quinta-feira, 8 de abril de 2010

Modéstia é mais do que suas roupas - O que suas FOTOS falam de você?



Há quanto tempo não falamos de Modéstia, não é mesmo? Possivelmente, muitos dos novos seguidores não conheçam essa discussão. Mas, esses dias eu estava pensando novamente sobre esse assunto, e resolvi escrever. Mas, hoje não vou falar sobre roupas ou acessórios ou maquiagem ou coisas semelhantes. Quero ir além. Vamos falar sobre o que nossas FOTOS falam a respeito de nós!

Quem me conhece já há um pouquinho mais de tempo, e tem meu orkut ou fala comigo no MSN ou facebook, etc, já deve ter percebido uma coisa: eu quase nunca coloco fotos minhas em nenhum desses locais - nem mesmo nos blogs. Não gosto disso. Mas, nem sempre foi assim.

Antes de criar os blogs, eu, é claro, como todo "bom jovem" da nossa "sociedade virtual", já tinha meu Orkut há muito tempo. O criei quando ainda era adolescente, se não me engano. E, há não muito tempo atrás, provavelmente uns 2 anos ou menos, meu Orkut era REPLETO de fotos minhas!!! Acho que tinha umas 300 e poucas fotos só minhas - eram fotos de TUDO que acontecia na minha vida!! Tudo era oportunidade para tirar uma foto e "mandar pro orkut"! E, de forma geral, é assim que acontece com a maioria das pessoas. É incrível como o Orkut virou o "jornal da nossa vida"!! heheh..

No entanto, num determinado momento, o Senhor começou a me mostrar algumas coisas sobre o meu próprio coração. Ele resolveu me entregar, e revelou as reais motivações do meu coração, e o que todas aquelas fotos falavam sobre mim. E o que Ele me mostrou não foi nada bom. Minhas fotos, cada uma delas, escolhida tão minunciosamente, revelavam a vaidade que havia no meu coração. Mais do que isso: minhas fotos revelavam uma sensualidade escondida, camuflada, através da qual eu gostaria que minha "beleza" fosse ressaltada aos olhos dos outros. Eu precisei ver que a motivação para que meu orkut estivesse tão "recheado" de fotos minhas era que eu queria expor minha possível "beleza física" aos outros, queria que os outros reconhecessem minha aparência. E o pior é que esses "outros" eram, especialmente, os rapazes. Eu pude perceber o quão errado e perdido estava meu coração.

Uma coisa interessante é que eu nunca fui uma pessoa muito "sensual", nem minhas fotos. Nunca gostei de roupas muito decotadas ou curtas ou explicitamente sensuais. Mas, ainda assim, ainda que com "roupas comportadas" (às vezes não tão comportadas quanto deveriam ser - mas ainda consideradas "normais" pela sociedade em geral), não eram apenas minhas roupas ou a maquiagem ou qualquer coisa do tipo que falavam nas fotos. Havia também um olhar, um sorriso, uma pose diferente, uma intenção nas entrelinhas... e tudo isso falava muito mais do que minhas roupas - e fala!

Então, não pude deixar de pensar sobre essas intenções. Por que que eu sempre escolhia tão criteriosamente as fotos que iriam e as que não iriam ser publicadas no orkut? Era engraçado como que podia acontecer uma briga entre eu e minha irmã se eu colocasse uma foto em que ela se achasse "feia" no meu orkut, e se ela colocasse uma foto em que eu me achasse "feia" no orkut dela!! Ficávamos emburradas uma com a outra mesmo!! Por que "não era qualquer foto que podia ir para o orkut"! Mas somente as fotos que mostrassem "aquilo que nós gostaríamos que as pessoas vissem ou pensassem a respeito de nós". E o que nós queríamos era sermos achadas BONITAS pelas pessoas (especialmente os rapazes! coff coff!)

Cara, quando Deus me mostrou tudo isso, e foi exatamente quando Ele começou a me revelar minha verdadeira Identidade e o que importava mesmo em mim, eu me senti tão errada, tão mal, tão "impura" diante dEle. Porque eu sabia que minhas intenções eram impuras, especialmente em relação aos rapazes. E aquilo me deixou mal mesmo. Foi quando tomei a decisão de apagar TODAS as minhas fotos do orkut! Não foi uma decisão fácil. Confesso que houve uma resistência por parte da minha carne e da vaidade que havia em mim. Minhas fotos estavam lá há anos! Havia fotos desde quando eu tinha criado meu orkut! Fotos que eu nem tinha mais gravadas no computador! Mas eu precisei tomar aquela decisão. E a tomei! E não me arrependo disso! Chegou um momento em que eu não gostava nem de pensar mais em um rapaz chegando no meu orkut e olhando minhas fotos e "apreciando minha 'beleza' ". Não! Isso estava errado! Não era assim que as pessoas deveriam me olhar e me enxergar - não era por minha aparência exterior, mas pela pessoa que eu era!

