terça-feira, 1 de março de 2011

Sobre namoro e alicerces...

Edificou sua casa sobre a rocha...

Palavras de Martyn Lloyd-Jones que, provavelmente, não foram escritas para se referir a namoro. No entanto, lendo-as, foi o que me veio à mente no exato momento. A importância de preocupar-se com o alicerce, com os planos que antecedem a construção da casa, com as reflexões necessárias, os cálculos e tudo o mais para que o resultado final não pereça à tempestade, sempre me remete diretamente ao romance. Pra mim, o período pré-matrimonial é exatamente esse. Um período que fará TODA a diferença no futuro casamento e família que serão edificados.

Deixo-vos, então, com Lloyd-Jones.

E que Deus nos ensine a ser construtores sábios e prudentes.

Paz!

.............................................................

"O homem prudente. . . tem um só grande desejo, e é o de construir duravelmente. Começa dizendo: «Não sei muita coisa a respeito disso; não sou perito nessas coisas; portanto, a sabedoria manda que eu consulte gente entendida. Quero ter plantas e especificações, e quero receber orientação e instruções. Conheço pessoas que podem construir casas com rapidez, mas eu quero uma casa que dure. Podem acontecer muitas coisas que porão à prova minhas noções de construção e a minha casa». Eis aí a essência da sabedoria.

O prudente se dá ao trabalho de verificar tudo o que pode; exerce controle próprio e não se deixa empolgar demais com os seus sentimentos e emoções ou com o seu entusiasmo. Deseja obter conhecimento, verdade e compreensão; está disposto a reagir positivamente às exortações do Livro de Provérbios que nos concita a que desejemos e procuremos a sabedoria. . . Não está disposto a correr riscos, e não se precipita às carreiras, ele pensa antes de agir. . .

Quando a casa já está construída, é tarde demais. A hora do exame é bem no início. (Os construtores prudentes e os insensatos) e suas operações devem ser observados quando estão nos projetos, nas plantas e na escolha do local e sítio das obras. A hora de ficar de olho no construtor rápido e ineficiente é no começo, para ver como ele age no lançamento do alicerce. Não basta olhar a casa depois de pronta. Na verdade, a casa sem alicerces pode ter melhor aparência do que a outra ... em última instância, porém, a coisa mais importante em uma casa é o alicerce. Essa é uma verdade freqüentemente salientada na Bíblia. Os alicerces, que parecem tão insignificantes e sem importância, porque ficam fora da vista, são, contudo, a parte mais importante e vital de todas. Se houver algum erro nos alicerces, tudo o mais estará forçosamente errado."
 
 

Nenhum comentário: