quem pode adivinhar uma área de nossas vidas em que esses NÃOs são piores do que terremoto no Japão? Isso mesmo! Romance.

Talvez seja algo típico da idade, essa fase de jovem e solteiro, esperando o paraíso que será encontrarmos aquele cônjuge perfeito e formarmos uma família perfeita ao lado dele e juntos buscarmos a Deus a cada dia de nossas vidas, mas ainda estou procurando encontrar uma área em que os nãos de Deus causem mais birras de nossa parte.

Durante minha adolescência, eu recebi muitos destes nãos. Na verdade, foram estes nãos, que depois entendi que foram manifestação da graça de Deus que já estava sobre minha vida, que mantiveram minha pureza guardada até hoje. Quando o que eu queria era ter um relacionamento romântico, como todos os outros, e ia baixando meus padrões para que isso pudesse acontecer, Deus SEMPRE vinha com o Seu gracioso NÃO. E sempre me salvava.

Quanto mais o tempo foi passando, e os nãos se repetindo, mais os meus olhos foram se abrindo para ver quão sábio foi cada um deles. Eu poderia falar de cada situação, em meus 16, 18, 20 anos, em que eu achava que havia encontrado a pessoa perfeita e a fonte da felicidade e Deus me disse NÃO. Não, em nenhuma delas foi simples aceita-los e, ao me deparar com eles, me conformar. Pelo contrário, eu esperneava como criança que quer um brinquedo e o pai não quer dar, ou como adolescente que quer ir ao passeio que todos os amigos vão mas seus pais não permitem.

Minha postura, e suposta arma, era: insistir. “Mas, Senhor, olha só isso, isso e isso...”. Sabem aquela coisa de tentar convencer Deus de que Ele é quem está errado e não você? Ou então, quando a consciência nos acusa demais, aquela segunda saída de convencer VOCÊ MESMO de que esse “não” não é de Deus, mas alguma coisa da sua cabeça? Só sabemos de uma coisa: não aceitamos esse “não”, pois tudo é “tão perfeito”.

Escrevo esse post, meus irmãos (e especialmente minhas irmãs), pois já precisei ralar muito o joelho e perder muito do meu tempo de descanso em Deus até começar a aceitar de bom grado e de coração os “nãos” de Deus. E, conversando com irmãs queridas, pessoas que acompanham o blog ou amigos pessoais, vejo a mesma coisa que aconteceu comigo se repetir. Por isso, falo um pouco para vocês.

Existem muitas formas de percebermos quando Deus está nos dizendo NÃO, e devemos estar atentos (muito atentos) a cada uma delas. Tenham certeza de que não nos será nada bom insistirmos em viver algo para o qual o nosso Pai e Senhor que tanto nos ama diz não! Portanto, quando aquela luzinha vermelha do não de Deus começar a piscar, PARE. Não queira continuar por esse caminho. Ele não será o melhor para você.

Gostaria de citar 4 formas de percebermos quando Deus está nos dizendo não.

1) NADA DÁ CERTO!

Sabe quando a gente tenta muito fazer uma coisa e parece que tudo conspira contra? A gente faz tudo bem direitinho, toma todas as precauções, tem as melhores motivações, senta, planeja e tem a certeza de que tudo dará certo e... dá errado! ATENÇÃO! Isso pode ser um sinal de um não de Deus! Já vivi isso MUITAS vezes! O pior é que a gente coloca a mente pra funcionar e avaliar o que fizemos de errado pra que não tivesse dado certo, e não encontramos nada! Então, entramos em parafusos! E nossa reação costuma ser: se não fiz nada de errado, então devo continuar insistindo! É verdade que nem sempre que algo não dá certo em nossas vidas, da primeira ou segunda vez que tentamos, não é a vontade de Deus para nós. Porém, muitas vezes, realmente não é. Então, como temos as duas possibilidades, precisamos ficar atentos e realmente considerar a opção de que algo não esteja evoluindo porque esse não é o caminho de Deus (especialmente quando se trata de romance, hein, mocinhas!).

2) CORAÇÃO SEM PAZ!

