sábado, 15 de setembro de 2012

Os paradoxos que dão Vida...




"O cristão logo aprende que, se quiser alcançar vitória como um filho do céu entre os homens da terra, não deve seguir os padrões adotados comumente pela humanidade, mas exatamente o sentido oposto. Para salvar-se, corre perigo; perde a vida a fim de ganhá-la e existe a possibilidade de perdê-la se tentar conservá-la. Ele desce para subir. Se se recusa a descer é porque já está embaixo, mas quando começa a descer está subindo.

É mais forte quando está mais fraco e mais fraco quando se sente forte. Embora pobre tem poder para tornar ricos a outros, mas quando se enriquece sua capacidade para enriquecer outros se esvai. Ele tem mais quanto mais dá e tem menos quando possui mais." [A.W.Tozer, "Esse cristão incrível"]


Esse é um dos textos mais profundos e marcantes que já li. Estabeleceu raízes em meu coração e vive voltando para me relembrar estas verdades. A vida cristã é um verdadeiro paradoxo. Se queremos viver, precisamos morrer. Se queremos crescer, precisamos diminuir. Se queremos ganhar, precisamos perder. Se queremos RECEBER, precisamos DAR.

Existe um vazio que persegue mesmo a vida dos bons cristãos. Vez em quando o sentimos fazendo morada no peito, na alma. Isso acontece tanto comigo. Para onde estou indo? O que estou fazendo com minha vida? Qual o sentido de tudo isso? Esse vazio. E, nestas minhas andanças e quedas e nas lições que o Senhor precisa sempre estar me dando, me confrontando para que eu entenda e mude, acho que muito desse vazio tem a ver com a não compreensão deste paradoxo que é a vida cristã. Ainda que tendo conhecido a Cristo, nossa carne sempre tenta nos levar a viver com base no natural, e não no paradoxal. Queremos viver, crescer, ganhar, receber, e nos esquecemos que para alcançar tudo isso, precisamos buscar exatamente o caminho oposto. Esquecemos que fomos chamados para viver uma nova vida, totalmente diferente.

E, em todos os momentos em que esse vazio toma minha alma, percebo que esqueci destas verdades bíblicas. Esqueci que não é mais por mim que devo viver. Não é mais em mim que os meus olhos devem estar. Não mais dedicando minhas atenções e energias em minhas próprias necessidades, desejos, vontades. Sou chamada a ir além de mim mesma. Cito a frase que tem martelado em minha cabeça, ao estudar a vida dos Puritanos da Inglaterra dos séculos 16 a 18: "Para a glória de Deus e o bem dos outros". Esse é o propósito de nossas vidas. E só assim poderemos encontrar vida.

Lembro de uma música do padre Zezinho que eu ouvia quando era criança: "O meu Senhor e eu temos um trato especial: o meu Senhor cuida de mim e eu cuido das coisas do meu Senhor". É um pouco assim. Não é um trato em si, mas um entendimento e confiança: Ele me chamou para viver para Ele e, em consequência, para o meu próximo; e, enquanto eu faço isso, Ele me garante que está todo tempo cuidando de mim. Posso cuidar das coisas do meu Pai, não preciso viver tão preocupada e fixada em minhas próprias necessidades - sei que Ele cuida de mim!

Então, acho que um dos grandes desafios e aprendizados da vida cristã é este: olhar para além de mim mesmo. Manter os olhos "nas coisas do alto e não nas que são da terra", como diz Colossenses 3.2. No Senhor, em primeiro lugar, e então nos que estão ao meu redor e precisam de mim. Quando dou, então é que recebo. Quando entrego a minha vida, então é que a encontro. Quando a perco, então é que a salvo.

Que o Espírito do Senhor nos ajude a viver estes paradoxos que dão vida...

Para Sua glória.
Amém.

3 comentários:

Harumi disse...

Querida Aline Ramos, não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz por Deus ter me dado a oportunidade de conhecer o seu Blog!! Como é bom saber que ainda existem pessoas que realmente amam a Cristo e permitem que Deus transforme seus corações dia após dia...
Queria pedir permissão para compartilhar seus posts no Facebook, tenho certeza que seriam uma benção, pois o pouquinho que li já me edificou muito!

Atenciosamente,

Harumi

Aline Ramos disse...

Olá, Harumi!! Poxa, como fico feliz por poder ajudar a edificar a Igreja de Cristo! Esse é o propósito de nossa salvação ne? Divulgar o Evangelho e fortalecer a Noiva de Cristo!

Claro que você pode compartilhar os post, seja no face ou em qualquer outro lugar! Fique totalmente a vontade!

Um abraço e que o nome de Jesus seja honrado e glorificado!

Harumi disse...

Olá Aline!! Fico tão contente por você ter respondido...Com certeza vou compartilhar muitas coisas!
Queria te agradecer muitíssimo por compartilhar as suas experiências e pensamentos conosco, que Deus te abençoe cada dia mais e mais!!

Um abraço

Harumi