terça-feira, 8 de março de 2011

Convicções...



“O caminho que você toma com os seus pés nunca deveria contradizer as convicções do seu coração”
(Joshua Harris – Eu disse adeus ao namoro)

Ter convicções é fácil. Ouvir a verdade e reconhecê-la como tal, na teoria, não requer tanto de nós. Criar teorias belas e impactantes não é tão difícil assim. Somos convencidos por palavras sábias e concordamos com elas e, assim, nos achamos bons demais.

O difícil é viver convicções, quando elas precisam ser vividas. Esse é que é o grande desafio. Não saber o que é certo, mas fazer o que é certo. Transformar teoria em prática. É neste ponto que caímos.

Porque escolher as palavras que parecem mais corretas e santas, usá-las e pregá-las aos outros é simples demais. O problema é quando nós mesmos nos deparamos com as situações reais em que devemos aplicá-las em nossas próprias vidas.

O momento em que precisa-se decidir quem comandará: os pés ou o coração.

São os pés que tomam o caminho. Aonde eles forem, todo o corpo será obrigado a ir. Eles são os guias. O coração? Ele deveria ser o mestre, aquele que dá as ordens aos pés. Afinal, por acaso têm os pés a capacidade de refletir para tomar decisões? Não. Portanto, Deus não poderia falar aos pés. Mas Ele fala aos nossos corações. E é lá que nascem, crescem e moram nossas convicções. É lá que Deus escreve Suas verdades.

Estamos parados, ou andando lentamente em uma paisagem rotineira, e Deus começa a falar sobre os caminhos perigosos que podem, e irão, surgir à frente e o que devemos fazer quando isso acontecer. Nossos caminhos, neste momento, estão tranquilos, e então é bastante fácil ir ouvindo os conselhos, anotando-os no coração e dizendo: “Sim, Senhor! Estou entendendo, sim! Poxa, Você tem toda a razão! Pode deixar que, quando isso acontecer, eu farei exatamente o que o Senhor está dizendo!”. Até achamos aqueles conselhos belíssimos, de tamanha sabedoria que nos fazem regozijar em ouví-los!

No entanto, um dia os caminhos perigosos aparecem. Ouvimos tanto falar sobre eles! Porém, quando nos deparamos com eles, eles parecem tão diferentes das descrições que ouvimos. Parecem-nos tão pouco perigosos, até mesmo agradáveis! E, então, vemos a bifurcação no caminho. Temos que tomar uma decisão. Há uma placa indicando “Perigo” apontando para a esquerda. E uma placa de “Siga por aqui” apontando para a direita. O Mestre já havia falado que seria assim.

Mas, o caminho à esquerda encontra-se cheio de luzes coloridas, vários bancos para descanso e todas as pessoas à sua frente parecem se dirigir para lá. E o caminho à direita parece tão estreito, difícil de trilhar e, o pior, não parece haver ninguém indo para lá. Como pode a placa de “Perigo” estar voltada para a esquerda e não para a direita?

Então, trava-se a guerra. O coração diz: “O Senhor falou sobre isso! Ele disse que haveria uma placa de perigo e que não deveríamos seguir por ela. Vamos pelo caminho da direita!”. Mas os pés se revoltam e protestam: “O quê? Por acaso você não está vendo a diferença entre estes dois caminhos? Veja só como o caminho da esquerda parece seguro e confortável! Todos estão indo por ele! Como pode haver perigo lá? Enquanto o caminho da direita... ele mete medo! Não há ninguém lá e ele é tão estreito! Nós vamos pela direita!”.

Neste momento, todas as pessoas que estavam trilhando o caminho da esquerda voltam-se para a situação e passam a opinar: “Ah, esse caminho aí do lado não dá em lugar nenhum, não! É impossível de trilhá-lo! Dizem que ele dará em um lugar muito bonito, o mais belo da região. Mas a verdade é que ele tem tantas pedras e espinhos que é simplesmente inviável andar por ele! Venha por aqui conosco. Ainda que haja essa placa de perigo aí, a verdade é que esse aqui é o único caminho possível de trilhar! Não se preocupe com isso!”.

E chega-se o momento da decisão. O momento pelo qual todos passaremos. E a decisão quem tem que tomar somos nós. No momento de colocar o corpo em movimento, o que poderá fazer o pobre coração? São os pés que tomarão o caminho, qualquer que seja ele. Ainda que o coração proteste e, depois de todas as convicções construídas durante o caminho que para trás ficou, saiba qual a resposta certa, ele pouco poderá fazer se os pés decidirem contrariá-lo.

