quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A resposta certa


Muita gente me pergunta o porquê de eu viver como vivo. Especialmente no que diz respeito a relacionamentos. Por que uma jovem, na flor da idade, com características para se relacionar com pessoas muito legais, está solteira? Por que você não namora? Por que se mantem virgem? Por que esperar a “pessoa certa”? Por que não sai para se divertir? Você poderia conhecer pessoas legais indo a lugares diferentes...

Estas são perguntas que já ouvi várias vezes. E, ao me deparar com elas, eu ficava meio perdida no meio de tantos argumentos que já defendi e tenho defendido que poderiam responder a elas, e acabava dizendo coisas do tipo: “Porque ainda não encontrei a pessoa certa”, “Porque Deus ainda não mandou o príncipe” ou “Porque quero alguém para casar e o casamento é algo muito importante para Deus”.

Mas depois, essas perguntas (e essas respostas) ficavam martelando continuamente em minha cabeça. E eu sempre chegava à conclusão de que não era bem isso o que eu deveria responder, que a questão era muito mais profunda do que essas respostas, que faltava algo. Na realidade, eu estava dando “desculpas”, e não respostas. E, então, eu ficava pensando sobre “qual seria a resposta correta a dar?”.

E acho que, finalmente, entendi – ou, pelo menos, acho que encontrei o caminho correto agora! A resposta para todas as coisas das quais abri, e continuo abrindo mão, em minha vida, as quais parecem tão atrativas e poderiam estar sendo vividas e “curtidas”, é somente uma: eu encontrei algo muito mais valioso para viver!

A questão não é “Porque esperar é o melhor! Você tem que se preservar, valorizar o seu corpo e seus sentimentos! Guardar-se para o momento especial que será o seu casamento! Pense em quanto de si você terá para oferecer ao seu cônjuge, quanto já deixou em outros relacionamentos...”, e lá vamos nós. A questão, quando alguém pergunta por que você deixaria tudo o que tem para ser um missionário, não é: “Porque existem pessoas que precisam de ajuda e a nossa vida deve ser usada por uma boa causa! Precisamos fazer nossa vida valer à pena!”. Não, não é nada disso!

A questão é: eu encontrei algo melhor do que tudo o que este mundo possa me oferecer. Eu encontrei a CRISTO! E, diante dEle, o brilho deste mundo, o prazer de todas as coisas que ele pode me dar torna-se absolutamente nada!

Sabe, eu já passei pela fase de ir a festas e querer namorar ou ficar com rapazes. Acreditem vocês ou não, eu já passei por isso! Ia a boates e raves, e me “empolgava” ao planejar “esquemas” com algum garoto. Eu até pedia a Deus para arrumar alguém com quem “ficar” ou namorar, depois de muito ser importunada por minhas amigas que diziam ser inconcebível uma moça de 16 anos que nunca havia ficado com ninguém! E eu vivi essas coisas. Fui a festas, beijei rapazes, me vesti e produzi sensualmente para atrair os olhares masculinos... Eu estive lá, onde dizem estar os “prazeres desse mundo”.


O que eu encontrei lá? Vento. Nada. O vazio de viver imitando os outros, sem encontrar nenhum sentido para minha própria vida. Correr atrás do vento. Beijei três rapazes, e nenhum deles significou nada para mim. Nenhum daqueles beijos representou o que eu esperava que eles representassem. De todas aquelas festas às quais fui, não me lembro de nada que tenha realmente ficado em minha vida, a não ser da vergonha de me portar como alguém que oferece um produto no mercado. Eu chegava em casa, depois de toda aquela empolgação, e nada havia mudado. Nada.

É por isso que nada dessas coisas se faz necessária em minha vida hoje. Porque eu encontrei algo melhor. Encontrei algo INFINITAMENTE melhor. Cristo! Aquele que me deu uma identidade, Aquele que recebeu e motivou meus sonhos (quando todos os tratavam como bobagens), Aquele que mudou e continua mudando as negras nuvens do meu coração, Aquele que me deu sentido, Aquele que transformou e tem transformado meu “nada” em tanta coisa, Aquele que me deu vida e, assim, tirou o vazio que teimava em permanecer lá dentro, Aquele que tem mostrado Seu cuidado e amor a cada dia, Aquele a quem sei que não mereço e nunca mereci mas que continua do meu lado mesmo assim, Aquele que me ama como eu jamais poderia imaginar ser amada... JESUS!