Coração não está em paz? ALERTA URGENTE! Esse é um dos que mais presto atenção em minha vida. Sabe por quê? Porque nós temos o Espírito Santo habitando em nossas vidas, e Ele testifica ao nosso espírito quando algo não está legal. Sempre que eu achei que tinha achado “a pessoa certa” e Deus vinha com um não, a verdade é que eu já sabia, lá no fundinho do coração, que tinha algo errado - antes mesmo do “não” chegar. Nós sabemos, pessoal! Sabemos quando estamos nos desviando dos planos de Deus, quando estamos procurando desculpas para viver algo que não está sendo encaminhado por Deus, que fere a Sua Palavra. Quando algo é realmente vontade de Deus para nós, nós encontraremos paz em nossos corações. Deus nos convencerá e encaminhará as coisas. Não precisaremos ficar preocupados e confusos, pois o Senhor nos guia. É claro que, no início de um romance (o correto), sempre pinta aquela emoção forte, expectativas, ansiedade e isso pode fazer o coração ficar um pouco medroso ou confuso. No entanto, logo isso passa e vem a paz. Em todos os sentidos. Se não há paz, ATENÇÃO! Cuidado com o Não de Deus.
3) GUERRA COM OS PAIS!!!

Essa é uma parte BEM complicada! Devo confessar que faz pouquíssimo tempo que comecei a ter meus olhos abertos para a guerra de vontades e opiniões que tinha com meus pais. Eu não percebia isso, ainda que eles sempre me falassem, mas o fato é que eu sempre achava que EU estava certa e que ELES me contrariavam porque nunca entendiam meu lado – que sempre era o certo! Nossa! Como demorei pra entender que meus pais tinham razão quando reclamavam que eu nunca realmente ouvia as opiniões deles. Mas, um dia, entendi. Deus me fez entender. E me fez ver a EUFORIA dos nossos tempos de juventude – e o quanto ela pode ser prejudicial e imatura. Achamos que temos o mundo sob nosso controle e, em nosso entusiasmo sem fim, pensamos ter todas as chaves e saber onde todos os caminhos darão. Portanto, estamos SEMPRE CERTOS (no mínimo, sempre com razão!). Assim, negligenciamos as opiniões de nossos pais. No entanto, a cada dia tenho aprendido a enorme necessidade de OUVIRMOS NOSSOS PAIS. Ainda que seus pais não sejam cristãos, ainda que sejam diferentes de você, existe uma ordenança para nós, filhos: HONRAR E OBEDECER NOSSOS PAIS. Exceto quando as ordens de nossos pais forem para nos fazer quebrar as ordens da Palavra de Deus, nosso dever é honrá-los e obedecê-los. Eu já tive que chorar muito (de raiva!!!) até aprender o real sentido de honrar os meus pais e de ser submissa à autoridade que Deus deu a eles. E, mais do que isso, quando abri meu coração pra compreender que DEUS deu autoridade a eles sobre a minha vida, tenho visto quanta sabedoria há nos conselhos dos meus pais. Portanto, o que quero dizer é: se existe algo sobre o qual você e seus pais estão discordando, a ponto de brigarem e de haver divisão entre vocês, PARE! FIQUE ATENTO! É pouco provável, especialmente na área de relacionamentos, que o caminho de Deus para sua vida inclua a divisão entre você e seus pais! Sim, isso pode acontecer, mas a regra é o contrário. Se seus pais estão se posicionando firmemente contra alguma decisão sua, ATENÇÃO! Dê um tempo, abra mão por um pouco, ore a Deus e deixe Ele lhe mostrar o motivo disso. Deus escolheu quem seriam seus pais e lhe mandou honrá-los! No mínimo, você precisa ouví-los. E, dica minha, Deus comumente os usa para dizer os Seus NÃOs!

4) FERINDO A PALAVRA!

