sábado, 21 de maio de 2011

Os maravilhosos NÃOs de Deus

Eu não tenho muitos anos de vida, quanto menos de caminhada com Cristo, aprendendo com Ele o que é ser sábio. No entanto, mesmo neste pouco tempo, tenho aprendido muitas coisas que fazem toda a diferença em minha vida hoje. Uma delas, que se torna mais nítida quanto mais o tempo passa, é a maravilhosa bondade de Deus manifesta em Seus “NÃO’s”.

Sim, é isso mesmo! Muito mais vezes do que normalmente desejamos, recebemos esses preciosos “NÃO’s” de Deus. Às vezes eles são assim, em “Caps Look” mesmo, outras vezes são mais mansinhos, mas eles sempre estão surgindo em nossas vidas. Desejamos tanto alguma coisa, oramos a Deus, nos preparamos e achamos que tudo já está no mais perfeito lugar para recebermos nosso SIM e, de repente... recebemos um NÃO. E, quem pode adivinhar uma área de nossas vidas em que esses NÃOs são piores do que terremoto no Japão? Isso mesmo! Romance.

Talvez seja algo típico da idade, essa fase de jovem e solteiro, esperando o paraíso que será encontrarmos aquele cônjuge perfeito e formarmos uma família perfeita ao lado dele e juntos buscarmos a Deus a cada dia de nossas vidas, mas ainda estou procurando encontrar uma área em que os nãos de Deus causem mais birras de nossa parte.

Durante minha adolescência, eu recebi muitos destes nãos. Na verdade, foram estes nãos, que depois entendi que foram manifestação da graça de Deus que já estava sobre minha vida, que mantiveram minha pureza guardada até hoje. Quando o que eu queria era ter um relacionamento romântico, como todos os outros, e ia baixando meus padrões para que isso pudesse acontecer, Deus SEMPRE vinha com o Seu gracioso NÃO. E sempre me salvava.

Quanto mais o tempo foi passando, e os nãos se repetindo, mais os meus olhos foram se abrindo para ver quão sábio foi cada um deles. Eu poderia falar de cada situação, em meus 16, 18, 20 anos, em que eu achava que havia encontrado a pessoa perfeita e a fonte da felicidade e Deus me disse NÃO. Não, em nenhuma delas foi simples aceita-los e, ao me deparar com eles, me conformar. Pelo contrário, eu esperneava como criança que quer um brinquedo e o pai não quer dar, ou como adolescente que quer ir ao passeio que todos os amigos vão mas seus pais não permitem.

Minha postura, e suposta arma, era: insistir. “Mas, Senhor, olha só isso, isso e isso...”. Sabem aquela coisa de tentar convencer Deus de que Ele é quem está errado e não você? Ou então, quando a consciência nos acusa demais, aquela segunda saída de convencer VOCÊ MESMO de que esse “não” não é de Deus, mas alguma coisa da sua cabeça? Só sabemos de uma coisa: não aceitamos esse “não”, pois tudo é “tão perfeito”.

Escrevo esse post, meus irmãos (e especialmente minhas irmãs), pois já precisei ralar muito o joelho e perder muito do meu tempo de descanso em Deus até começar a aceitar de bom grado e de coração os “nãos” de Deus. E, conversando com irmãs queridas, pessoas que acompanham o blog ou amigos pessoais, vejo a mesma coisa que aconteceu comigo se repetir. Por isso, falo um pouco para vocês.

Existem muitas formas de percebermos quando Deus está nos dizendo NÃO, e devemos estar atentos (muito atentos) a cada uma delas. Tenham certeza de que não nos será nada bom insistirmos em viver algo para o qual o nosso Pai e Senhor que tanto nos ama diz não! Portanto, quando aquela luzinha vermelha do não de Deus começar a piscar, PARE. Não queira continuar por esse caminho. Ele não será o melhor para você.

Gostaria de citar 4 formas de percebermos quando Deus está nos dizendo não.

1) NADA DÁ CERTO!

Sabe quando a gente tenta muito fazer uma coisa e parece que tudo conspira contra? A gente faz tudo bem direitinho, toma todas as precauções, tem as melhores motivações, senta, planeja e tem a certeza de que tudo dará certo e... dá errado! ATENÇÃO! Isso pode ser um sinal de um não de Deus! Já vivi isso MUITAS vezes! O pior é que a gente coloca a mente pra funcionar e avaliar o que fizemos de errado pra que não tivesse dado certo, e não encontramos nada! Então, entramos em parafusos! E nossa reação costuma ser: se não fiz nada de errado, então devo continuar insistindo! É verdade que nem sempre que algo não dá certo em nossas vidas, da primeira ou segunda vez que tentamos, não é a vontade de Deus para nós. Porém, muitas vezes, realmente não é. Então, como temos as duas possibilidades, precisamos ficar atentos e realmente considerar a opção de que algo não esteja evoluindo porque esse não é o caminho de Deus (especialmente quando se trata de romance, hein, mocinhas!).

2) CORAÇÃO SEM PAZ!

Coração não está em paz? ALERTA URGENTE! Esse é um dos que mais presto atenção em minha vida. Sabe por quê? Porque nós temos o Espírito Santo habitando em nossas vidas, e Ele testifica ao nosso espírito quando algo não está legal. Sempre que eu achei que tinha achado “a pessoa certa” e Deus vinha com um não, a verdade é que eu já sabia, lá no fundinho do coração, que tinha algo errado - antes mesmo do “não” chegar. Nós sabemos, pessoal! Sabemos quando estamos nos desviando dos planos de Deus, quando estamos procurando desculpas para viver algo que não está sendo encaminhado por Deus, que fere a Sua Palavra. Quando algo é realmente vontade de Deus para nós, nós encontraremos paz em nossos corações. Deus nos convencerá e encaminhará as coisas. Não precisaremos ficar preocupados e confusos, pois o Senhor nos guia. É claro que, no início de um romance (o correto), sempre pinta aquela emoção forte, expectativas, ansiedade e isso pode fazer o coração ficar um pouco medroso ou confuso. No entanto, logo isso passa e vem a paz. Em todos os sentidos. Se não há paz, ATENÇÃO! Cuidado com o Não de Deus.
3) GUERRA COM OS PAIS!!!

