sábado, 4 de setembro de 2010

Modéstia: A Atitude da Mulher Modesta (by C.J. Mahaney) - Parte 2

Pessoal, esqueci de fazer um comentário antes de publicar a primeira parte desta série de textos de C.J.  Mahaney sobre Modéstia, mas gostaria de fazê-lo agora. Na verdade, já tem algum tempinho que não falamos de modéstia aqui no blog, mas esse é um dos meus temas realmente favoritos em nossa discussão sobre resgate da feminilidade bíblica. Ao meu ver, esse é um tema muitíssimo importante, pois, diferente dos temas sobre côrte e pureza - que nosso coração tende a achar mais "bonitinho" e se abrir pra compreendê-lo e vivêlo; diferente dos temas sobre Prioridade da Família - que nossos instintos maternos e vontade de servir a Deus nos ajudam a querer viver; e diferente dos temas sobre Mulher e Ministério - que não tratam de uma questão muito rotineira, já que nem todas as mulheres tem essa vontade de ser "pastoras" e "líderes"; os temas sobre Modéstia dizem respeito a TODAS nós (além de dizer respeito a TODOS os rapazes que passam por nós durante nossa vida!) e não são temas lá muito "bonitinhos", já que eles tocam em áreas difíceis de nossas vidas, como a vaidade, o ego, o orgulho, a necessidade de sermos achadas bonitas, além das pressões que a sociedade faz sobre nós pra que mantenhamos nossos padrões de vestimenta imodestos, e da raridade com que esse assunto é abordado no meio cristão brasileiro. A meu ver, isso torna as discussões sobre modéstia extremamente necessárias e relevantes. Acho que precisamos levá-las mais a sério. E, por isso, fiquei imensamente feliz ao encontrar estes textos sobre Modéstia - principalmente por eles terem sido escritos por um homem. Assim, é com muita alegria e muitas esperanças que posto mais essa porção das palavras de C.J.Mahaney, confiante de que o Espírito Santo nos ensinará a viver estas verdades em nossas vidas. Que o Senhor nos guie! Paz.

............................................................................
"Qualquer discussão bíblica sobre modéstia começa endereçando o coração, não a barra da saia. Nós temos que começar com a atitude da mulher modesta.

Esta ênfase no coração é evidente em 1 Timóteo 2:9. Note a frase "com modéstia e autocontrole". Todo vestuário respeitável é resultado de um coração piedoso, onde se originam a modéstia e o autocontrole. Seu guarda-roupa é uma declaração pública de sua motivação pessoal e íntima. E se você se diz piedosa, deveria estar preocupada em cultivar estas virtudes gêmeas: modéstia e autocontrole.

Modéstia significa decência. Significa evitar roupas e adornos que são extravagantes ou sexualmente atrativos. Modéstia é humildade expressa na forma de vestir. É um desejo de servir outros, especialmente os homens, por não promover ou provocar a sensualidade.

Mas para mulheres piedosas, modéstia e autocontrole devem estar claramente presentes no coração. A pergunta é: estão claramente presentes no seu?

Imodéstia, então, é muito mais do que usar uma saia curta ou um decote ousado; é o ato de chamar atenção imprópria para si. É orgulho revelado pelo que você usa.

Autocontrole é, em uma palavra, restrição. Restrição com a finalidade de pureza; restrição com a finalidade de exaltar Deus e não nós mesmos. Juntas, estas atitudes de modéstia e autocontrole deveriam ser características marcantes no modo de vestir da mulher piedosa.

Nos dias de Paulo e Timóteo, modéstia e autocontrole eram termos estranhos para muitas mulheres que andavam pelos mercados, da mesma maneira que eram para Jenni (2) e que são para a maioria das mulheres nos shoppings hoje. E estes conceitos certamente são estranhos para os estilistas modernos, cuja meta com a moda é a provocação sensual.

Uma mulher que tem como foco adorar a Deus irá considerar cuidadosamente como se veste, porque seu coração ditará seu guarda-roupa e sua aparência.

Mas para mulheres piedosas, modéstia e autocontrole devem estar claramente presentes no coração. A pergunta é: estão claramente presentes no seu?