Esse é o mais óbvio! Se qualquer decisão sua ferir aquilo que o Senhor lhe manda fazer e viver em Sua Palavra, nem tem sinal amarelo, já é VERMELHO direto! No romance, é incrível como arrumamos desculpas para justificar nossas escolhas contrárias ao que a Palavra nos diz. “Nos envolveremos com um rapaz não-cristão porque podemos “evangeliza-lo”; não nos importaremos tanto com o fato dele ser um “crente-raimundo” (um pé na igreja e outro no mundo) porque ele vai mudar; não queremos ver como ele é irresponsável, como trata mal sua mãe e irmãs, como é preguiçoso, como não fala de coisas sérias e só sabe fazer molecagens, porque todas essas coisas passarão com o tempo...”. Desculpas para contrariar os princípios que a Palavra nos ensina. NUNCA dará certo se escolhermos um caminho contrário à Palavra de Deus! Pessoal, NUNCA! Se você está vendo algum comportamento na pessoa de quem você está gostando, a respeito de quem você está refletindo, que fere os princípios de relacionamento das Escrituras, faça como José do Egito: CORRA BEM LONGE!!! O único caminho que leva para a vida é Jesus e os Seus ensinos estão em Sua Palavra. É por ela que devemos guiar nosso viver!

Por fim, faço até mesmo um pedido, o mesmo que repito para mim cada vez que me deparo com uma dessas situações: NÃO NEGLIGENCIE OS NÃOS DE DEUS! Se os aceitarmos, confiantes no Senhor, experimentaremos a grandiosidade e a indizível expressão de AMOR, CUIDADO, ZELO do nosso Pai e Salvador para com nossas vidas que se faz presente nestes “NÃO’s”! Não precisamos chorar, ficar bravos ou desesperançosos quando recebemos um deles. Sem dúvida, um dia perceberemos o quanto eles são MARAVILHOSOS!


“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv. 16.1)

domingo, 15 de maio de 2011

Lágrimas, Suor e Sangue...

"Eu ia começar esse texto perguntando se você já sentiu medo de alguma coisa. Mas ficaria ridículo, porque todo mundo sente medo de alguma coisa. Todo glóbulo no seu sangue já sentiu medo de alguma coisa, e você com certeza já teve pequenos piripaques, mãos suadas e gastrites por ter medo de alguma coisa. Nothing new!

Mas você já sentiu medo por não saber o que é “essa coisa”? Por não saber como vai ser, como vai acabar a história, como você vai se sentir, como vai se sair ou como vai se portar? Você já fez cara brava pro seu inimigo e mesmo assim viu que não foi convincente o bastante? Isso acontece, quase sempre, com quase todas as pessoas, e você não é a única.

Levando para um lado mais espiritual: você já se sentiu incapaz porque parece que suas armas não foram tão potentes assim? Já sentiu que seu espírito tem os musculos tonificados, sarados, preparados, mas a sua alma é um poetinha tomando uísque e fumando um cigarro com um sonzinho de vitrola ao fundo? Você já sentiu que seu corpo, sua alma e seu espírito, moram em lugares separados?

O espírito tem boas palavras na boca. Tem foco, decisão, opinião e topa todas. Sua alma transita entre ups and downs, picos de alegrias, poças de confusão, e o seu corpo, coitado, leva a surra merecida por tanta loucura. Você já sentiu isso? Desconexo, do avesso, invertido, mexido por dentro? Não há nada tão aflitivo quanto não saber o que vai acontecer. Sofremos porque queremos saber, sofremos porque sabemos que não temos que sofrer, sofremos porque queremos que seja de um jeito mas também sabemos que Deus tem suas maneiras e elas são as melhores, mas aí sofremos de novo, porque se Ele sabe como fazer, por que andamos tão preocupados, caramba?

A conclusão é unânime: não há nada pior do que não saber o que vem pela frente ou não saber como encarar o que vem pela frente. Não há nada mais chato do que querer saber e ao mesmo tempo querer que Deus faça o que ele quiser. Você para pra pensar e a conclusão é: estamos em guerra interior!

Mas afinal, que briga é essa!?
Somos metade dor, metade militância?
Metade incerteza e outra metade fé?
Somos metade mimimi e outra metade soldados?
Somos domingo tudo lindo e quarta feira uma lameira?
Somos quase bons, quase servos, quase vitoriosos?
Que briga é essa que nos divide e deixa tudo tão estranho?
Nós somos mil coisas em um só dia?
Nós somos uma eterna TPM espiritual?

