segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Coisas do tempo...

Frases do tipo "Um dia você aprende..." sempre me soaram com muita desconfiança. Desde criança. Não sei como, mas de alguma forma sempre tive minhas convicções, e pensava sobre elas: "Isso nunca será diferente"!

Lembro bem quando eu estava lá pela 4ª ou 5ª série do ensino fundamental e comecei a ter aulas de ciências. E a professora foi falar sobre puberdade. Ela falou sobre hormônios e como as pessoas passavam a se interessar pelo sexo oposto. Aquilo foi um choque em minha vida! Achei o maior absurdo da face da terra e, muito veementemente, contrariei: "Isso nunca vai acontecer comigo!". 

Também lembro da adolescência e juventude, com todos os sonhos grandes de conquistar o mundo inteiro de uma só vez, e aquela convicção de que isso era realmente possível. Era inaceitável imaginar que conquistar o mundo poderia ser algo calmo e feito passo a passo - qualquer coisa menos "intensa" era exatamente o que não deveria-se escolher.

Hoje essas coisas me fazem rir. E são apenas dois dentre os tantos exemplos. Me fazem sorrir por ver quantas mudanças ocorreram e continuam a ocorrer em minha vida. 

Essas coisas do tempo. Elas têm me feito parar mais vezes do que poderia supor para refletir, nos últimos tempos. Meus pais sempre me disseram que eu era muito "ansiosa", e eu não entendia muito isso. Achava que eles que eram "calmos demais". Mas acho que eles já sabiam que um dia eu compreenderia. Coisas que o tempo nos ensina. O amadurecimento.

As mudanças que vêm para todo mundo, essas que nos fazem mais sábios, mais tranquilos e pacientes, mais esperançosos. Aquela sabedoria sobre a qual a Bíblia tanto fala. Sim, existem muitas formas de buscá-la, mas acho mesmo que o tempo é um dos maiores professores, nas mãos do Senhor de todas as coisas. Porque ninguém foge dele - o tempo.

E isso é muito bom. Crescer e amadurecer. Ver as coisas de criança dando espaço para as coisas de adulto, ver a alma serenando e aprendendo realmente a esperar. Parafraseando um poeta popular: "Andar devagar, porque já se teve pressa...". É como me vejo hoje. Não com menos desejo de alcançar as nuvens, porém mais consciente do chão no qual meus pés pisam, e da importância dele. Mais consciente de que tudo tem o seu tempo e sua forma de acontecer, e que não adianta querer apressar as coisas. Mais consciente de que a "estatura de varão perfeito" é uma caminhada, não um prêmio instantâneo, como de um super-herói.

Às vezes, ainda me vejo querendo ter tudo hoje e agora. Querendo aprender tudo neste exato momento, e me chateando deveras pelas imperfeições que ainda vejo em mim. Mas então penso em quanto já mudei e cresci até aqui, de uma maneira que nunca poderia imaginar. E isso me faz ter esperanças, de que a mudança continuará acontecendo.

A coisa que mais me surpreende nessa metamorfose que é o amadurecimento é a naturalidade com que ela acontece. Não planejamos o seu acontecimento. Não pedimos, sequer imaginamos as coisas que o tempo traz. Mas elas vêm. Naturalmente, como a graça de Deus! Frutos da graça de Deus. E é isso o que me dá esperança.

Como não planejei tudo o que já houve até aqui, mas ainda assim fui agraciada com tanto, posso esperar que este cuidado permanente de Deus, me ensinando a ser "gente grande", me ensinando a Sua sabedoria e Seu discernimento, continuará a me acompanhar. 

E nisto posso descansar.

Estas coisas do tempo de Deus...

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu..."

Glórias ao Senhor por Sua tão grande bondade!


2 comentários:

Thay disse...

Ansiedade.Palavra bem presente em minha vida Aline...confesso.rs mas com ela Deus tem me ensinado bastante.Ele tem me ensinado o que é ser paciente.E como esperar.
E é lindo ver como você tbm tem aprendido e crescido.
Se eu podesse voltar ao tempo com certeza faria tudo bem diferente do que fiz.E sabe pq ? Pq Deus me ensinou coisas valiosas que eu antes por imaturidade não sabia. Coisas assim que não tem preço mesmo.Foi através do tempo que Ele me ensinou e ensina todos os dias.
Que cada dia você possa crescer em sabedoria de Deus.Obrigada por compartilhar conosco suas experiencias em Cristo.
Vamos em frente....!

Aline Ramos disse...

Nossa, Thay, isso é incrivel né? Nem sei quantas vezes, ultimamente, já parei para refletir sobre essas coisas do processo de amadurecer! Até mudei a descrição do perfil por causa disso! rs.

É muito bonito ver a forma como o Senhor, nosso Oleiro, vai moldando nossas vidas, nos fazendo crescer, aperfeiçoando a obra que começou em nós! Poxa, isso é tão bom! Mais ainda é poder colocar nossa esperança em Deus - pois Seus planos são perfeitos!

Enquanto isso, vamos aprendendo a dar nossos pequenos passinhos, um de cada vez, não é? ;)

Obrigada novamente pela companhia, querida!

A paz do Senhor seja em seu espírito e coração!