quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quando os sonhos crescem...




Em cada aspecto de nossas vidas, passamos por fases distintas. Somos crianças, nos tornamos adolescentes, jovens, até que alcançamos a maturidade da vida adulta e vamos desenvolvendo-a até que chegue a velhice. É a caminhada da vida. E gosto muito de refletir sobre as mudanças que ocorrem em nós no decorrer destes tempos, pois é muito bonito vê-los se desenvolvendo em nós, o processo do amadurecimento se tornando real diante de nós.

No meio de todo esse processo, estão nossos sonhos, nossa mente e nosso coração. E como eles mudam com o trabalho dedicado de Deus através do tempo! Como nós crescemos, ao passar da infância para a adolescência, desta para a juventude, e desta para a vida adulta, assim também nossos sonhos crescem e – penso eu – se tornam mais bonitos. É como ver o desabrochar de uma flor.

E é sobre os sonhos românticos em processo de amadurecimento que gostaria de falar. Por que falar tanto disso?, muitos me perguntam. E eu respondo que é porque há tanta falta de sonhos que crescem nesta área, e de sonhos belos que possam nos inspirar, que é preciso lutar por uma ótica diferente. Não, esta não é a coisa mais importante de nossas vidas – Cristo é. Porém, pode ser uma área de extrema beleza e utilidade ao Reino, quando vivida diante de Cristo da maneira correta, ou pode ser uma área de grande destruição, quando perdemos o foco certo e vivemos por nós. Por isso ainda insisto em falar sobre isso.

Então, acontece da seguinte maneira: nos tornamos adolescentes e o assunto “romance” começa a fazer parte frequente de nossos pensamentos. Começamos a sonhar com nosso “Príncipe Encantado” (ou algo assim) e, de alguma maneira, continuamos sonhando com isso até que ele tenha aparecido e nos escolhido – e nós a ele. No entanto, a maneira como sonhamos com este “príncipe” é o que muda bastante com o tempo.

Quando adolescentes, queremos encontrar aquele príncipe lindo: loiro, alto, forte, de olhos azuis, cavalo branco, com uma música bem romântica de fundo e muitas estrelinhas brilhando ao redor! Pensamos naquele cara que nos fará perder o fôlego de tão lindo, que fará o coração pular fora do peito de tanta euforia, que nos tirará o sono e nos fará perder a fome! É o que chamamos de Paixão. Emoções à flor da pele!

Porém, preciso dizer a vocês (e, talvez, frustrar os corações de algumas sonhadoras por aí! rs), que o tempo vai nos fazendo ver todas as coisas de uma forma muito diferente. Vamos “ficando mais velhas” e compreendendo que existe muito mais do que euforia na vida, e que as emoções não são a coisa mais importante. Nossos olhos aprendem a buscar horizontes mais distantes e propósitos mais profundos. Nossos sonhos, então, precisam amadurecer.

É quando entendemos que é preciso muito mais do que um rosto bonito e um corpo atraente para ser um verdadeiro “Príncipe Encantado”. Que o tempo alterará nossos corpos e (quem sabe) retirará de nós a beleza da juventude, e será necessário muito mais entre nós para continuar atraindo um ao outro. Que paixão irá passar, e é quando precisaremos ter Amor. E, então, entendemos que o que realmente vale à pena ser procurado em um grande amor é muito mais profundo – diz respeito à alma e ao espírito. É quando, finalmente, compreendemos que o casamento que Deus instituiu não deve ter como objetivo a satisfação de nossas necessidades individuais (normalmente egoístas). Que não devo procurar um cônjuge que venha suprir meus desejos de vaidade e orgulho. Que há um propósito muito superior: honrar e servir ao nosso Senhor juntos, através de um grande amor!

Passamos, então, a esperar muito mais do que é interior do que da passageira capa que o tempo se encarregará de alterar. Não que ela não seja em nada importante, mas que seu valor torna-se secundário, e não mais prioritário. Aprendemos a “não comprar um livro pela capa”. Nossas mentes e corações passam a andar de mãos dadas com nosso espírito, e com o Espírito de Deus, e a olhar para o Senhor – ao olhar para o amor que se espera. Ansiamos, então, algo que honre a Ele – e não que se volte para nós.

A espera pelo rosto bonito e pelo corpo escultural dá lugar, finalmente, à espera por um coração transformado por Cristo, totalmente rendido a Ele e desejoso de honrá-lo. Uma mente e um coração cujos propósitos maiores não estejam neste mundo, mas no porvir, e cujo objetivo seja dar o melhor para o Reino de Deus e a defesa do evangelho enquanto se vive aqui. Um homem cujos sonhos venham somar-se aos seus para, assim, poderem dar mais e melhor para o Senhor. Duas vidas que se unirão não apenas para serem “mais felizes”, mas para poderem servir melhor ao seu Mestre. Um somando suas forças ao outro, para sonharem juntos e, dessa maneira, chegarem mais longe. Uma pessoa que lhe ajude a ir cada vez mais próximo de Cristo, e permanecer assim, até que o Senhor resolva chama-los para estar eternamente do lado dEle.

Esse é o verdadeiro Amor, e essa é a espera que vale à pena! Expectativas que vão muito além de nós mesmos, mas que alcançam a eternidade. Saber que muito mais precioso do que um sorriso bonito e palavras gentis é encontrar uma pessoa que lhe revele Cristo com tudo o que é e, assim, lhe ajude a ser mais parecida com Ele também. Meninas, esse é o príncipe por quem todas nós devemos esperar. Um príncipe aos moldes do verdadeiro Príncipe!

Mais do que flores, mais do que palavras, mais do que aparência, alguém como Jesus!
 

3 comentários:

Izabel disse...

Impressionante Aline como vc fala das coisas e fico aqui só balançando a cabeça freneticamente concordando, kkk
Eu percebi isso, fico olhando p mim e contemplando o quanto meus sonhos amadureceram e estão graças a Deus estão cada vez mais proximos da vontade de Deus.
Um forte abraço querida

Anônimo disse...

Querida Aline

Estou amando a cd dia o seu blog.
Quanta sensibilidade para escrever sobre assuntos sérios a luz da Palavra.
A postagem "Quando os sonhos crescem..." é uma benção não somente para adolescentes e jovens, como também para os mais "crescidinhos".
Como é essencial avaliarmos os nossos sonhos e sentimentos, e percebermos que estamos crescendo, amadurecendo, deixando que a paz de Cristo reine em nossos corações.
Bjs
Rita

Aline Ramos disse...

Rita e Izabel, muito obrigada por suas companhias! É bom demais podermos olhar para nós e vermos nossos "sonhos crescendo" e, ainda melhor, inspirados por Cristo! Eu não tenho como agradecer a Deus por isso, porque não há nada em mim que possa produzir esse amadurecimento - ao contrário, ainda há tanto que insiste em permanecer "adolescente" no que não deve ser. Mas o Espírito do Senhor vem sobre nossos espíritos, dia a dia, pacientemente, e vai nos moldando para sermos cada dia mais parecidos com Cristo! Esta deve ser nossa caminhada, né? Fico feliz em tê-las ao meu lado (ainda que distantes) no trilhar desse caminho. Vamos aprendendo e crescendo juntas... ^^ Beijos, queridas!