Não, nós não somos isso. Isso sim é uma briga, com certeza uma briga que todo mundo enfrenta por dentro, mas a boa notícia é que alguém já se viu dividido entre a aflição do que viria e a dor de saber que o que viria seria bem difícil de enfrentar. Um dia alguém sofreu a espera e sofreu a chegada. Um dia alguém sofreu a notícia e enfrentou as consequências dela. Um dia alguém foi metade suor e metade sangue.

Ele estava lá. Jesus estava lá fazendo a oração inevitável, querendo que aquele cálice fosse passado de sua frente. E ao mesmo tempo, ele tinha a certeza mais difícil que teria de engolir: a morte. Ele ia morrer e aquilo era sério demais pra ser ignorado. Nunca existirá um blog ou um escritor capaz de traduzir o que aquela noite significou na vida da melhor pessoa do mundo. Ninguém poderá explicar o que isso significou para o coração de Deus.

Sabe, você não precisa ser a melhor pessoa do mundo, não precisa ter curado milhares de pessoas, mas você precisa saber algumas coisas sobre aquela noite, porque talvez você também esteja transpirando suor e sangue. A combinação de quem sofre e sente dor. A combinação do medo e do desgaste. A combinação entre o físico e o emocional. Talvez o cansaço que não passa e a ferida que não estanca. Talvez o esforço e o sentimento, a tentativa e a mágoa. Eu não sei o que significa o seu sangue e o seu suor, mas eu sei que quando esses dois elementos escorreram numa noite solitária, até o próprio Deus fez uma oração pedindo ajuda. Quando o seu suor e o seu sangue escorrem numa noite solitária, coisas importantes acontecem depois.

A minha boa notícia pra você, é tão especial que eu escrevo isso com o maior cuidado, e eu nem tô batendo nas teclas com força, na esperança de que você leia as próximas linhas com a delicadeza de um alívio depois do stress, torcendo pra que você beije cada palavra abaixo:

Aquele suor e aquele sangue, que escorreram da testa dele, precisavam tocar o chão. Precisavam porque nenhum pedaço do planeta Terra havia sentido o gosto daquele suor e daquele sangue. Nada, nenhum ser vivo, vegetal, sei lá o que, havia tido contato com aquele suor e aquele sangue. O mundo conhecia, desde então, o suor de homens que trabalhavam por dinheiro e status, e o sangue de soldados que morriam por orgulho e vingança. O mundo conhecia desde então, o suor de pessoas que transpiravam por inveja, prazeres, vaidades e trabalhos vãos. O mundo só conhecia desde então, o sangue dos crimes, das mortes baratas, das maldades e dos golpes mesquinhos. E é por isso que aquele suor e aquele sangue precisavam tanto tocar o chão. É como se o chão pedisse esse batismo de coragem, novidade. Como se a terra, ou a Terra, sentissem essa sede.

Ok, mas isso tem a ver com a sua noite difícil?

Claro que tem a ver! Porque Jesus abriu um caminho onde o suor e o sangue se transformam em coisas inexplicáveis. Tem a ver porque ele fez de uma noite solitária o início da história de muitos. Talvez você pense: “lindo! só que eu tô sofrendo porque eu tenho conta pra pagar, estou sofrendo porque minha família é um saco”, e mesmo assim eu vou te falar: você não precisa que um novo caminho se abra para essas situações? Essa noite, esse chão que você pisa, esse cenário não precisa beber alguma coisa diferente?

O suor e o sangue de Jesus pingaram na terra. E o caminho depois disso foi completamente inusitado, verdadeiro, improvável e incrivelmente chocante. Ele caminhou para uma cruz e morreu nela, para que você não precisasse morrer de solidão, de desgosto ou de amargura. Ele caminhou para uma cruz e foi pregado nela para que você não precisasse ficar preso em julgamentos, idéias, pedradas, cuspidas e vícios. Ele caminhou para uma cruz e ficou nu, para que você não precisasse ser exposto como uma distração para a maldade. Ele foi parar num madeiro para que você não precisasse sentir o peso do mundo literalmente nas suas costas. O suor de Jesus se transformou em sangue porque todo esforço que você deposita na sua vida hoje, nessa noite, precisaria, mais cedo ou mais tarde, ter uma referência de alguém que foi até o fim. Alguém que foi até o sangue, literalmente.