Como os beijos, as baladas, os olhares, o reconhecimento, a vaidade, o status podem ser melhores do que ELE? Antes eu TINHA tantas coisas, mas não ERA nada. Hoje eu SOU de verdade, e todas aquelas coisas tornaram-se tão pequenas. Conheci o que é VIDA. Não perfeita (ainda), não sem dores e tribulações, mas uma vida que continua pulsando dentro do peito aconteça o que acontecer. Um Deus que tem se revelado dia após dia, mesmo quando estou tão fraca que sequer tenho vontade de busca-lo ou de procurar ouvir a Sua voz. Ainda assim, Ele continua operando e continua falando.

Não. Eu não poderia abrir mão disto! Não vale à pena! Encontrei um tesouro pelo qual vale à pena vender tudo o mais para poder comprar.

Encontre-o também. E, tendo encontrado, não troque este tesouro por nada!

................................................................


"Filosofia não me deu felicidade,
explicação não explicou o que eu te fiz.
Eu tinha tudo ao meu redor,
saúde, paz e tanto amor
e mesmo assim não soube ser feliz.

Minha casa é a casa do Senhor
Minha casa é a casa do Senhor (bis).

Eu me afastei porque pensei ser meu direito
usar daquilo que era meu como escolhi.
Eu tinha ao meu redor
e Deus me dava o seu amor
e mesmo assim meu Deus eu não ouvi.

Imaginei saber de tudo e fui descrente
contra meu Deus ouvi falar e me calei.
Não eu não fui um bom cristão,
pois fiz ao mundo concessão
e sem notar, de Deus me envergonhei.

Igual ao filho que partiu naquela história,
felicidade longe dele eu não achei.
Filosofia não me deu
aquela paz que vem de Deus,
ao meu Senhor agora eu voltarei."


[O filho pródigo - Pe. Zezinho]


9 comentários:

Izabel Soraia disse...

Olá querida, que benção ter lido seu post, penso absolutamente a mesma coisa. Me pegava pensando porque respondo tantas coisas para as mesmas perguntas, porque as vezes sinto como se não estivesse fazendo justiça a verdade, verdade que é CRISTO, Ele é o motivo, sempre foi, Ele realmente suplantou absolutamente tudo, a Ele deve ser dada a glória. Me emociono sempre ao pensar que Ele ocupou todos os cantinhos de minha vida, e quando se pensa desta maneira não é possível viver de outra forma.
Sabe eu sempre me senti meio "estranha" pois sempre tive uma visão muito diferente sobre relacionamentos, e com isso fui me tornando cada vez mais diferente das outras, sou grata a Deus por ter me guardado até aqui, até hj, e sou grata por ter encontrado esse lugar onde encontro palavras dEle, e pessoas que como eu continuam sonhando esse sonho louco que é viver com Cristo.
Bjos querida, permaneça na fé.

Apolo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Apolo disse...

Olá Aline, gostei do seu post. E queria saber que poderia publicar no nosso blog. Devidamente identificado é claro.
Quantos aos relacionamentos é interessante ver que também já dei muitas respostas parecidas, pois vou completar 32 anos e não namoro desde os 21,ou seja quando conheci a Cristo. E no meu caso tinha uma vida de bastante agitação, relacionamentos, saia muito nas baladas, e vivia namorando, ficando...mas quando Cristo me atraiu não resisti e passei a buscá-lo e com isso queria um namoro que O glorificasse. Confesso que pensei que conseguiria logo uma namorada e não planejei ficar tantos anos só..rs... Nestes anos não deixei de buscar, fiz muitas amizades, conheci muitas garotas bacanas,algumas tiveram interesse por mim, me cadestrei em sites de relacionamentos cristãos, orei muito para ter uma namorada,mas nada. Também sofri e tenho sofrido muita pressão dos colegas de trabalho, na igreja tentam arrumar pretendentes, mas levo tudo numa boa. Digo sempre que estou muito feliz com o Senhor e se não aparecer alguém continuarei muito feliz, pois nestes 10 anos tenho tido muitas alegrias com o Senhor, e apesar de ainda querer namorar e casar-me nunca me senti um coitadinho ou esquecido por Deus. Sei que Ele tem usado minha solteirisse para melhor serví-Lo.E sei tbm que casamento é algo muito sério. Mas em resumo acredito que quando procuramos glorificá-lo e honrá-lo a presença dEle em nossas vidas torna-se se o centro, assim se Ele nos quer solteiros ou casados estaremos muito felizes pois em tudo viveremos para glória Dele.. Estou solteiro e realmente feliz pois a minha alegria vem do Senhor e se casarme sei que o Senhor vai estar no centro e estarei feliz por honrá-lo no matrimônio.
Um abraço! Fique na santa paz