Tal atitude fará toda a diferença na maneira de vestir de uma mulher, como o pastor John MacArthur observou:

“Como uma mulher discerne a linha muitas vezes tênue entre vestir-se apropriadamente e vestir-se para ser o centro das atenções? A resposta começa na intenção do coração. A mulher deve examinar sua motivação e objetivos no modo como se veste. Sua intenção é mostrar a graça e beleza da feminilidade?.... É revelar um coração humilde e dedicado a adorar a Deus? Ou é chamar atenção a si mesma e exibir sua...beleza? Ou pior, tentar atrair os homens sexualmente? Uma mulher que tem como foco adorar a Deus irá considerar cuidadosamente como se veste, porque seu coração ditará seu guarda-roupa e sua aparência." (3)

Qualquer conversa sobre modéstia “começa na intenção do coração". Então considere por um momento, qual é a intenção do seu coração ao comprar roupas? É um coração humilde e de serva que diz como será seu guarda-roupa e sua aparência? Suas compras são inspiradas e governadas por modéstia e controle? Ou o seu vestir é motivado por um desejo pela atenção e aprovação de outros? Seu estilo reflete uma falta de autocontrole?

Há uma ligação inseparável entre seu coração e suas roupas. Suas roupas dizem algo sobre sua atitude. Se elas não expressam um coração que é humilde, que deseja agradar a Deus, que deseja servir os outros, que é modesto, que exercita o autocontrole, então a mudança deve começar no coração.

Pois modéstia é humildade expressa no vestir.

________________________________________

(1) Este é o segundo de sete trechos extraídos do capítulo sobre modéstia do livro Worldliness: Resisting the Seduction of a Fallen World (Mundanismo: Resistindo à Sedução de um Mundo Caído) - Ed. Crossway, 2008 - de C.J.Mahaney. O termo "modéstia" é usado aqui no sentido bíblico, significando "conformidade com os padrões morais e éticos do grupo social; pudor, decência".

(2) Jenni foi citada na primeira parte desta série

(3) John MacArthur, 1 Timothy, The MacArthur New Testament Commentaries (Chicago: Moody, 1995), 80–81


13 comentários:

Agata Larsen disse...

Oi amiga!

Que bom que o MV aborda este tema sobre modéstia! És uma das poucas pessoas que conheço que aborda este tema, por isso, ler este post é como um oásis num deserto. Por falar nisso, duas pessoas já me pediram para abodar este assunto também no RBF. Realmente há uma necessidade de espalhar este assunto pelo Brasil, Portugal e restantes nações. Eu conto contigo para esta tarefa, pois o MV e o Sonhando na contra-mão vão ajudar-me nisso, ao fornecerem-me certos textos e pensamentos :)

P.S: Pois é maninha, decidi criar o Tribo de Jesus, pois anseio ver H-omens na nossa sociedade. Na verdade preferia não ser eu a disponibilizar estes assuntos (visto ser mulher), mas que Deus seja honrado. Beijinhos.

Aline Ramos disse...

Ahh, Ágataa, Modéstia é mesmo um dos temas que mais me são especiais dentro de nossa discussão sobre nossas vidas de mulheres cristãs. É assim porque passei minha vida inteira vivendo no erro por nunca ter ouvido ninguém me dizendo que Deus tinha mais pra minha vida, porque não havia quem me exortasse e me ajudasse a ver o pecado que havia em meu coração, as motivações erradas, a sensualidade, a vaidade, a necessidade de atrair a atenção dos outros através da minha aparência... E é assim que a maioria das moças vivem hoje em dia! No entanto, como mulheres cristãs, precisamos compreender e defender arduamente um padrão diferente, um estilo de beleza que venha do coração de Deus e que seja fonte de bençãos e não de tentações! Deus nos fez mulheres e nos fez lindas e atraentes, mas Ele tem um jeito muito belo e maravilhoso de vivermos essa beleza, de forma a espelharmos a Sua imagem, Sua semelhança, Sua Santidade! Devemos servir a Deus através disso!

Conte comigo sempre mesmo, em tudo que precisar pra defender a Modéstia no meio das moças cristãs! Vamos lutar para restaurar o padrão do Senhor pra nossa feminilidade! ;D

E que o Senhor use sua vida, com sabedoria e discernimento, para abençoar as vidas de nossos irmãos através do Tribo de Jesus! QUem sabe não dá idéia para os rapazes fazerem algo assim né? ;)

Beijos, mana!

Lúcio disse...

Senhoras.Sendo eu um machista convicto, e achando que as mulheres modernas com toda a sua libertinagem e promiscuidade às vezes muito maiores que as dos homens, não servem para nada além de sexo sem compromisso, fico muito surpreendido ao me deparar com mulheres como vocês, aparentemente decentes e que por si só abordam um tema ( a Modéstia) que abrilhanta e ilumina a mulehr que traz esta virtude.
Por que a mulher modesta, mesmo aquelas que têm beleza, e sabem disso, não se comporta como uma macaca ou objeto usando unicamente o corpo material como instrumento de toca. Antes, e talvez até inspiradas em grandes mulheres da História e da Bíblia, com Rute e Ester, dão importância a quem são dentro de si.E com isso tornam-se ainda mais femininas e desejáveis paraum compromisso sério do que essas baladeiras com as quais nós homens tanto nos decepcionamos, tornando-nos assim, cafajestes por desacreditar que ainda existam qualidades nas mulheres.
Dou graças ao Eterno deus por vocês.

