terça-feira, 26 de abril de 2011

Transformai-vos... pela renovação da vossa mente!

Como eu disse no último post, neste último feriado e final de semana estive participando de um acampamento de jovens da Igreja Batista Central de Fortaleza chamado #estalo e cujo tema central era: "Renove sua mente" (ou "Renove Your Mind" como ficou mais conhecido! rs). E eu queria falar um pouco desse tempo que Deus mesmo preparou para minha vida.

Eu fui para o #estalo com expectativas muito grandes, conforme também comentei no post anterior. Meu entusiasmo por conhecer a igreja do "Pedro Pamplona" e do "Fellipe Mastrillo", dois jovens cujos blogs acompanho e admiro muito, especialmente sendo ela uma igreja tão jovem, era enorme.

No entanto, ao chegar lá, tudo foi quase totalmente diferente do que eu havia imaginado. Todas as minhas idealizações prontas e acabadas do que eu viveria foram frustradas e, devo confessar, passei por momentos muito difíceis lá. Tive dificuldade de me adaptar, de me relacionar e meu coração foi se fechando a cada momento por não ter encontrado lá aquilo que ele estava procurando.

Eu nem imaginava o que Deus estava preparando para estes dias. Porém, havia algo que, mesmo em meio aos momentos mais difíceis que passei, ecoava em meu espírito: o Senhor está no controle! Eu cria nisso. Sabia disso. Sabia, mesmo quando eu não queria acreditar muito, que Deus tinha algum propósito com tudo o que estava acontecendo e minha oração era que eu conseguisse compreender esse propósito e vê-lo se cumprindo na minha vida.

E o propósito era revelar o pecado do meu próprio coração. Era manifestar as coisas que estavam escondidas, ou que eu tentava esconder de mim mesma e dos outros, as coisas que eu usava para me justificar em detrimento dos outros.

A cada ministração da Palavra que eu ouvia (que, aliás, foi uma melhor do que a outra), Deus me mostrava pecados que precisavam ser tratados e retirados da minha vida. Coisas que eu achava que já haviam passado, mas que ainda estavam lá, camufladas.

A verdade das minhas expectativas quanto ao encontro? Eu esperava encontrar uma igreja perfeita, com pessoas perfeitas e que fossem a resposta para todas as perguntas. Eu achava que sabia de todas as verdades, que sabia qual era o método correto, como as coisas deviam acontecer, o que era melhor diante de Deus e, ao me deparar com coisas diferentes do que eu havia definido como certo, me achava no direito de sentir frustrada.

Orgulho. Justiça-própria. Legalismo. Perfeccionismo. Julgamento alheio. E a fonte de todos estes males: dificuldade em aceitar o amor gratuito de Deus, que não depende de comportamentos corretos, que não depende de métodos nem de estereótipos, que depende somente da Sua GRAÇA. Essas foram as coisas que o Espírito Santo falou ao meu coração num momento de ministração em que vimos um vídeo da Paixão de Cristo, que falava desse amor sem medidas e sem condições, e após o qual fomos convidados a escrever nossos pecados e depois pregá-los em uma cruz de madeira, simbolizando a entrega deles diante da cruz de Cristo.

Deus falou TANTO comigo neste momento. Me mostrou como, durante toda a minha vida, eu havia precisado me esforçar muito para fazer coisas admiráveis para, então, me sentir amada. Como me era tão importante ser a melhor aluna, para poder receber um elogio dos meus pais. Como as pessoas sempre comentavam sobre meu desempenho escolar e quanto isso representava o amor e aceitação que eu esperava receber. E, assim, me tornei perfeccionista. Fixada em bons desempenhos. E, mesmo sem perceber, eu trouxe isso para minha vida com Cristo. E a verdade é que eu julgava a mim mesma e às pessoas ao meu redor pelos seus (nossos) desempenhos: o que é feito de bom e admirável. E quem quer que não externasse boas obras, não merecia o amor do Pai.

Que tristeza! Falava tanto da Graça, mas ainda não a entendia no meu dia a dia. Tanto não a entendia que me achava no direito de julgar pessoas. As pessoas que Deus havia amado de tal maneira que havia dado Seu Filho Unigênito para salvá-las. E foi quando o Espírito Santo falou ao meu espírito:

"Esse Amor não pode ser conquistado por obras, Aline! Não depende de obras. Ele é GRATUITO. É INCONDICIONAL. Deus simplesmente ESCOLHEU amá-los! Não fique assim tão preocupada com as obras, elas virão! Sou Eu quem as fará brotar, crescer e se aperfeiçoar em cada um dos escolhidos do Pai! Não espere isso de homens. Vocês não são capazes de fazer isso. Sou Eu quem o faz! Eu que convenço do pecado, Eu que os ajudo a mudar. É de Deus que vem o dom da Fé e o aperfeiçoar dela. Pare de esperar que as pessoas sejam perfeitas, que as igrejas sejam perfeitas para que, então, você possa amá-las. Deus não esperou que vocês fossem santos para os amar! Você não encontrará obras acabadas e perfeitas, você encontrará pecadores, assim como você. Esperar outra coisa é ilusão. Então, ame-os, assim como Nós os amamos! Receba esse Amor GRATUITO que temos para você, e ame assim também!".