E, hoje em dia, olhando as fotos dos orkuts do pessoal que conheço, principalmente os adolescentes e jovens (e principalmente as moças!), fico tão triste ao ver isso acontecendo ainda. Outro dia estava vendo umas fotos no notebook da minha tia, fotos de uma prima adolescente e suas amigas adolescentes, moças de 15, 16 anos, com tanta sensualidade implícita, tanta maldade em seus olhares, em suas poses e sorrisos e tudo mais. E aquilo me doeu. Está tão distante do que nós fomos criadas para sermos, enquanto mulheres! As mulheres de hoje tem sido tão roubadas e enganadas em sua sexualidade e sua feminilidade, que tudo acaba remetendo a uma imagem sensual delas. Não deve ser assim!

Mas, o que mais me deixa triste e preocupada, é ver que não tem sido muito diferente dentro das igrejas, ou nas vidas das pessoas que estão dentro das igrejas. Olhe o orkut das moças cristãs hoje - o que suas fotos estão falando? O que suas poses querem dizer? Querem convencer os outros de "quão bonitas elas são"? Querem afirmar sua "importância"? Infelizmente, tem sido assim nas vidas de muitas delas - como foi na minha.

E como são as SUAS fotos? O que elas tem falado sobre você? O que você está tentando falar através delas? Está querendo parecer "linda"? Ou você não coloca suas fotos e não as mostra pra ninguém porque se acha "feia"? Tem vergonha de sua feminilidade e por isso esconde suas fotos? A verdade é que nenhum dos dois caminhos é o correto. Ambos revelam a vaidade que existe em nós, nosso foco em nossa aparência externa, enquanto isso é a última coisa com que Deus se importa - e com a qual nós também deveríamos nos importar.

Esse deve ser nosso questionamento em tudo que fizermos - ao escolhermos nossas roupas, sapatos, jóias, ao nos maquiarmos, ao nos arrumarmos pra ir a qualquer lugar, ao preparar os cabelos, enfim... "Por que estamos fazendo isso?". Como está o nosso CORAÇÃO? É aí que mora a verdadeira MODÉSTIA.

Que, em todas as coisas, o Senhor possa provar nossos corações e revelar a nós a vaidade, o ego, o orgulho que habita em nós. Que Sua Graça e Seu Espírito Santo não nos deixem permanecer enganadas em nossos maus caminhos.


"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139:23-24)


7 comentários:

Hamanndah disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Agata Larsen disse...

Aline, infelizmente há pessoas que não têm o Espírito Santo de Deus a agir nas suas vidas. Eu louvo muitíssimo a Deus por Ele te dar entendimento, uma renovação dos valores e padrões cristãos! O que posso dizer, é que sempre haverá pessoas que tentarão derrubar a tua fé, a tua caminhada em busca de santidade! Mas que os teus olhos sempre estejam fixos no Deus Todo-Poderoso, e digam o que disserem, firma-te no Altíssimo. Deus é o teu Juiz! Amo-te em Cristo ^^

Aline Ramos disse...

Obrigada, Ágata!!! ^^ Realmente agradeço muito a Deus por sua vida!! Fico muito feliz em saber que existem Mulheres segundo o coração dEle ainda em nossa geração! Sim, vamos nos manter fortes, firmes nos passos de Jesus, com os olhos fixados unicamente nEle, sem deixar que nada nos desanime ou afaste de Seus Propósitos e de Sua Santidade!!

Beijos, linda!! Amo você em Cristo tbm!!!

Aline Ramos disse...

Hammanndah, achei melhor apagar seu comentário, pois sem dúvida seu objetivo, em nenhum momento, foi de edificar outras vidas. Oro pra que você possa conhecer pessoalmente ao Senhor Jesus, e receber a graça de Deus para ser salva, renovada e purificada por Ele!

Unknown disse...

Oi Aline, obrigada por visitar nosso blog! Estarei adicionando o seu blog a nossa lista tbm.
Qq coisa estamos disponíveis

Fique com Deus!

Bjao

Simone
www.mulherescompropositos.blogspot.com

Unknown disse...

Querida,


isso aconteceu tambpem em meu coração , e agora lendo esse post me deu conta disso, rsrs
Louvado seja Deus ...
Infelizmente, as pessoas estão muito preocupadas em estarem fisicamente ótimos ...mas não se preocupam com a construção do caratér e com a beleza interior...
Quer um exemplo: pergunte a um jovem "Há quanto tempo prourás um (a) princesa/principe ? provavelmente irão falar sobre suas muitas experiências , como andam "quebrando a cara" e como é dificil encontrar pessoas leal, fieis, que preencham seus requisitos internos ... e então , pergunte a este mesmo jovem "Há quanto tempo , tens trabahado em suas condutas e modo de vida para tornar -se princisa/principe ?" ... tenho feito essa pergunta a algusn jovens , e a maioria se espanta e responde "Nuncza pensei nisso antes..."
Como é dificil... procuramos nos outros ao nosso redor, o que não temos em nós mesmos ...

sim, amiga... As fotos, e muitas outras atiudes (como mensagens, músicas , videos, etc) tem revelado a sujeira que há em nosso interior ....

Um grande abraço, e obrigada pela ótima reflexão .

Dai =)

Anônimo disse...

obrigada, eu estava precisando desse texto.