Jesus sabe como você se sente. Ele já suou tristeza por não poder mudar os fatos, e ele já sangrou aflição ao encarar o inevitável. Sabe, Jesus morreu mas ressuscitou também, e por causa disso tudo é possível. Mesmo que você não acredite, as gotas já molharam o chão.

Você já viu uma criança que acaba de nascer? Ela ali chorando, esperneando, berrando e ainda assim, tantas novidades, tanta esperança, tantos planos! O que ela sente? Ela sente na pele, o suor e o sangue. A combinação perfeita, a prova de que um novo caminho começa.

Prepare-se para começar de novo. A noite vai clarear, cedo ou tarde você vai precisar se levantar. Prepare-se para o caminho. O chão foi limpo por um líquido infalível."


[Luciana Elaiuy]

 
{Enviado por e-mail pela querida Hânicka Thay, irmã em Cristo e companheira do blog! Obrigada, Thay! Não imaginas o quanto esse texto falou comigo! Muito obrigada.}

domingo, 8 de maio de 2011

Por que estou vivo? (F.P. Mastrillo)

Não sei como expressar o quanto essas palavras descrevem uma das minhas grandes lutas: a pergunta "Por que estou vivo?" feita mediante as infindáveis trivialidades do dia-a-dia que parecem desviar nossos olhos ou meu tempo das coisas eternas! Minha mente e meu coração vez por outra entram em crise em função da culpa que sinto por estar vivendo coisas tão "normais", enquanto penso que essas coisas não têm nenhum sentido diante daquilo que soa como "tremendamente mais divinal". Então, confesso, como fez o Mastrillo, que tendo a pensar que o caminho certo deveria parecer como este da foto. Cinza, cabisbaixo, solitário. É incrível como este engano costuma rondar minha mente. Mas, novamente concordo com o Mastrillo e louvo profundamente a Deus por sua vida, que não precisa ser assim. Nossos risos e pequenas alegrias (por mais sem significado que possam parecer) não são errados e não devem ser excluídos do caminho. Mas devem ser vividos para a GLÓRIA DE DEUS!
 
Enfim, o texto. ;] 
.......................................................................................
"Sempre fiquei me perguntando constantemente porque eu faço determinadas coisas, mesmo aquelas que fazem meu coração disparar e se alegrar ( como jogar futebol ) como aquelas também que eu faço só por fazer, talvez por ser parte de um grande sistema ou talvez por ser uma obrigação da sociedade ou dos meus pais. Por que estudar? Por que trabahar? Por que fazer isso ou aquilo se tanto isso como aquilo não são tão importantes? Como cristão, será que a gente não deveria viver uma vida que só fizesse coisas que realmente importam e são eternas? Coisas duradoras; permanentes, gloriosas?
 
Boas perguntas.
 
Sim, eu confesso que realmente pensava que o caminho deveria ser esse de cima. Mas na minha opinião, não é. Porque nada nessa vida é sem sentido quando Deus é levado em conta. E quando Deus é levado em conta tudo recebe um toque diferente.
 
Vivemos por algo maior, algo mais duradouro, algo mais poderoso, algo mais eterno, a saber, Deus. Essa é razão maior de tudo. Não estamos aqui para trabalhar, não estamos vivos para estudar, não estamos em pé para fazer amigos, não estamos vivos para desfrutar somente da vida. Façamos o que façamos, pensemos o que pensemos, estamos aqui por esse motivo:
 
"De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas; [ ... ] a quem crie para minha glória..." ( Is 43:6,7).
 
Estamos aqui para glória de Deus. Em outras palavras, estamos aqui para estudar, trabalhar, viver, fazer amigos, rir, conversar, contar piadas, jantar em família, soltar um pum ( não ri, não, é sério), comer, dançar, cantar, ler C. S. Lewis e tantas outras coisas PARA GLÓRIA DE DEUS. Sim, podemos fazer tudo isso para glória de Deus, porque a palavra mesmo diz: "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" ( 1 Co 10:31). Então, por mais sem sentido que uma atividade possa parecer, mesmo assim ela não precisa ser sem propósito, porque sabemos que estamos, no final das contas, fazendo isso ou aquilo para que Deus seja mais glorificado nas nossas vidas e para que as pessoas vejam que existe um Deus verdadeiro e esse Deus é, de fato, glorioso a tal ponto de tornar todas as nossas simpes atividades e afazares e lazeres em algo tão relevante, tão espetacular.
 
