sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fase de treinamento: a importância do ministério com crianças!


Ah, pessoal, tenho vivido tempos muito lindos ultimamente! E grande parte disso tem estado relacionado com um de meus "pontos fracos" (ou fortes! rs): CRIANÇAS! xD

Eu sou uma amante confessa de crianças! Sempre fui e isso tem piorado ultimamente. rs. Mas, somente agora, depois de muitos anos "apaixonada" por essas criaturinhas, é que tenho me dado conta de uma realidade muito triste e muito séria: o quanto nós, enquanto cristãos, e a igreja como um todo, temos negligenciado a evangelização das crianças! Eu não imaginava o quanto estávamos sendo negligentes com elas. Mas a verdade é que tratamos as crianças, dentro de nossas igrejas ou mentalidades cristãs, como pessoas que são incapazes de compreender as verdades do Evangelho e que, portanto, não vale à pena investir nossos tempos evangelizando-as ou treinando-as.

Que grande mentira! E temos acreditado nela, seja de uma forma ou de outra.

E eu fui percebendo isso de forma muito sutil, paulatina. Primeiro, com minha priminha linda de 6 aninhos, com quem sempre tenho um tempinho, e a quem passei a compartilhar as verdades do Evangelho; depois, com outros priminhos pequenos, depois com alguns de seus amiguinhos. E uma coisa tem ficado cada vez mais evidente pra mim: como as crianças são um terreno totalmente fértil para semear as sementes de Cristo! Como nós podemos impactar e influenciar as vidas dessas criaturinhas, de forma a marcá-las profundamente, com coisas tão pequenas, com nossos exemplos, nossas vidas, a tal ponto que elas desenvolvem um desejo enorme de serem "exatamente iguais a nós". Isso é muito engraçado, mas extremamente incrível! Cada dia que estou com a Gabrielly, minha priminha de 6 anos, percebo isso de maneira mais clara: ela quer imitar TUDO que eu faço! E mais: ela NUNCA esquece as coisas que falo pra ela, ou as coisas que falo pra outras pessoas ou faço, mesmo sem perceber.

E, assim, Deus tem me mostrado a grandiosidade do que Provérbios 22.6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Que princípio tremendo é este! E quão verdadeiro ele é. Conquiste o coração e a confiança de uma criança, ensine algo a ela, e prove isso com a sua vida: e ela jamais se esquecerá disso!

Que oportunidades temos perdidos por causa de nossa negligência com os pequeninos! Temos um barro puro, maleável e preparado para a boa obra de Cristo - e não temos aproveitado isso.

E foi assim que o Senhor começou a trazer meu coração para além do amor e identificação com as crianças - para a importância de levar o Evangelho a elas, e semear as sementes de Cristo nelas! Afinal, este será um dos meus mais importantes chamados após o término de minha vida de solteira: criar filhos para Cristo e treiná-los para a defesa da Verdade. É hora de começar o treinamento, não é?

E, assim, depois de muitas idéias e planos pulsando em meu coração, Deus acabou me direcionando de um jeito muito natural e belo ao "PEPE" (Programa de Educação Pré-Escolar), projeto infantil da Junta de Missões das Igrejas Batistas, que está sendo realizado em um bairro muito carente daqui da cidade. E lá estou eu, pra glória do Senhor! \o/ Só estive com as crianças (20 crianças!) 3 vezes (contando com hoje), mas já tenho aprendido coisas maravilhosas, e confirmado a necessidade de referenciais de vida e de fé cristã que essas crianças têm.

Então, eu gostaria de compartilhar com vocês algumas fotos dos meus novos "filhos", nessa minha nova fase de "Tia"!! rsrsrs... Momentos lindos demais!

E que o Espírito Santo nos faça ver, com cada vez mais clareza, a necessidade destes pequeninos por ouvir o Evangelho e as verdades eternas de Deus! Que sejamos instrumentos para impactar essas vidas e marcá-las por todo o seu futuro!


















5 comentários:

Princess Dai disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Princess Dai disse...

oh, mana =)

Puxa, parecemos nisso também ...
Amoo as crianças, e ter filhinhos espirituais é uma alegria imensuravel !
Trabalhei com as crianças na igreja, e agora estou na area mais abandonada nas igrejas ...os pré-adolescentes!
Me sentia tão incapacitada (e ainda me sinto ...) , mas o Senhor sempre ministra em meu coração que apenas uma coisa é necessária: o amor.
Esses pequenos (e os teens que são pequenos em corpos fisicos maiores, rsrs) precisam ser amados pela igreja, pelo corpo de Cristo ...

Continue nessa caminhada, querida.

Benção sobre ti!

Shalom !

Dai

Princess Dai disse...

Querida,

Sabe este assunto sobre pureza (que sempre é tratado nos seus blogs e nos livros que lemos)...
Acredito que trabalhar com crianças é uma linda oportunidade do Senhor também nos ensinar sobre PUREZA...no sentido que Ele nos fez.

e claro, arder no coração o clamor e desejo de que crianças não sejam roubadas de sua pureza e amor pelo Senhor em sua infância !

Um grde abraço.

=)

Aline Ramos disse...

Dai, queridaaa!!!
Cada dia mais me convenço de que é o Senhor que nos aproxima de nossos "semelhantes!! rsrs.. Alguns dizem que é uma "força de atração universal"... rs

Ahh, há tantas coisas que temos aprendido e que as crianças precisam começar a aprender desde já: os valores de família, de vida fiel a Deus, de pureza, de masculinidade e feminilidade... sementes que podem e devem começar a ser semeadas em seus corações, para que dêem os frutos no tempo devido!

Deus a use grandemente nesta obra que vc foi chamada a fazer aí, querida!! Vamos para a luta, né? =P

Super beijos, meu bem!! ;)

... disse...

Lindos!

Deus abenço e guie vcs!