Leandro Maia disse...

Lúcio, falou e disse!

É verdade que nós nos tornamos cafajestes por desacreditar em virtuosidade feminina por tamanha escassez nos dias atuais. Este blog me mostra virtuosidade. Portanto, eu só não fico cafajeste por saber que, em alguns pontos do planeta terra, ainda existem mulheres que buscam a virtuosidade e não a aceitação.

A mdéstia é a mais valiosa das virtudes femininas. (Talvez por ser a mais rara) Que o Eterno lhes dê graça.

Agata Larsen disse...

Ao ler o comentário do Lúcio e do Leandro, comecei a reflectir sobre algo assustadoramente assombroso =/ Aqui em Portugal não utilizamos o termo "cafajestes" mas já me informei sobre o seu significado. Ora bem, eu comecei a pensar que de facto, tanto as mulheres virtuosas como os homens fieis estão em vias de extinção:

"Muitos proclamam a sua própria bondade, mas o homem fiel, quem o achará? (Provérbios 20:6)

"Mulher virtuosa, quem a achará?" (Provérbios 31:18)

Agora retirando dois pensamentos mencionados:"tornando-nos assim, cafajestes por desacreditar que ainda existam qualidades nas mulheres" e "eu só não fico cafajeste por saber que, em alguns pontos do planeta terra, ainda existem mulheres que buscam a virtuosidade e não a aceitação".

Posso imaginar como deve ser difícil os homens crerem que ainda serão abençoados com uma mulher virtuosa! Muitos, desiludidos acabam por tornarem-se como esses "cafajestes", outros, lutam até ao fim. O que acontece é que as decisões que tomarem será como o efeito dominó! Ou seja quando as peças do dominó estão colocadas em pé umas à frente das outras, se uma cai, todas caiem. O que me assustou foi que se vocês caírem e renegarem aos princípios mais elevados, por mais difícil que seja, outros homens também serão influenciados e cairão. Consequentemente as mulheres virtuosas também poderão deixar de crer que existem homens fieis e deixam-se cair. No final de tudo, os homens fieis e as mulheres virtuosas que estavam em vias de extinção, passam a não existir!

Por acaso hoje estava a ler uma passagem muito interessante em I Timóteo 4:10-16 e num dos versículos diz para que o nosso crescimento seja manifesto a todos e para preserverarmos até ao fim para sermos salvos e para que essas pessoas a quem foi manifesto a nossa boa conduta, também sejam salvos.

Enfim...Vamos somar e não subtrair.

Deus restaure esta geração!

Aline Ramos disse...

Lúcio e Leandro, obrigada por seus comentários. Fico feliz em saber que este lugar pode ser fonte de esperanças em seus corações, pois, como disse a Ágata, imagino como deve ser difícil suas lutas em defesa pela real hombridade.

Mas precisamos lembrar de uma coisa: NUNCA foi fácil seguir a Verdade! A verdade nunca foi a REGRA vivida neste mundo caído, mas sim a EXCEÇÃO. E assim será até a volta de Cristo e o estabelecimento eterno do Seu Reino.

O chamado para seguir a Cristo e a viver por Deus é exatamente esse: estar disposto a SER a exceção e não a regra.

Nossas vidas, atitudes, decisões não podem ser determinadas pelas circunstâncias que nos cercam, pelo que nossos olhos podem ver. Como a Palavra de Deus nos diz em Hebreus 11.1: "A fé é a CERTEZA de coisas que se esperam, a CONVICÇÃO de fatos que SE NÃO VÊEM". É isso. Nosso andar não deve ser por vista, mas por fé.

Espero em Deus que, ainda que chegue um tempo em que seus olhos não mais consigam ver a existência de mulheres virtuosas, ainda que chegue o tempo em que não pareça haver motivos para crer que existirá alguém defendendo os padrões de Deus, ainda assim vocês possam permanecer firmes na verdade - pela FÉ que Deus nos capacita a ter.

Confesso ficar triste em ler que vocês mesmos consideram alguma possibilidade de seguir o padrão deste mundo mal, caso não pudessem ver a existência de mulheres virtuosas. Que não seja assim! Que seus olhos estejam no Senhor e em Suas promessas - e não na circunstância ao redor.

E, Lúcio, espero ter entendido da forma errada o seu "machista convicto", porque este termo também me entristece. Não precisamos ser machistas ou feministas convictos - o que precisamos é compreender o papel que Deus designou a cada um de nós, homem e mulher, e amar esse papel - da mesma forma que admiramos e defendemos o papel instituído por Deus para o sexo oposto. Então, não defenda o SEU SEXO - defenda as verdades de Deus!