E o melhor de tudo, Deus não está esperando de você total perfeição, Ele espera total dedicação - que siginifica que você deve levar a sério o fato de viver para glória dEle. As vezes, não seremos bons em determinadas coisas, por exemplo nos estudos. Mas todos nós sabemos, de uma forma ou de outra, que o que toca as pessoas de forma mais profunda do que qualquer outra coisa é a humildade de reconhecer que nós não somos tão bons assim e que precisamos nos dedicar mais, nos esforçar mais, além do interresse genuíno nelas. Quando as pessoas percebem esses três elementos ( humildade e esforço e interresse ), ganhamos o espaço para tocar seus corações. Não precisamos ser os melhores alunos, precisamos apenas levar a sério o viver para glória de Deus. Notas máximas não contam tanto como notas boas que foram tiradas mediante trabalho pesado, enquanto não nos esquecíamos das pessoas ao nosso lado e que devemos viver para glória de Deus mediante tudo isso. Porque as vezes, um 8 é o 10 de Deus e um 10 é o 6 de Deus. Já pensou sobre isso? Os fariseus tirariam sempre 10 nas provas, mas Jesus diria sem dúvida alguma que eles estavam tirando notas muito baixas diante de Deus.
 
Mas a verdade de viver para glória de Deus não é algo fácil, mas não é algo torturante. Se estamos fracos, devemos correr para Deus assim como um celular correria para seu carregador quando visse que sua bateria estava acabando. Mt 11:28 - 30 deixa isso bem claro. Mas também não quero dizer que não há sofrimento e momentos dificeis. Não é nada disso. Há lágrimas e sorrisos, mas nunca desespero e tormento como deixa claro 2 Co 4.
 
Portanto, uma razão para se viver, a maior de todas elas, é viver para glória de Deus e viver fazendo tudo - trocar pneus, comprar um relógio novo, estudar, viajar, comer uma pão de queijo, tomar um "mate-coro", ler livros, trabalhar as vezes onde não nos sentimos tão bem - tudo isso deve ser feito para glória de Deus, lembrando sempre que vivendo assim pessoas serão tocadas para conhecer esse Deus glorioso que dá propósito a tudo.
 
Concluo dizendo o seguinte: nada é sem propósito quando Deus é levado em conta. E quando Deus é levado em conta Ele toca tudo de forma gloriosa. E nós sorrimos, porque não há outro jeito melhor para se viver. Essa é uma razão para se viver, a maior de todas elas. Assim, nada que façamos será sem sentido, porque o nosso propósito está além das coisas que vemos. Então, faça tudo que uma pessoa normal faria (as coisas certas) sem sentir peso na consciência de estar vivendo para coisas triviais, porque você não estará. Tudo é para glória de Deus; tudo é para que Ele seja conhecido; tudo é para que as pessoas vejam a Deus através da sua vida como Deus glorioso que dá propósito a tudo.
Por que eu estou vivo?
 
 
Não preciso mais temer a pergunta, porque tenho uma boa resposta. E você?"
Com amor e alegria,
F. P. Mastrillo
 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

As muralhas que construímos


Muralhas são estruturas construídas para oferecer proteção a um determinado lugar contra os perigos externos.

Nós vivemos em tempos de grandes perigos, em todos os aspectos. Principalmente nós, cristãos. O padrão da sociedade e das pessoas em geral cada vez mais se distancia do padrão que nós devemos viver, e isso torna nossa vida aqui neste mundo uma constante luta pela manutenção do que é correto e verdadeiro. Uma constante luta. É quando, no meio desta batalha, percebemos a necessidade de levantar muralhas.