Minhas lágrimas não foram suficientes para mostrar todo o meu arrependimento ao ver que tudo isso estava no meu coração. Que eu ainda não havia compreendido esse Amor de GRAÇA com o qual Deus me ama e ama a cada um que Ele chama para a Salvação! Entendi que meus olhos não devem estar em homens, mas no Senhor!

Não, as pessoas não eram assim tão ruins por lá (rs). Elas eram apenas pessoas. O problema estava em mim, que esperava que elas fossem conforme a MINHA vontade e que as julgava caso se desviassem algo disso. Esperava que elas fossem perfeitas por professarem a fé cristã, enquanto elas eram apenas pessoas salvas pela graça, assim como EU! E, então, olhando pra mim e pro meu próprio pecado, e olhando para Deus e Sua infinita Graça e Amor, recomecei a aprender a amar. Aprendi a abrir mão de meus preconceitos, de meus paradigmas, de minhas falsas verdades, e a olhar os outros através dos olhos de Cristo. E que GRANDE diferença isso fez em minha vida! Que GRANDE significado isso trouxe para todos os momentos vividos em cada dia desse final de semana.

Verdadeiramente, Deus me trouxe até aqui para um #estalo e, sem nenhuma sombra de dúvida, para a RENOVAÇÃO DA MINHA MENTE. Foi exatamente o que Ele fez! Abriu meus olhos e me ensinou a ver com o Amor que Ele vê. Não sem Sua Santidade e Justiça, mas sem nunca deixar de lado esse Amor que motivou o ápice do agir de Deus na história do homem: a entrega de Seu próprio Filho por nós!

Sim, vivi em plenitude o sentido da Páscoa. E saio daqui amando profundamente estes meus irmãos que se reúnem como Corpo de Cristo aqui em Fortaleza, com o sentimento claro de fazermos parte da mesma essência gloriosa: a Igreja Separada do Cordeiro! Saio daqui admirando-os DEMAIS por sua integridade e compromisso com a Palavra de Deus, com a pregação de um Evangelho puro e vivo, mas sem medo de romper paradigmas de modelos e métodos para alcançar a todos com esta graça. Saio daqui depois de muitas risadas (MUITAS!) e também de muitas lágrimas - de alegria e gratidão a Deus, porque tenho quase certeza de que não há nada mais belo nesta terra do que o encontro entre os membros do Corpo de Cristo espalhados por aí e o reconhecimento de Cristo em cada membro!

Louvo ao Senhor por Sua Soberania, por Sua misericórdia comigo, por Sua paciência em me mostrar meus pecados e me ajudar a combatê-los e vencê-los, por Seu Amor que se destina a um ser tão finito e cheio de falhas como eu e ainda vai além disso - inunda a este ser e o torna digno de também aprendê-lo e manifestá-lo! Foram dias incríveis! (Sem falar da reunião do Surfistas de Cristo!!!!! Wooowww!!! \o/\o/\o/ Sem palavras pra descrever!!) Levarei cada um como marcas em minha história, e aprendizados que espero não mais esquecer.

Fica a homenagem e o carinho a cada um desses irmãos. E a glória e o louvor a Deus!

"Transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus" (Romanos 12:2)



4 comentários:

Aline Ramos disse...

"por maiores que sejam as fraquezas e os defeitos que se possam encontrar, a Igreja ainda é a noiva do Senhor e caminha ao encontro do Noivo buscando se aperfeiçoar sobre o tripé santificação, comunhão e missão”. (Éber Lenz Cesar). Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela para a santificar. Assim como Ele amou, nós também devemos amar a nossa igreja e nos santificarmos para que ela possa ser melhor a cada dia.

(Por Renato Vargens)

É isso!

Izabel disse...

Uaaaaal que incrível, que incrível ler essas palavras Aline é sempre tão bom ver como vc consegue falar coisas qe no fundo a maioria de nós sente, EU me incluo. (toda essa historia de aceitação, nossa como eu sei o que é isso)
Gostaria de ter ido, mas não deu sniff sniff.
Mas Deus é mesmo muito amoroso, tenho visto Ele colocar pessoas em meu caminho com a finalidade de me mostrar exatamente isto que você falou no texto.

E que alegria é ter noticias de mais uma parte dessa família enorme e querida que a minha família em Cristo.

bjos querida.

Aline Ramos disse...

Obrigada, Izabel!

Sabe o que acho mais incrível? A paciência de Deus em suportar nossas trevas, essas falhas que já não deviam mais existir mas que existem, e Sua misericórdia em nos perdoar e, mais do que isso, nos ensinar a mudar. É como um Pai ensinando seu filho pequeno, que precisa falar um monte de vezes a mesma coisa e vê o menino cometendo o mesmo erro antes de, finalmente, ouvi-lo. Mas ensina com amor. Um amor que não merecemos.

É assim que me sinto. Vejo TANTO em mim que ainda precisa ser mudado, e vejo tanta misericórdia de Deus! Cada dia mais tenho certeza que vivo somente pela Graça de Deus! Na esperança do que Ele está fazendo e ainda irá fazer!

O negócio é continuar correndo a corrida que nos foi proposta, olhando pra graça de Deus e lutando o bom combate!

Fico feliz em poder ajudar de alguma forma, Izabel! Beijos, minha irmã! Fica firme aí!

ly disse...

Deus é bom! Simples assim, seu testemunho edificou muito meu coração, que o Senhor conceda a ti, palavras de direção, revelação e conhecimento. Shalom. Lylyan Coelho