Thay disse...

Olá irmã,tudo na paz?
Fazia algum tempo que eu não vinha aqui.
O post de hj foi realmente uma bênção,e posso confessar algo ?
Somos muito,mais muito parecidas.Já passei por tudo isso e lhe digo o mesmo que você hoje humildemente nos escreveu.Dando a nós o privilégio de em meio a tanta 'desordem humana' encontrar pessoas com antigos valores.Valores esses que sabemos bem que agrada aquele que nos criou: O nosso Pai maravilhoso.
Que você continue sempre assim....

Aline Ramos disse...

Irmãos queridos! Sempre me surpreendo com a forma tão similar com que Deus age nas vidas de Seus filhos! ISso é incrivel e maravilhoso! Faz-nos poder sentir "Um em Cristo" - exatamente o que Jesus orou ao Pai que acontecesse em Sua oração de João 17!

Isso é lindo! Uma benção indescritivel de Deus e mais uma revelação de Seu infinito amor!

Muitas vezes nos sentimos envergonhados, oprimidos por pensar os pensamentos de Cristo, por ver Seus sonhos se multiplicando em nossos corações, e porque parece que somos os "últimos dessa espécie na terra"! rs. Mas nosso Deus é tão bom que nos coloca juntos, pelos meios mais variados possíveis, para que possamos fortalecer uns aos outros e permanecer todos firmes na fé!

Fico muito feliz mesmo cada vez que vejo como trilhamos o mesmo "caminho estreito", aquele que nos conduzirá à vida eterna junto a nosso Salvador Jesus Cristo! Que alegria trilhar esse caminho ao lado de irmãos como vocês!

Seus testemunhos me edificaram muito! Obrigada mesmo por eles! Sempre é excelente saber que outros lutam as lutas que temos! Em Cristo venceremos!

Apolo, claro que você pode publicar o post em seu blog! Fique totalmente à vontade! Desde já agradeço o privilégio! E que linda sua história! Deus continue fortalecendo-o e lhe enchendo da alegria de viver com ELE - seja como for! ;]

A paz e a graça do Senhor seja multiplicada em suas vidas sempre e sempre! Obrigada por tudo! ;)

Aline Ramos disse...

Ah, Apolo, passa seu blog pra gente visitar também se for possível! ;)

Paz!

Apolo disse...

Oi Aline! Vou passar novamente o endereço. Na verdade não é um blog exclusivo, o blog é da nossa igreja e sempre postamos coisas relevantes de diversos blogs para que possam edificar vidas. Eu gostaria muito de ter mais tempo e o dom para escrever, até agora só escrevi 3 posts.
Ah, quero dizer tbm que você já visitou nosso blog e inclusive postou aqui a Carta de Deus aos solteiros, mas ai segue:
http://aliancataubate.com/blog/

Um abraço! Fique na santa paz!

Apolo disse...

Oi Aline, segue uma meditação que fiz ano retrasado para uma das matérias do seminário e que ano passado publiquei no blog. Aceito criticas, afinal, estou aprendo a escrever:

http://aliancataubate.com/blog/?s=medita%C3%A7%C3%B5es

Aline Ramos disse...

Ahhh sim, Apolo, lembrei!!! :D Desculpa, é que minha cabeça não é muito boa!! hehe.. O blog é muito bom! Gostei muito quando visitei!!

Fica mesmo a dica pra todo mundo!

Obrigada novamente por compartilhar!

Passarei assim que der pra ler o texto!

Deus continue a nos guiar!

Paz! ;)