Levantar muralhas é algo bom e necessário. Estabelecer limites, cercas de proteção para nossas mentes, corações, corpos e espíritos. Nos guardar dos perigos que nos cercam constantemente. No entanto, com mais facilidade e sutileza (e mais vezes) do que imaginamos, investimos demais na altura do muro e este, ao invés de servir para nos proteger, acaba nos isolando completamente e limitando ou excluindo nosso campo de visão do que está lá fora. Criamos o nosso mundinho e passamos a ver tudo a partir das poucas coisas que ficaram dentro de nossas tão elevadas cercas. É o perigo das muralhas.

Os rabinos judeus eram conhecidos como “os construtores de cercas”, ou algo assim. Sua missão era garantir que todos os judeus obedecessem a todos os mandamentos da Torá – e isso era uma missão boa e correta, afinal, dizia respeito a dedicar-se ao cumprimento da vontade de Deus. No entanto, nesta ânsia tão grande por só fazer o que era certo, eles passaram a ampliar os mandamentos. Não pregavam mais apenas o que a Lei mandava, mas aumentavam as exigências para que ninguém corresse o risco de vir a pecar. Um exemplo muito claro era a guarda do sábado – encheram o sábado de regras: é proibido dar mais do que tantos passos, é proibido fazer mais esforço do que isso, é proibido sair de casa, e muitos outros “é proibidos” que nunca estiveram na Lei. Eram as muralhas construídas além da medida que era devida.

Existem muitas áreas nas quais fazemos isso com as “cercas” que precisamos construir, mas eu gostaria de abordar apenas duas: visão teológico-doutrinária e relacionamentos.

1. Religião, Teologia, Doutrina...

Vivemos numa realidade religiosa e, principalmente, teológico-doutrinária muito difícil, quase caótica. A própria Palavra nos adverte que, quanto mais os últimos dias se aproximassem, mais os falsos profetas e os falsos ensinos se multiplicariam. E nós temos visto isso acontecer em nossos dias. Absurdos teológicos que usam o nome de Deus e de Cristianismo para fazer coisas totalmente contrárias às Escrituras. 

Muitos de nós, provavelmente, já estivemos neste meio, já fomos enganados e caímos nas ciladas das mentes astutas que sabem como nos ludibriar. Eu mesma me converti em um meio repleto de sentimentalismo, centrado em homens, com pouca base doutrinária e bíblica, e foi isso o que aprendi e vivi durante muitos anos da minha vida cristã. Um dia meus olhos foram se abrindo e Deus, em Sua graça, foi me ensinando a analisar os caminhos e procurar pela verdade. Foi quando passei a ser mais atenta e não aceitar qualquer coisa que se fala dentro de uma igreja – aquela atitude “bereianos”. Entendi que precisava procurar compreensão e sabedoria para não cair tão facilmente nas ciladas dos falsos mestres, pois já caí em MUITAS. 

Eis o momento em que percebemos a necessidade das muralhas. Olhamos para nossas vidas e vemos com que facilidade temos sido enganados, e que não pode continuar assim. As muralhas aqui, então, são o conhecimento e o entendimento da verdade. Estudos, leituras, análises, discussões, pontos de vista... Precisamos disso! Este é um passo importante para nosso amadurecimento na fé. ["Julgai todas as coisas, retende o que é bom" (1 Ts. 5:21) / “Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro" (Efésios 4:14)]

No entanto, este mesmo bem também oferece riscos. O mesmo risco dos rabinos e fariseus. Passamos a compreender um pouquinho só da verdade e, a partir de então, achamos que já sabemos tudo e que somente o que funciona de acordo com nossa própria visão está certo. É quando esquecemos o momento de parar a construção do muro e o estendemos mais do que deveríamos. É quando deixamos de nos preocupar com aquilo que fere a essência do Evangelho, a verdade bíblica, e passamos a nos preocupar com opiniões humanas. Quando nossa preocupação não está no fato da igreja estar centrada na cruz, pregando o Evangelho genuíno, mas na forma como a igreja organiza o culto, nos tipos de música que ela toca, na linguagem que o pregador usa, se batem palma ou não, se as pessoas se vestem desse jeito ou daquele... Passamos a julgar o trivial, o exterior, o método. É quando nossos muros nos cegam e achamos que podemos ser juízes dos outros.

