segunda-feira, 30 de maio de 2011

Simplesmente AMOR...



“E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.”
(I Co. 13:1)

“Porque Deus AMOU o mundo de tal maneira que deu o Seu Único Filho
para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)

“Novo mandamento vos dou: que vos AMEIS uns aos outros;
assim como eu vos AMEI, que também vos ameis uns aos outros”
(João 13: 34)

“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos:
se tiverdes AMOR uns aos outros” (João 13:35)

“O AMOR jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão;
havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará" (I Co. 13:8)

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três;
porém o maior destes é o AMOR” (I Co. 13: 13)

“Se não tiver AMOR, nada disso me aproveitará” (I Co. 13:3)


Se pudermos resumir em UMA PALAVRA toda a mensagem de Deus, em Jesus Cristo, manifesta a nós através das Sagradas Escrituras, sem dúvidas esta palavra é AMOR.

AMOR foi o que guiou TODA a história de Deus com os homens e com este mundo até aqui. Foi AMOR o que fez com que Ele escolhesse um povo para ser seu e, paulatinamente, mesmo em meio a tanto pecado e a tantos desvios, preparasse esse povo para receber o seu Grande Salvador final. Foi AMOR o que fez com que Deus mandasse um Salvador para este mundo, a fim de resgatar a estes seres tão pecadores que somos nós, ainda que não merecêssemos. Foi AMOR o que fez Jesus morrer em nosso lugar. Foi AMOR que fez com que, ao voltar para o Pai, nosso Senhor mandasse seu próprio Espírito para habitar em nossas vidas. Foi AMOR o que Ele nos mandou viver. Foi AMOR A SUA GRANDE MENSAGEM.

E, para mim, este é o maior mistério, a coisa mais difícil de penetrar na mente e se fazer verdade em meu coração cotidianamente, pois é a coisa mais ABSURDA que nós poderíamos descobrir. Um DEUS, Todo Poderoso, Eterno, SANTO e Consciente de absolutamente TUDO o que somos e o que este mundo é... este Deus é capaz de nos AMAR.

Eu tenho completa certeza de que morrerei sem conseguir abarcar a IMENSIDÃO do que isso significa. Eu poderia ficar pensando e pensando e pensando em todos os dias da minha vida, procurando entender como isso pode ser verdade, e ainda assim não entenderia. QUE INCOMPARÁVEL, INCOMPREENSÍVEL, INDESCRITÍVEL MENSAGEM!

Existe uma grande coisa que diferencia o Único Deus Verdadeiro de todos os outros deuses que o homem possa criar, e esta é: AMOR. O Único Deus verdadeiro é distinguido porque Sua mensagem é AMOR = Bondade, Misericórdia, Graça SEM FIM.


“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalhas para aquele que nele espera” (Isaías 64.4)


Meus irmãos, essa foi a mensagem de Jesus, nosso Senhor e Mestre. E essa deve ser a NOSSA MENSAGEM. Esse foi o novo mandamento que Ele nos deixou: AMAR – COMO ELE AMOU. Essa é a nossa missão! O Único Santo, que conheceu nossos pecados desde toda a eternidade, se fez homem, habitou e viveu com os homens e, ainda assim, OS AMOU. Ele não veio para os “justos”, e sim para os PECADORES (Marcos 2:17) – isso é AMOR.

Quando nosso coração humano e mau começar a ser atraído por outra mensagem que não seja este AMOR, que possamos nos lembrar das palavras de Paulo: “se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (I Co. 13:1); “se não tiver amor, nada serei” (I Co. 13:2); “se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (I Co. 13:3).

Não é de teologia que este mundo precisa. Não foi pela razão e pela argumentação filosófica que Jesus se aproximou dos doentes, dos fracos e pecadores e, assim, os salvou. Foi pelo AMOR. Não um amor que se torna conivente com o pecado, mas um amor que “não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo” (I Co. 13.6 – NTLH) e que diz: “Mulher, onde estão aqueles teu acusadores? Ninguém te condenou? (...) Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais” (João 8:10,11).

O verdadeiro AMOR realmente sabe AMAR O PECADOR, ainda que condene o seu pecado. Não se julga superior ao outro, pois sabe que também peca e necessita de graça – tanto quanto o outro. Por isso, se aproxima, ao invés de afastar. Ajuda, ao invés de condenar. Mostra o caminho e convida a caminhar junto, ao invés de abandonar. Olha com compaixão, misericórdia, bondade, pois “quem ama é paciente e bondoso.. não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas” (I Co. 13:4,5).

Esta é a nossa MISSÃO. Entender esse AMOR com que fomos amados e, da mesma forma, vive-lo e compartilhá-lo com os outros. É esta a mensagem capaz de salvar vidas. É esta a mensagem capaz de convencer um pecador de seus maus caminhos, gerar arrependimento em seu coração e espírito, e capacitá-lo a vencer o pecado e caminhar em santidade. Nenhuma outra mensagem tem este poder. E não foi outra a mensagem de Cristo para este mundo. Foi por AMOR.


“Pois eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo” (João 12:47)


“A lei foi dada por meio de Moisés, mas o AMOR e a verdade vieram por meio de JESUS CRISTO” (João 1:17)

Que nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo, pelo Seu Espírito Santo que habita naqueles que crêem, nos ensine a também AMAR assim.


“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o AMOR” (I Co. 13.13)



Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Aline

Não existe absolutamente AMOR maior do que do nosso PAI.É uma AMOR genuíno, sem máculas, um AMOR que realmente nos constrange.Porque se tivéssemos um grãozinho de mostarda desse grande AMOR seríamos melhores, mais compreensivos, se voltando de coração e alma pelo nosso próximo.
Que a cada dia venhamos pedir ao Senhor que limpe o nosso coraçãozinho, para que possamos sentir a Sua Presença de forma extraordinária.
Bjs e obrigada por ser essa pessoa tão especial para Deus.
Rita