quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cultivar bons e velhos hábitos...



Vez por outra eu vejo minha vida espiritual e meu andar com Deus esfriar e meu coração ficar vagando em qualquer lugar distante do Pai. Não sei quanto a vocês, mas há em mim uma facilidade enorme de me distrair com as menores coisas desse mundo e deixar meus olhos serem desviados do meu Senhor para mim mesma ou as ofertas que o mundo tem para me fazer. E essa é uma batalha que sempre estou travando. Quando as coisas estão assim, fico lembrando dos tempos de comunhão com o Senhor e de crescimento espiritual, desejando voltar a vivê-los. É quando sempre me lembro deste versículo:

"Assim diz o SENHOR: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso"." (Jeremias 6:16)

O mandamento/conselho/direção que o Senhor nos dá, para quando nos distanciamos dEle, é: olhem para trás, para aquele caminho que vocês trilhavam junto comigo, para como as coisas eram naquele tempo, e voltem a ele. E vocês voltarão a encontrar o meu descanso.

É o que diz também Apocalipse 2.5a: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras". E é o que tenho experimentado, como transbordar da graça de Deus, nestes dias.

Durante um dos tempos de maior crescimento espiritual em minha vida, cultivei um hábito que foi extremamente forte mas, com o tempo, foi diminuindo e diminuindo: ouvir pregações. Eu enchia o espaço de mp3 do meu celular com pregações de bons homens de Deus e, sempre que tinha um tempo livre, colocava o fone de ouvido e ficava contemplando e aprendendo de Deus através dos ensinos de Seus filhos. Quanto isso sempre me edificou!!! Quando minha carne estava vencendo a batalha contra meu espírito, o Senhor falava através de Seus porta-vozes e voltava a trazer meu coração para Ele. Este foi um hábito de alguns anos em minha vida. Mas, passando-se o tempo, o coração parece que passa a banalizar a fonte que sempre está a jorrar vida para nós, e a valorizá-la menos do que deve. E isso foi acontecendo comigo. Passei a substituir as pregações por músicas, e a maior parte do meu tempo livre eu ficava ouvindo músicas. Ainda que fossem músicas cristãs, elas normalmente não tem o impacto que a exposição da Palavra tem em nosso espírito e alma. Para piorar, roubaram meu celular e fiquei meses sem ter onde gravar as pregações para ouvir. Enfim, abandonei o caminho antigo e as primeiras obras. Esfriei.

Há duas semanas, pela graça do Pai, comprei um celular novo - e minha preocupação era esta: que tenha um bom espaço para gravar áudios. Enchi o cartão de memória com as antigas (e novas) pregações, e que manifestação maravilhosa do agir de Deus o retorno à esta vereda antiga e a esta primeira obra tem gerado em minha vida! Voltei a experimentar, como era de se esperar, a aproximação com o Senhor e a capacidade de ouví-Lo e manter-me conectada com Ele. Agora, a cada dia, procuro semear este bom e velho hábito que traz vida espiritual.

Através do alimento que esta prática voltou a trazer à minha alma, um outro bom e velho hábito também voltou a ser cultivado: a leitura - da Palavra e de bons livros cristãos. Infelizmente, de maneira muito sutil e sorrateira, meu tempo livre passou a ser preenchido por muitas coisas que em nada me aproximavam de Deus, especialmente entretenimento vazio - programas de TV, filmes, redes sociais... E deixei de lado o bom tempo de leitura e edificação através das Escrituras e dos ensinos de homens de Deus. Que troca infeliz! Hoje vejo o quão sem valor era o produto que eu estava comprando, em detrimento desse alimento de valor incalculável para meu espírito. Novamente pela graça, voltei a ler - e que resultados esplêndidos isso também me traz. Vez por outra, quando tenho um tempo livre e preciso de descanso, sinto vontade de simplesmente ligar a TV, ver um filme ou ficar horas na internet. Mas, então, me lembro que durante esse tempo que seria perdido, posso estar alimentando meu espírito das Palavras do meu Pai. E é o que tento escolher. Há dias que não ligo a TV para assistir, e o tempo de rede social tem se tornado bastante reduzido (graças a Deus!). E é assim que espero continuar caminhando.

Então, meus irmãos queridos, o que venho compartilhar com vocês hoje é: vamos semear estes e outros bons e velhos hábitos que nos trouxeram ou tem trazido vida e momentos de grande comunhão com o Pai, mas que tantas vezes vamos passando a negligenciar ou, como diz Apocalipse 2, abandonar o primeiro amor. Cada um de nós sabe dos instrumentos que o Senhor usa para edificar nossas vidas: ler blogs cristãos, revistas cristãs, conversar sobre o Senhor com um bom amigo na fé, escrever, orar junto com os irmãos, frequentar cultos de oração em nossas igrejas, enfim... Sonde seu coração, pergunte pelo bom caminho, os caminhos antigos, onde você caiu, e volte a praticar as primeiras obras! Como o Senhor nos disse: assim acharemos descanso (e alegria) para nossas almas.

Para a Glória do Único que é Digno:
Jesus Cristo.
Amém.

4 comentários:

Izabel disse...

Que texto lindo, e me deu uma ideia perfeita, eu estou precisando disto

Izabel disse...

Olá querida

Vc se importaria de indicar algumas pregações que tem ouvido?

bjus

Aline Ramos disse...

Oiiii Izabel!!
Meu amor, tenho centenas de pregações aqui!! rs. Um site EXCELENTE que indico para baixar pregações é o da Editora Fiel [http://www.editorafiel.com.br/videoteca_conferencia.php]. Minhas pregações favoritas são de lá!

Outro site muito bom é da Igreja Batista Central de Fortaleza [http://ibc.org.br/recursos/videos]

Outro, que foi o precursor de um excelente tempo de crescimento em minha vida, é o Geração Benjamim, do Pr. Jeff Fromholz [http://www.geracaobenjamim.com/modules/mydownloads/]

O que estou ouvindo AGORA é uma série de estudos sobre os Puritanos, da Igreja Batista Reformada Vida Nova (acho que é isso! rs), cujos áudios e slides estão disponíveis em: http://ibrvn.com/audio/2010/estudos/ [Indico fortemente! É fantástico!]

É isso, querida! Mas se você quiser, pode me mandar seu endereço para meu e-mail (alineramos@hotmail.com), que eu gravo num cd as pregações que tenho aqui de toda essa galera e mando pelo correio pra você! ;)

Beijinho!!

Izabel disse...

Você como sempre suuuper carinhosa

Muito obrigada pela atenção, vou futucar tooodos os links que vc mandou hehehe

Vou entrar em contato pelo email.

Mais uma vez muuuito obrigada pelo carinho. ;)