domingo, 11 de setembro de 2011

Dia de lágrimas...

 "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração."

(Mateus 6:19-21)



 
O agir de Deus sempre me surpreende. Completamente. Me tira de um "dia cor-de-rosa" e leva-me a um dia "de lágrimas".

Hoje compreendi, mais uma vez e de forma mais clara, que "dias cor-de-rosa" não devem ser raros, mas também não devem ser muitos. Estes são dias em que colocamos os olhos em nós mesmos - nossos sentimentos e desejos. E isso não é ruim, mas, se permanecemos assim durante muito tempo, com facilidade nossos horizontes se estreitam e somos tomados por aquelas síndromes de egoísmo, individualismo e antropocentrismo típicas de nosso século mal. Dias emocionalistas em demasia nos fazem correr esse risco.

É quando precisamos, após aquela breve (e necessária) contemplação de nós mesmos, voltar a levantar os olhos e contemplar todo o restante da criação e da vida. E é somente quando nossos olhos voltam a contemplar a Cristo.

Hoje percebi um grande perigo dos "dias cor-de-rosa": enquanto somos tomados pela visão das borboletinhas e poesias e "primaveras" das nossas emoções e deste mundo, retiramos nossos olhos da cruz de Cristo e das belezas eternas. Sim, entendi isso hoje, durante o culto ao Senhor - quando meus olhos voltaram a contemplá-Lo. Sabe o que é mais maravilhoso? É que a beleza de Cristo é indescritivelmente mais suprema do que mil dias "cor-de-rosa".

Por que meu dia foi "dia de lágrimas", então? Porque, ainda diante de tamanha beleza, voltei a ver que, enquanto presente aqui nesta terra, nem tudo são "rosas". Porque ouvi sobre o tão grandioso amor do Pai, que nos deu Seu único Filho para nos levar à comunhão com Ele, e isso pulsou tão forte em toda a minha alma, mas ao mesmo tempo vi tantas pessoas que tem, simplesmente, ignorado tudo isso. Pessoas que ouvem, mas desprezam. Pessoas a quem é oferecido o maior e melhor presente que possa haver, mas ainda conseguem virar as costas e negar. Negar com suas vidas.

Essas foram minhas lágrimas. De tristeza por ver um mundo que despreza o que há de mais precioso na vida. O Rei de todos os reis. O Senhor de toda a criação. E O trocam pelas pequenas riquezas, prazeres, luxúrias e, quem sabe, até mesmo os "dias cor-de-rosa" deste mundo. Preferem continuar olhando para si mesmos, para o horizonte que não passa de cinco dedos, ao invés de contemplarem a eternidade que se estende diante de seus olhos.

Que a graça e a misericórdia de Deus possam alcançá-los, assim como um dia me alcançou. E que, nem nós e nem eles possamos continuar a resistir a elas.

“[...] Que havia de mais importante para o homem do que seu destino eterno, aquecendo-se ao brilho do Messias? E que havia de menos importante que as coisas terrenas, as coisinhas empoeiradas, as insignificantes pequenas fortunas, as preocupações que davam? O homem Médio tinha a mente tão pequena que não podia abarcar a incrível diferença? Era como se alguém entrasse num pequeno oásis e pensasse que ele fosse o mundo inteiro, e se zangasse ao simples pensamento de que além daquele lugar acanhado existissem cidades enormes, terras extensas e o zumbir fremente da vida sem fim. Esse homenzinho chorou quando lhe disseram que devia partir para uma existência maior, agarrando-se à sua palmeira desfolhada, ao seu pedaço encharcado de relva, ao pequeno poço de água barrenta, sem querer acreditar – não! recusando-se a acreditar – que um destino maior o chamava e que ele precisava ir.”
(Taylor Caldwell, do livro “Paulo de Tarso – O Grande Amigo de Deus”)

5 comentários:

Anônimo disse...

Querida Aline

Deus nos fez a sua imagem e semelhança. Mas, às vezes, arranhamos ou distorcemos essa tão linda imagem, quando insistimos em alcançar coisas inúteis que fazem nos distanciar dos caminhos traçados pelo Senhor. O seu texto me fez repensar e me levar em oração, pedindo a Ele que a cada dia nos ajude para que a nossa mente esteja voltada para que o espírito deseja.
Glorifico o Nome do Senhor pela sua vida. És uma jovem sensível, inteligente, íntegra, dirigindo os seus passos sempre na direção do Senhor.
Bjs
Rita

Anônimo disse...

Oi Aline.Me chamo Gabriela e moro em Recife-PE,tenho 17 anos.

Achei seu blog por acaso quando pesquisava sobre Eric e Leslie Ludy e me interessei bastante!Amei a forma que vc escreve entrei esses ultimos dias e da vontade de ler tudo!

Beijos...

Hânycka disse...

Ah minha querida irmã...

É bom quando o Senhor nos faz voltar ao foco quando as demais coisas desfocam nossa visão. E é extremamente triste ver que ha pessoas mais amantes de si mesmas e dos prazeres temporários do que de Deus. No entanto o SENHOR já havia falado que isso iria acontecer. Nosso dever é mesmo assim insistir nessas pessoas...orar pelo mundo de pessoas que são assim!

Linda reflexão, amo quando você divide suas experiências conosco...

Um grande abraço minha querida flor, fique na paz do Senhor!

Gabriela Eugenio (Pretta) disse...

Lindos posts!!! estou seguindo seu blog! Bjss :)

Aline Ramos disse...

Owww, meninas!! MUITO obrigada por suas companhias nesta caminhada rumo a Cristo, neste processo de amadurecer e aprender a servi-Lo melhor e parecermos mais com Ele. Esse é um desafio diário, com lutas, vitórias, quedas, lágrimas e sorrisos... mas a graça de Deus nos sustenta! Muito obrigada mesmo pelo carinho e presença! Que o Senhor guie as vidas de cada uma de vocês e que vocês continuem a crescer, progressivamente, na fé, no amor, na santidade, até que todos cheguemos, juntamente, à estatura do nosso Senhor Jesus Cristo! Super beijos!!