Que o Espírito Santo continue a nos guiar na infinita graça de Deus! ;)

Agata Larsen disse...

Na verdade, sempre existirá um remanescente fiel que Yahweh preservará até ao fim!! Essa deve ser a nossa confiança, pois assim como Deus guardou Elias que pensava que era o único que não se prostrava a Baal, mas que no entanto haviam mais 7000 como ele, Deus também está a fazer o mesmo nesta geração!

Não nos dobremos diante do sistema corrompido. Estejamos firmes até ao fim! Este é o bom combate.

Sandavid Lopes disse...

QUERIDA IRMÃ A PAZ DE CRISTO JESUS.GOSTARIA QUE VC DESSE UMA OLHADA NESTE BLOG. http://licoesbiblicasantigas.blogspot.com/.NELE COLOQUEI UM ESTUDO MARAVILHOSO CHAMADO (QUE VESTIREI?).GOSTARIA DA SUA OPINIÃO.DESDE JÁ AGRADEÇO.

Aline Ramos disse...

Olá, San!! EStarei dando uma olhadinha no texto que vc comentou sim!

Obrigada por indicar, e desculpe a demora em responder.

Deus esteja sempre contigo! E seja sempre bem-vinda! ;)

Apolo disse...

Olá Aline!

Parabéns pelo blog! Eu o conheci a pouco e já pude ler matérias bastante edificantes...Gosto muito da maneira que você escreve e também os valores que tem defendido, já estou indicando este blog para muitas amigas cristãs, com certeza através de todos estes posts elas poderão ouvir muitas coisas que eu lhes quis dizer, mas que como homem não ser bem aceito..
Com relação à modéstia no modo das mulheres se vestirem é um tema bastante interessante e poucas vezes tratado com equilíbrio no meio cristão.

Acho que as mulheres realmente têm excedido bastante, porém sei que nós homens temos que tratar o nosso olhar e por mais que as mulheres não se valorizem ou estejam se trajando de maneira indecorosa nós homens jamais podemos nos portar como cafajestes, ou usar como desculpar para satisfazer a cobiça do nosso olhar, ou até mesmo aproveitar da vulnerabilidade das mulheres para suprir nossas carências afetivas. Creio que Deus deu uma grande responsabilidade ao homem e não podemos nos furtar dela, devemos ser cabeça e temos grande responsabilidade na família, na sociedade, principalmente devemos buscar ser homens de caráter, íntegros e conforme a vontade do Senhor, sei que não é fácil, mas com a ajudas das irmãs aqui do blog nossa tarefa poderá ficar um pouco mais fácil...
Geraldo..

Aline Ramos disse...

Geraldo, concordo com você! Os homens realmente precisam assumir sua responsabilidade com seus olhos e mentes, independente do que as mulheres façam.

Este é um blog voltado para as mulheres, e por isso faço questão de falar sobre modéstia e a NOSSA responsabilidade enquanto mulheres, bem como de que forma podemos ajudar ou prejudicar nossos irmãos em Cristo. Contudo, isso de forma alguma diminui a responsabilidade dos homens com suas reações a nós, principalmente porque, como você mesmo disse, o papel de liderança está com os homens e precisa ser assumido por eles.

Mas que bom poder ajudar a vocês de alguma forma nesse sentido. Fiquem firmes no Senhor, apesar das circunstâncias!

Que o Senhor continue a nos guiar!

Apolo disse...

Oi Aline!

Como tenho lido matérias interessantes por aqui a respeito de modéstia e relacionamentos, gostaria de indicar o texto abaixo que foi "postado" no nosso blog e que se destina aos solteiros. Um abraço! Fique na santa paz!

http://aliancataubate.com/blog/2009/10/19/237/

sds, Geraldo..

Apolo disse...

Oi Aline!
Que bom que gostou do texto. Eu sempre o leio e releio e quando estou muito preocupado em encontrar alguém ele me ajuda a voltar o foco para Cristo. Até hoje não sei quem o Senhor inspirou para escrever aquele excelente texto. Eu o recebi de uma amiga logo no começo de minha caminhada, então com toda certeza você pode compartilhá-lo aqui no blog até que o autor o reivindique..rsrs..mas com certeza quem escreveu queria alcançar muitos corações, então não deve se importar..
No ensejo, quero pedir autorização para publicar alguns dos excelentes textos que encontro por aqui.
Fico por aqui! Um grande abraço! Fique na santa paz! E que o Senhor a continue guiando e inspirando para honra e glória do nome dEle.

sds, Geraldo..