quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O jovem cristão e o namoro (Pr. Clodoaldo Machado) - Parte 1

Transcrição da Palestra: O Jovem Cristão: A Vida Espiritual e o Namoro, Sete Vezes no Dia eu Te Louvo - Pr. Clodoaldo Machado (4 ª Edição da Conferência Fiel para Jovens - Ano 2006).

*Algumas modificações feitas por mim para melhorar a leitura.

................................................

"Um namoro pode produzir grandes dificuldades que vão ser levadas para o casamento. Muitas das seqüelas que transparecem, que são observadas no casamento, são resultado de um namoro mal feito, sem entendimento correto do que Deus pensa, daquilo que a Bíblia tem a nos dizer. E aí, quando entra no casamento, a coisa começa a ficar complicada, porque aí de fato os dois vão ter uma vida debaixo do mesmo teto, conhecendo definitivamente o outro, a intimidade do outro, observando os hábitos do outro. E aí não tem mais jeito, já tá casado. E começam as crises, começa o sofrimento. Então, por quê? Porque, na época do namoro, em que algumas coisas deveriam ser observadas, não foram observadas.

Eu conheci uma mulher, uma vez, e ela veio conversar comigo depois de um culto onde eu estava pregando e disse assim: “Pastor, eu queria conversar um pouco com o senhor”, eu falei “Pois não, minha irmã”. “Então, o meu marido não é crente. E eu ouvi o senhor falando, tocando no assunto sobre a obra missionária, e eu acho que Deus me chamou pra obra missionária”. Aí eu falei: “Ah, é? Por quê?”. Ela disse assim: “Então, porque eu tenho uma vontade de ir pro mundo, de evangelizar”, e eu falei: “Mas a senhora não disse que teu marido não é crente?”, ela falou assim: “Então, eu vou largar ele aí! E vou. O nosso apartamento tá no meu nome mesmo, eu vendo, esse dinheiro eu uso pra ir pra missões”, e eu falei: “Mas, deixa eu fazer uma pergunta pra senhora. Quando a senhora conheceu ele, ele já era assim?”, ela havia me contado que ele era alcoólatra, “ele já era alcoólatra?”. Ela falou: “Já!”. Aí eu falei assim: “Tá vendo. A senhora tinha que ter visto naquela época! Era lá que era pra senhora observar como ele era.”. Aí eu falei: “Outra coisa, a senhora já era crente?”. “Eu já!”. Falei: “Ih, minha irmã, então eu sinto dizer, não tem esperança, não, de ir pra missões, viu! A senhora tem que ficar com ele agora e dar testemunho pra ele, ganhá-lo, sem palavra alguma como está escrito em I Pedro, capítulo 3. Tem que ficar!”. Aí ela falou assim: “Mas, pastor, e se ele não se converter?”, e eu falei assim: “Vai levar a carga! E se Deus não salvar ele nos próximos 20 anos, eu digo à irmã, a irmã terá um marido assim por mais 20 anos”. “Vira essa boca pra lá, pastor!”, ela virou e falou. Eu falei: “Irmã, mas é a realidade. A época de observar pra se tomar uma decisão dessa a irmã não observou. Agora taí o problema!”. Bom, eu tô contando um caso aqui um tanto extremo, de uma pessoa crente que se uniu a um incrédulo, que é um pecado. A Bíblia diz que é um pecado: “Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos, porque que comunhão tem a luz com as trevas?”.

Então, um namoro pode deixar seqüelas para o casamento. A época de conhecer um ao outro, de observar um ao outro, a Bíblia nos dá caminhos para que façamos isso, pra que a decisão para o casamento seja uma decisão consistente, uma decisão sábia. Então, eu quero abordar algumas coisas sobre isso. [...]

O que é um namoro cristão? Se alguém perguntar a você “O que é um namoro cristão?”, eu sei o que você responderia. Você responderia assim: “O namoro cristão é um namoro onde não há sexo antes do casamento”. Agora, a pergunta é essa: Será que é isso mesmo? Será que é só isso? Ausência de sexo no namoro implica num namoro cristão... será que é? Então, se você tava imaginando que eu vou ficar falando aqui sobre sexo antes do casamento, eu não vou falar sobre isso. Eu quero crer que eu tenho diante de mim jovens inteligentes, e que já sabem isso de cor e salteado, e que eu não preciso ficar repetindo essas coisas. Então, o que eu quero é dirigir seu pensamento, e levar seu pensamento a uma outra forma de analisar a situação, vendo à luz da Bíblia o que a Palavra tem a nos dizer.

Então, essas crises. Por que isso acontece? O que tá errado? Por que jovens começam a namorar e namoram, namoram, namoram, depois casam e, 6 meses, o casamento tá numa crise terrível?! E muitas vezes acontece o divórcio com menos de 1 ano de casados! Por quê? O que tá errado no processo? Deus é a favor disso? Isso tem que ser assim? Como Deus vê tudo isso? Deus aprova tudo isso? Será que Deus planejou essas coisas? Tem que ser assim?

É interessante que o primeiro relacionamento de um ser humano com outro ser humano se chamou casamento! Deus criou a mulher pro homem, lá em Gênesis, capítulo 2, e Ele mesmo foi o celebrante do primeiro casamento. Então, o casamento é a primeira instituição que foi criada, antes mesmo, muito antes até, do que a igreja. Foi o casamento! Então, o casamento é uma coisa muito importante, porque quando Deus viu que Adão estava só, Deus não falou assim: “Olha, Adão está só. Vou fazer um amigão pra ele! Aquele cara que ele vai chorar no ombro dele, e ele vai ter uma amizade intensa, e aí vai tá resolvido o problema de Adão!”. Não, não resolveu o problema, não resolveria o problema. Deus também não falou pra Adão assim: “Adão, você tem tantos animais aí ao teu redor, rapaz, pra você se ocupar com eles, dar nome, você cuidar deles...”. [...] Porque, quando Deus quis fazer um companheiro para o homem, uma companhia, Deus fez uma mulher! E pra fazer a mulher, mandou ele dar nome pros animais – pra ele ver que, entre os animais, não havia uma auxiliadora idônea, não havia um semelhante pra ele, pra ele se relacionar! Então, Ele disse, “Agora eu vou fazer a mulher!”, e Deus fez a mulher pra ele. [...]

Como Deus vê essas coisas, não é? Será que Deus aprova tudo isso que nós temos visto e temos observado dentro das igrejas, entre os jovens? O que a Bíblia tem a dizer a respeito? Falei a vocês ontem à noite aqui que se você for procurar na Bíblia não tem a palavra namoro. Então, o silêncio autoriza fazermos do jeito que nós quisermos? Eu não acredito nisso. Então a Bíblia tem, sim, algo a nos dizer.

 
[Continua...]


Ouça a mensagem em áudio: http://www.editorafiel.com.br/pop.php?id=18&tipo=3&audio=00130.MP3&video=130

Nenhum comentário: