sábado, 18 de julho de 2009

Modéstia Interior se mostrará Externamente

Este é um GRANDE DESAFIO, apenas para aquelas que estão realmente dispostas a honrarem e agradarem a Deus com suas vidas, não importando o preço a ser pago ou o que os outros irão pensar a respeito.

Este post é a tradução do texto sobre modéstia mais impactante e confrontador que já li! Nele encontrei respostas que estava procurando já há algum tempo, e achei maravilhoso saber que uma jovem (neste caso, de apenas 17 anos), tem se disposto a ser tão radical em relação a sua pureza e sua imagem como Filha de Deus! Achei um texto lindíssimo!

No entanto, infelizmente, já posso "ouvir" (ou ler) MUITAS moças, mesmo que cristãs, questionando e dizendo que ele é um "Exagero", que não precisamos ser "tão diferentes do mundo assim"... Infelizmente, eu poderia ver muitas de minhas amigas afirmando ser impossível manter nosso padrão tão alto e tão firme assim!

Bom, pra mim este é um padrão absolutamente alcançável, e espero poder chegar a níveis ainda mais elevados de pureza e santidade como mulher de Deus! No final das contas, acho que tudo vai da sua disposição e desejo em impactar esse mundo com sua vida, deixando de ser amiga do mundo para ser verdadeiramente Amiga, Filha e Representante de Jesus!

Para aquelas que possuem esse desejo e querem dizer sim ao desafio - Deus as abençoe e faça-as almejar padrões cada vez mais altos a cada novo dia! ;)

..........................................................................................................................



**Atenção: Cavalheiros, por favor reparem que este é um post de damas. Procedam com cautela.**

Eu estava querendo postar uma “Checklist” básica sobre Modéstia há algum tempo, e aqui está. Eu procurei recolher na internet uma visão mais ampla do que seria e é considerado ser modesta sem ser considerada legalista. E é isto. Apesar de que eu acho que a linha base é que, se você tem modéstia e feminilidade interior de coração, isso se mostrará externamente.

Checando o coração

A primeira coisa é orar e pedir que o Senhor lhe mostre e lhe convença de qualquer imodéstia do coração. A Bíblia nos fala para sermos puros de coração, pois estes verão a Deus (Mateus 5:8). Ver Deus? Eu acho que isso significa que eles verão a Deus não somente no Céu, mas aqui na terra. Nós estaremos aptos a ver e conhecer a Deus com entendimento espiritual porque nós somos “puros de coração” e nada embaça nosso julgamento espiritual.

- Questões para perguntar a si mesma:

1) O que minhas roupas falam sobre meu coração? Elas mostram que eu tenho modéstia interior?
2) Qual a intenção do meu coração quando eu coloco uma roupa? É para estar na moda ou para impressionar ou para chamar atenção?
3) Minhas roupas refletem meu valores Bíblicos de Modéstia, auto-controle, e vestuário respeitável ou elas refletem os contra-valores da cultura em que vivo?
4) Minhas roupas refletem rebelião de coração?
5) Eu estou tentando me identificar com Deus através de meus trajes ou com a última e melhor moda?
6) Eu tenho pedido para meus pais, mulheres mais velhas, ou outras pessoas de Deus avaliarem meu guarda-roupas?
7) Minhas roupas revelam meu empenho em buscar a Deus e agrada-lo ou elas revelam que Deus vem depois do meu conforto ou estilo de vida?
8) Se eu estivesse em pé numa multidão de pessoas do mundo, eu me sentiria embaraçada por estar vestida femininamente modesta?

Eu espero que esta lista acima realmente a ajude se você está tendo alguma luta em ouvir a Deus no seu coração, ainda que você já se vista modestamente e femininamente. Você também pode aplicar isso para como você usa maquiagem e a intenção de seu coração nisso.

Checando o Guarda-roupas:

Quando você veste alguma coisa, você deveria sempre fazer uma checagem pra ver se está expondo seu bumbum, a parte inferior de suas costas, seus ombros, ou seu busto. Também existem muitas outras coisas para checar. Você deveria checar sua roupa se você está em casa ou se vai sair, da mesma forma que modéstia deveria ser algo que você mostra todo tempo.

- Questões para perguntar a si mesma:

1) Quando eu me abaixo ou me levanto, minha blusa se movimenta mostrando alguma coisa? Se sim, eu deveria mudar isso ou eu posso usar um alfinete de segurança por dentro da roupa? Ou é indecente para alguém e deveria ser totalmente rejeitada?
2) Se eu uso uma camisa de botão, você pode ver algo no espaço entre os botões? Se sim, adiciono mais botões ou ponho uma camiseta por baixo.
3) Se eu visto uma blusa de alça fina, do tipo top, frente única ou transparente... hum, nada pode ajudar nesses casos. Volte para o armário e rejeite a frente única e a blusa transparente. Você pode usar blusas sem mangas por baixo de outras, mas não deve usa-las sozinhas pois elas expõem muito a pele. Além disso, a maioria dos rapazes acharia estas roupas uma pedra de tropeço em suas lutas contra a sensualidade e a luxúria.
4) Eu posso ver o forro do sutiã através da minha blusa ou da gola?
5) Dá pra ver alguma parte da minha barriga quando eu levanto meus braços ou quando me levanto?
6) Dá pra ver alguma parte do meu busto, me curvando ou não?
7) Minha blusa é demasiadamente apertada? Ela se dobra abaixo do meu busto ou o aperta? Os botões da frente se trituram dando a impressão de uma blusa apertada ao redor do meu busto? Lembre: suas camisas devem ser suficientemente apertadas para mostrar que você é uma mulher, mas suficientemente folgadas para mostrar que você é uma dama.

