quarta-feira, 25 de maio de 2011

A pureza da noiva e a missão dos homens



“Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também pode trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito.” (Efésios 5: 25-27)


Efésios, capítulo 5, um texto tão estudado para se compreender o papel do homem e da mulher mediante a condição do relacionamento conjugal. No entanto, não é sobre “o marido ame a sua esposa e a esposa seja submissa ao seu marido”, especificamente, que quero falar hoje. Porque há algo incrivelmente maravilhoso ainda muito escondido no restante destes versículos, e é uma mensagem para os homens.

Homens, o chamado de Deus para suas vidas de maridos é que vocês sejam para suas esposas o que Cristo é para Sua Igreja. Essa é a missão de vocês quer vocês ainda estejam solteiros, quer já tenham conhecido suas futuras esposas ou quer já estejam casados. Vocês são chamados a olhar para esta mulher que Deus escolheu para ser sua auxiliadora da forma que Cristo olha para Sua Igreja – e com os mesmos objetivos que Ele o faz.

O versículo 25 de Efésios 5 fala que o marido deve amar sua esposa como Cristo amou a Igreja. E como Cristo amou Sua Noiva? Dando sua vida por ela. Porém, há ainda uma outra pergunta que é feita e respondida neste texto, e que deve ser feita por todos os homens para quem essas palavras são dirigidas: Para quê Jesus deu a sua vida pela Igreja? Essa resposta determina uma postura, um objetivo de vida que toda verdadeira mulher espera de um verdadeiro homem, especialmente numa relação amorosa para matrimônio.

E as respostas são duas:


1) Para dedicar a Igreja a Deus

“Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra” (Efésios 5:26).

Que objetivo lindo! Cristo nos amou, Sua Igreja e Noiva, e se entregou por nós para poder dedicar-nos a Deus. Ele não apenas “pagou o preço da nossa liberdade”, como um senhor que tem pena do escravo paga o preço ao seu dono para que ele possa ser livre. Ele resgatou sua noiva, mas também cuidou dela, lavando-a de toda a sujeira e purificando-a de toda a maldade e pecado através da Sua palavra (Ezequiel 16: 3-14). É o que Cristo tem feito até aqui. Tem cuidado de nós, nos purificado dia-a-dia, para oferecer-nos a Deus.

Essa é também a missão do marido para com sua esposa. Por isso ele é chamado a ser sacerdote. Um de seus objetivos enquanto esposo deve ser cuidar de sua esposa, lavando-a de toda a sujeira, lutando por sua purificação, para apresenta-la a Deus um dia.

Homens, vocês foram instituídos sacerdotes do casamento e da família! Olhem para suas esposas como Cristo olha para a Igreja e dediquem-se a prepara-las como sacrifícios totalmente agradáveis a Deus, a exemplo de Jesus.


2) Para preparar a Igreja para Si
“E fez isso para também pode trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito.” (Efésios 5:27)

Cristo também amou Sua noiva e entregou-se por ela para poder trazê-la para perto de si, e aqui estão os adjetivos que todo noivo deve esperar encontrar em sua noiva, como Cristo espera encontrar em nós: em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito. Uau! Para mim, esta é uma das grandes revelações a respeito da missão do homem em seu relacionamento com uma mulher.

Diante de uma realidade em que os homens são os violadores da pureza das mulheres, são aqueles que causam as manchas e rugas e frustrações e amarguras e tantos outros defeitos, Deus revela em Sua Palavra que o Seu chamado para os homens é exatamente o oposto.

Homens, SUA MISSÃO é dedicar-se para que sua noiva (namorada/esposa/futura-esposa) aproxime-se de você PURA E PERFEITA. Essa é uma luta que deve ser chefiada por VOCÊ! Esse deve ser um OBJETIVO seu! Ou seja: Deus criou você para ser o guardião, e não o violador, da pureza, da santidade, da verdadeira beleza da mulher que Ele confiar a você!

Vocês não podem imaginar o quanto nós, mulheres, precisamos disso! Num tempo em que os homens esqueceram quase completamente disso, nós precisamos assumir esse papel e nos tornar nossos próprios “guardiões”. Mas Deus chamou VOCÊS para o serem.