Essa é uma parte BEM complicada! Devo confessar que faz pouquíssimo tempo que comecei a ter meus olhos abertos para a guerra de vontades e opiniões que tinha com meus pais. Eu não percebia isso, ainda que eles sempre me falassem, mas o fato é que eu sempre achava que EU estava certa e que ELES me contrariavam porque nunca entendiam meu lado – que sempre era o certo! Nossa! Como demorei pra entender que meus pais tinham razão quando reclamavam que eu nunca realmente ouvia as opiniões deles. Mas, um dia, entendi. Deus me fez entender. E me fez ver a EUFORIA dos nossos tempos de juventude – e o quanto ela pode ser prejudicial e imatura. Achamos que temos o mundo sob nosso controle e, em nosso entusiasmo sem fim, pensamos ter todas as chaves e saber onde todos os caminhos darão. Portanto, estamos SEMPRE CERTOS (no mínimo, sempre com razão!). Assim, negligenciamos as opiniões de nossos pais. No entanto, a cada dia tenho aprendido a enorme necessidade de OUVIRMOS NOSSOS PAIS. Ainda que seus pais não sejam cristãos, ainda que sejam diferentes de você, existe uma ordenança para nós, filhos: HONRAR E OBEDECER NOSSOS PAIS. Exceto quando as ordens de nossos pais forem para nos fazer quebrar as ordens da Palavra de Deus, nosso dever é honrá-los e obedecê-los. Eu já tive que chorar muito (de raiva!!!) até aprender o real sentido de honrar os meus pais e de ser submissa à autoridade que Deus deu a eles. E, mais do que isso, quando abri meu coração pra compreender que DEUS deu autoridade a eles sobre a minha vida, tenho visto quanta sabedoria há nos conselhos dos meus pais. Portanto, o que quero dizer é: se existe algo sobre o qual você e seus pais estão discordando, a ponto de brigarem e de haver divisão entre vocês, PARE! FIQUE ATENTO! É pouco provável, especialmente na área de relacionamentos, que o caminho de Deus para sua vida inclua a divisão entre você e seus pais! Sim, isso pode acontecer, mas a regra é o contrário. Se seus pais estão se posicionando firmemente contra alguma decisão sua, ATENÇÃO! Dê um tempo, abra mão por um pouco, ore a Deus e deixe Ele lhe mostrar o motivo disso. Deus escolheu quem seriam seus pais e lhe mandou honrá-los! No mínimo, você precisa ouví-los. E, dica minha, Deus comumente os usa para dizer os Seus NÃOs!

4) FERINDO A PALAVRA!

Esse é o mais óbvio! Se qualquer decisão sua ferir aquilo que o Senhor lhe manda fazer e viver em Sua Palavra, nem tem sinal amarelo, já é VERMELHO direto! No romance, é incrível como arrumamos desculpas para justificar nossas escolhas contrárias ao que a Palavra nos diz. “Nos envolveremos com um rapaz não-cristão porque podemos “evangeliza-lo”; não nos importaremos tanto com o fato dele ser um “crente-raimundo” (um pé na igreja e outro no mundo) porque ele vai mudar; não queremos ver como ele é irresponsável, como trata mal sua mãe e irmãs, como é preguiçoso, como não fala de coisas sérias e só sabe fazer molecagens, porque todas essas coisas passarão com o tempo...”. Desculpas para contrariar os princípios que a Palavra nos ensina. NUNCA dará certo se escolhermos um caminho contrário à Palavra de Deus! Pessoal, NUNCA! Se você está vendo algum comportamento na pessoa de quem você está gostando, a respeito de quem você está refletindo, que fere os princípios de relacionamento das Escrituras, faça como José do Egito: CORRA BEM LONGE!!! O único caminho que leva para a vida é Jesus e os Seus ensinos estão em Sua Palavra. É por ela que devemos guiar nosso viver!

Por fim, faço até mesmo um pedido, o mesmo que repito para mim cada vez que me deparo com uma dessas situações: NÃO NEGLIGENCIE OS NÃOS DE DEUS! Se os aceitarmos, confiantes no Senhor, experimentaremos a grandiosidade e a indizível expressão de AMOR, CUIDADO, ZELO do nosso Pai e Salvador para com nossas vidas que se faz presente nestes “NÃO’s”! Não precisamos chorar, ficar bravos ou desesperançosos quando recebemos um deles. Sem dúvida, um dia perceberemos o quanto eles são MARAVILHOSOS!


“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv. 16.1)

2 comentários:

Bruna Porto disse...

Que texto maravilhoso.. Me identifiquei demais com o texto...

Gostaria de poder publicar no meu blog, posso?

Me add no msn, seria ótimo trocar experiências com você... princesadapureza@hotmail.com

Fique na paz Princesa de Deus... Que Deus te abençõe infinitamente mais!!!

Aline Ramos disse...

Oii, lindaaa!!
Claro que pode publicar no seu blog!! Fique totalmente à vontade!! ;)

E vou te add no msn sim!! Será ótimo trocarmos muitas idéias!!

Beijos, queridaa!! Deus continue a lhe guiar tbm!!