Na parte de trás:

1) Minha barriga aparece quando eu levanto? Se sim, minha saia está muito baixa? Eu preciso trocar a blusa por uma mais longa ou a saia por uma mais alta? Ninguém pode evitar olhar para seu bumbum ou para sua roupa íntima aparecendo quando você levanta. Não embarace a si mesma por vestir algo que você pode esquecer de “vigiar”.
2) Eu posso ver as linhas de minha roupa íntima através da minha saia ou calça? Se sim, está muito apertado. Troque por algo mais folgado.
3) Minha saia está muito curta? Para checar, você não precisa levantar para ver se elas batem nos joelhos, e sim sentar. É possível que alguém veja acima dos meus joelhos? Se sim, troque, e sempre lembre de cruzar as pernas se você é uma dama.
4) Minha saia é muito transparente? Fique de frente para a luz do sol para ver. Se sim, use uma combinação.
5) Realmente tente manter distância de saias espalhafatosas, com cores vivas, enfeitadas com borlas e efeitos ciganos. A Bíblia nos fala para sermos modestas, acanhadas, reservadas e para não chamarmos atenção para nós mesmas.
6) Meu salto alto faz meu vestido ou saia parecer mais curto? Se sim, pegue um par diferente. Sapatos de salto alto podem ser considerados “picantes”, então se certifique de que você está usando um par modesto cujos saltos não sejam muito altos. Minha mãe só nos deixa usar saltos menores que 2 polegadas (+/- 5 cm), apesar de que prefiro completamente os tênis.
7) Evite meias-calças. Elas chamam muita atenção para as pernas, especialmente as pretas. Algumas mulheres de uma equipe de louvor perguntaram aos homens na congregação se usar meias-calças era uma distração/perturbação mental, e eles responderam que era mais perturbador para eles do que pernas nuas. Não estou falando que é assim em todos os casos, mas é algo a se pensar.

ROUPAS DE BANHO

A última vez que eu usei um traje de banho foi quando eu tinha 14 anos. Eu usei um biquíni num evento da igreja, e voltando atrás eu vejo quão revelador e imodestamente apertado ele estava. Pessoalmente eu não nado e quando o faço, eu uso uma saia com shorts por baixo e uma camiseta. Quando você comprar ou colocar um traje de banho, certifique-se de fazer a checagem sobre modéstia acima. Se certifique que ele não está acima do joelho, nem muito apertado, e não deixa alguma parte do corpo à mostra.

Antes de eu começar a ler a Palavra e encontrar respostas nela, eu ficava zangada por ter sido feita para usar calças ou saias. Eu estava mostrando modéstia e feminilidade externamente, mas internamente eu não estava correta com Deus nem pura no coração.

Eu espero que essa “Checklist” de Modéstia tenha ajudado bastante a você. Se você sentir que eu esqueci algo, fique à vontade para me avisar e eu devo acrescentar. Lembre-se que se você tem modéstia e feminilidade internamente em seu coração, elas se mostrarão externamente.

Sinta-se à vontade para imprimir essa “Checklist” da Modéstia, seja para fixar na sua parede (perto do seu espelho sem dúvida) ou para dar a alguns amigos.

Bênçãos.

Miss Jocelyn


(Jocelyn é uma jovem de 17 anos de Indiana. Uma jovem que tem se dedicado a pregar a Pureza, a Modéstia e a verdadeira Feminilidade para as moças ao redor do mundo, a fim de que nós, Filhas de Deus, vivamos os valores Bíblicos de legítimas Mulheres de Deus. Ela possui 2 sites maravilhosos, os quais indico a todos – principalmente as meninas: A Pondering Heart (www.aponderingheart.com/blog) e Feelin’ Feminine (www.feelinfeminine.com) , além de escrever para uma revista cristã on line – Growing in Grace (www.growingingrace.com). Não deixem de visitar e praticar seu inglês – ou o tradutor do Google! =P )

Um comentário:

UM CANTINHO SÓ MEU disse...

Querida, não sou reformada, mas sou católica. E o problema q vc coloca existe aí e aqui.

Vc falou: "No entanto, infelizmente, já posso "ouvir" (ou ler) MUITAS moças, mesmo que cristãs, questionando e dizendo que ele é um "Exagero", que não precisamos ser "tão diferentes do mundo assim"... Infelizmente, eu poderia ver muitas de minhas amigas afirmando ser impossível manter nosso padrão tão alto e tão firme assim!"

Sim, muitos vem falar a nós tb que estamos sendo puritanas, exageradas, legalistas, etc.

Só lhe digo: não desanime. Tens uma companheira de lutas e oração. Abraços!