Isso é MUITO importante quando tratamos de relacionamento pré-conjugal (namoro e noivado). Os relatos mostram que, normalmente, são os homens que pedem às mulheres para “avançar o sinal”, para “ir um pouquinho mais além”, para PECAR. Enquanto isso, as mulheres precisam se tornar os soldados que sempre dizem o não e resistir contra toda a tentação vinda de seus parceiros, como se não bastasse a tentação de sua própria carne e de Satanás. É claro que isso não é a totalidade dos casos, mas refletindo a realidade dentro da igreja, é o que costuma acontecer. Aqueles que deveriam estar lutando pela pureza de suas futuras-esposas são exatamente os maiores inimigos desta pureza, porque elas estão envolvidas, porque são muito mais tentadas por aqueles a quem amam e a quem não querem magoar. Então, a noiva que deveria aproximar-se do noivo em TODA A SUA BELEZA, PURA E PERFEITA, SEM MANCHAS OU RUGAS OU QUALQUER OUTRO DEFEITO, é privada disso pelo próprio noivo.

Rapazes, quando vocês olharem para suas namoradas ou noivas, lembrem-se disso: vocês devem ser para com elas como Jesus é para com Sua Igreja – desejando trazer para perto de si uma Noiva TOTALMENTE PURA E IMACULADA. Não as deixem lutar por essa pureza sozinhas. Não sejam os instrumentos de provações e tentações em suas vidas. Mas entendam que vocês são chamados a serem os GUARDIÕES, os PROTETORES desse tesouro incalculável que Deus colocou em suas mãos: a PUREZA DA NOIVA!

Não tenham dúvidas de que as bênçãos que este tesouro, quando bem guardado, semeado e valorizado, pode trazer dentro da aliança de vida que vocês firmarão no casamento serão muito além de tudo o que possa parecer tentador antes disso. Nós precisamos saber que vocês estão lutando ao nosso lado, e não contra nós, que serão os nossos protetores, aqueles que lutarão pelo nosso bem, nossa pureza e santidade diante de Deus até o fim, junto conosco.

Vivam como Deus os chamou para viver e vocês poderão provar da plenitude da felicidade, e da revelação desta gloriosa relação de Cristo para conosco, que o Senhor planejou para o casamento.

Guardem a Pureza da Noiva.

Nós contamos com vocês!

3 comentários:

Bruna Porto disse...

Uauuu que texto incrível..

Amei, vou imprimir e distribuir pros jovens da minha igreja....

Menina nunca li nem ouvi palavra igual a essa, que alegria poder ler textos assim, que Deus te abençõe infinitamente mais e que os nossos futuros noivos leiam esse texto e compreendam a grande responsabilidade que eles possuem...

Há lembra do seu post qeu pedi autorização pra publicar no meu blog?
Pois então está lá... Aí vai o link

http://princesadapureza.blogspot.com/2011/05/os-maravilhosos-naos-de-deus.html

BjoO

Fique na paz de Cristo...

Anônimo disse...

Querida Aline

Quanta sensibilidade aflorada nesse texto!! Vc tem uma habilidade genuína em comparar as situações da vida real dentro da Palavra.
Que dom lindo que o Senhor deu a vc.
Seus pais devem ter mto orgulho dessa pessoa tão especial.
Bjs e que a cada dia vc venha crescer em espírito e em verdade na presença do Senhor.
Rita

Aline Ramos disse...

Rita, querida, quanto carinho você tem demonstrado através de cada uma de suas palavras aqui no blog! Só posso dizer MUITO OBRIGADA! Você não imagina o quanto é fortalecedor poder encontrar, mesmo à distância, aqueles que estão trilhando o mesmo caminho estreito que fomos chamados a trilhar. Um caminho que não é só flores, mas é cheio de muita beleza e, acima de tudo, do cuidado de nosso Salvador! Obrigada por ser mais uma companheira nessa jornada e por estar sempre tão presente, e sempre com tanto carinho! Deus te abençoe, meu bem e continue a usá-la para multiplicar Seu amor e cuidado para com Seus filhos nesse mundo!!!

Com muito carinho... ;]