domingo, 17 de julho de 2011

Esperar, Esperar, Esperar...


É a resposta que tenho recebido e compreendido para a maioria das questões que vivo ou observo ao meu redor. Aprender a esperar.

Talvez seja porque vivemos num mundo tão pouco propício à espera, à paciência, aos longos prazos, mas o fato é que somos uma geração imediatista e impaciente. Ou talvez seja simplesmente porque somos humanos, e essa é nossa tendência natural e pecaminosa. Querer fazer tudo em nosso tempo e do nosso jeito. Então, desaprendemos a esperar.

Mas precisamos reaprender a espera.

Precisamos reaprendê-la, pois o tempo de Deus não é o nosso tempo.
Pois sabemos pouco demais do que está por vir e, portanto, do motivo das coisas serem hoje como são.
Pois precisamos do tempo para amadurecer, aprender mais da vida e, assim, sermos mais capazes de viver corretamente.
Pois “os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança” (Romanos 5:3,4).
Pois “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29.11).

E isso diz respeito a todas as áreas de nossa vida.

Aprender a esperar o momento certo para se envolver com alguém. Aprender a esperar a maturidade adequada para escolher um cônjuge. Aprender a esperar os desertos espirituais de nossas vidas passarem. Aprender a esperar o desenvolvimento espiritual. Aprender a esperar o ministério sonhado. Aprender a esperar o despertamento da sua igreja. Aprender a esperar a mudança de uma pessoa querida. Aprender a esperar a cura de uma decepção. Aprender a esperar um resultado desejado. Aprender a esperar...

Pois esperar revela aquilo que Deus requer de nós: FÉ. E fé se mostra através de CONFIANÇA. Confiar em Deus – em quem Ele é, no que Ele prometeu, em Sua soberana sabedoria e fidelidade. Isso é FÉ! “A certeza das coisas que esperamos, e a convicção daquilo que não se pode ver” (Hebreus 11.1). Eu me deleito neste versículo, pois ele fala de um de nossos maiores desafios (juntamente com o desafio do Amor): confiar mesmo quando não vemos expectativas. Isso é incrível – e nada fácil.

Por isso é algo sobrenatural, um dom de Deus. E, por isso, esperar só é possível quando andamos com Ele. Esperar com paciência, com paz, com segurança de que tudo dará certo e que as coisas serão melhores do que ansiamos, mesmo que os caminhos nos pareçam improváveis, só é possível se conhecermos esse Deus a quem servimos e que se manifesta através de Cristo, nas Escrituras, e do Espírito Santo, em nós. Pois, conhecendo-O, poderemos confiar em Suas palavras que nos dizem:

“Aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6).

Portanto, se você está passando por um deserto em sua vida, por alguma tribulação ou por densas nuvens que não lhe permitem avistar a direção do sol e não sabe para onde caminhar, se seus olhos não conseguem compreender para onde os caminhos em que o Senhor tem lhe colocado levarão e se sua esperança, por vezes, quer desaparecer... meu conselho é: aprenda a esperar! Sente, fique quieto e espere no Senhor.

Aprenda a esperar, pois você não tem as forças ou as armas necessárias para essa luta. Somente Cristo tem! E Ele nos prometeu, em Sua Palavra, que lutaria conosco e que nunca nos deixaria sós. Então, aprenda a confiar no Único que é capaz de lhe levar aonde você precisa ir. Não olhe para as suas circunstâncias, não olhe para as capacidades das pessoas ao seu redor, não olhe para sua sociedade e as mazelas que o cercam, não olhe sequer para si mesmo: olhe para Jesus, e encontre nEle o único amor pleno, que nunca o abandonará.

Somente Ele tem o melhor para você. Confie, e espere!

2 comentários:

Cíntia Panni disse...

Realmente nem sempre entendemos a espera, mas aprendi que entender não é a melhor opção mas sim obedecer pois, "O OBEDECER é melhor do que o SACRIFICAR; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." I Samuel 15:22b pois no tempo certo Deus fara enteder-mos o porque de tudo que passamos, então o segredo é só obedecer e esperar com paciencia no Senhor porque quem " busca primeiro o Reino de Deus , e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" Mt. 6:33.
amém e fique com Deus

Elaine Cristina disse...

Suas postagens são sempre muito edificantes,gosto muito de passar por aqui. Mas este post em especial é P-e-r-f-e-i-t-o.A verdade é que sempre nos achamos preparados,como se não houvesse mais nada a ser trabalhado antes da benção tão esperada chegar...Mas a coisas não são assim, e a espera nos conduz a presença do Pai, que nos revela o que de específico ainda há de ser trabalhado.O problema é que muitos ficam a beira do caminho, nesse período de espra, se perdem em sua ansiedade,e por fim perdem o melhor de Deus.