É pouco provável que algum de nós nunca tenha conhecido alguém que, imerso em estudos teológico-doutrinários e na dedicação de compreender a verdade bíblica e a vontade de Deus, tornou-se fechado em seus próprios entendimentos, cheio de preconceitos para com quem pensa diferente e que acabou desenvolvendo uma postura de “eu tenho a verdade”. Olhamos para o que é diferente do que entendemos ser a verdade com julgamento, menosprezo ou, até mesmo, desprezo. É quando os muros de doutrina e verdade tornam-se muros de religiosidade e legalismo, e deixam de nos proteger para nos aprisionar.

      2. Relacionamentos

E, aqui, queria falar sobre relacionamento com o sexo oposto, não necessariamente romance, pois também construímos muralhas de prisão neste aspecto.

Lá vamos nós, novamente, olhar para a realidade caótica em que estamos imersos. Relacionamento com o sexo oposto é uma dessas áreas em crise total em nosso século. Nem sei por onde começar para falar disso, pois é tão óbvio: maldade de mentes e corações, falta de respeito, libertinagem, sexualidade à solta, sensualidade todo tempo evidenciada, ausência de limites, imoralidade no olhar, no falar, em tudo... Tudo isso tem tornado extremamente difícil para um jovem cristão sentir-se seguro e despreocupado ao relacionar-se com pessoas do outro sexo.

Posso falar como mulher: é MUITO difícil ter uma aproximação despreocupada com rapazes diante de toda essa realidade. Esse é um assunto que converso com muitas amigas cristãs e a maioria mostra a mesma dificuldade. Após anos e anos convivendo com rapazes cheios de malícia, que sempre se aproximam com segundas intenções, que não querem ser apenas seus amigos, mas olham, analisam, falam com interesses sexuais, é muito complicado sentir-se segura.

É quando entendemos a necessidade de elevar nossas muralhas – nos guardar, tomar cuidado, definir limites. Então, deixamos de ser tão legais quanto gostaríamos, porque os rapazes sempre confundem as coisas, mantemos a distância, o “pé atrás”. Precisamos manter nossa pureza e isso precisa de cercas. Como as demais, estas cercas são boas e imprescindíveis.

Porém, novamente temos mais problemas do que gostaríamos para determinar a altura certa e a hora de parar de construir. Ficamos tão frustradas, decepcionadas e amedrontadas com as experiências ruins que passamos que acabamos por nos fechar completamente. “Ninguém pode se aproximar!”. Aquelas atitudes de cavalheirismo, educação e verdadeira masculinidade que todo rapaz deveria ter foram tão distorcidas, e atualmente são tão usadas com malícia apenas para atrair uma “mocinha ingênua” ao engano, que passamos a desacreditar que elas possam ser utilizadas com sinceridade e pureza. Então, um cumprimento cordial, um elogio, uma delicadeza, um sorriso, um convite, uma aproximação gentil acabam sempre causando receio. É como se o botão “Cuidado! Ele está com segundas intenções!” fosse imediatamente acionado, e nossa reação é “Opa! Um passo para trás!”. Nos fechamos como ostras!

Sinal de que construímos nossas muralhas além do que deveríamos. Com o fim de nos proteger dos ladrões, passamos a olhar todos como se fossem ladrões e nos tornamos sempre desconfiados e com medo de aproximações.

ENTÃO, O QUE FAZER?

É hora de fazer o caminho inverso: desconstruir nossas muralhas. Pedir que Deus nos mostre os excessos que acabamos edificando e, então, começar a desfazê-los. Relaxar um pouco e lembrar que, ainda que precisemos vigiar atentamente contra os ladrões da madrugada, nem todos são ladrões. Podemos manter o devido cuidado sem nos tornamos obsessivos. Podemos (e devemos) respeitar e viver bem com nossos irmãos cujas doutrinas ou metodologias são diferentes das nossas, mas que permanecem fiéis a Cristo e ao Seu Evangelho. Podemos nos aproximar de nossos irmãos do sexo oposto com alegria e também com pureza, e desenvolver amizades desinteressadas e sinceras.

Isso ainda é possível. Só precisamos tomar cuidado com as muralhas que construímos.