Não haverá jeito, então, se os pés decidirem? Sim, haverá. Ainda há uma saída: um cérebro que controla o corpo inteiro – inclusive os pés teimosos. A verdade é que é nossa responsabilidade escolher o caminho.

A questão é: a quem daremos ouvidos, aos pés ou ao coração?


“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7. 13,14)


6 comentários:

Miss Vintage disse...

Graça e Paz mana!!
Que texto lindo e inspirador, louvo a Deus pela sabedoria que o Senhor te tem concedido para tratar destes temas.

Ultimamente tenho pensado muito sobre convicções, palavras, ensinamentos e pregações. De facto, é fácil falar, defender uma ideia, dizer-se radical. Num primeiro momento há aquele ânimo, aquela empolgação mas com o tempo tudo muda...hoje em dia com a difusão da internet o mundo tornou-se uma aldeia global e podemos adquirir conhecimento muito rapidamente. É muito fácil sentar-me no meu pc ver um vídeo do Paul Washer e rejubilar com a pregação, ou ler um texto num blog e ficar maravilhado e num momento de euforia querer viver todas aquelas verdades bíblicas actualmente tão esquecidas.

No entanto, as acções não são tão fáceis como as palavras... o Senhor vai provar o nosso coração e é nessa prova que as nossas convicções serão testadas e avaliadas entre entusiasmo momentâneo ou verdadeiramente transformação do coração.

Reflectindo sobre o assunto cheguei à conclusão que a par da oração e vigia, devemos FUGIR de tudo aquilo que nos leve a colocar em risco os nossos valores, mesmo que as situações se alterem completamente. Devemos tomar o exemplo de José que correu da mulher do seu patrão! José poderia ter colocado os sonhos de Deus em causa por um momento de flirt onde apenas saciaria a sua carne. Sabendo que não era um super crente (porque isso não existe, Jesus afirmou que a CARNE É FRACA!) ele foge sem olhar para trás! É isso que o Senhor nos ensina a fugir de qualquer aparência do mal.

Trazendo tudo isto para a minha própria realidade também tenho aprendido. Antes era muito fácil para mim pregar e falar em relação à modéstia pois não tinha condições financeiras de chegar numa loja e comprar tudo o que quisesse. Agora tenho o meu trabalho e o meu dinheiro, posso comprar tudo o que me apetecer (ñ tudo né hehehe). Há dias fui com a minha mãe às compras, e havia tanta coisa bonita e na moda que experimentei mil roupas e queria levar vários vestidos. Naquele entusiasmo todo nem me apercebi que a maioria daqueles vestidos não eram modestos até que a minha mãe disse: mas vais usar um vestido tão curto? Tu?
Foi nessa altura que me caiu a ficha e vi que estava a cometer um erro, algo que ia contra as minhas convicções e pousei os vestidos!!
Agora que a minha realidade mudou eu não posso deixar que as circunstancias destruam os meus valores, valores pelos quais tanto lutei!!! É agora que tenho de mostrar-me fiel aquilo que preguei, e não me deixar influenciar pelo "nada a ver"/"todos fazem o mesmo"/"só eu sou diferente"/"assim vou ficar sozinha e ninguém me vai querer"!!!

Vi que a única solução é abster-me de ir às compras! Foi o que Jesus disse, que se o teu olho te escandalizar arranca-o! É necessário fugir, correr de tudo aquilo que pode corromper os padrões que Deus colocou nos nossos corações!!! Peço constantemente ao Senhor para que eu não me deixe renegar tudo aquilo que tenho defendido até aqui :(... peço as tuas orações mana, porque sem a graça de Deus é impossível continuar a defender o caminho estreito.

Foi bom ler este post (ainda bem que agora dá para compartilhar no Facebook :D), exortou-me e renovou a minha visão. Que todas essas palavras sejam sementes no meu coração e de todos os que lerem este blog.

Beijinhos, Deus te abençoe amada!

Izabel disse...

Ao longo dos últimos meses eu li muitos livros, e textos sobre Deus e seus pensamentos para os jovens, e este seu texto é exatamente o que passou pela minha cabeça, que todo o conhecimento me leve às decisões corretas.
abraços
Ótimo texto.

Aline Ramos disse...

É isso mesmo, meninas!! Meu pedido a Deus é o mesmo de vocês: que o Senhor nos capacite para cada guerra específica da vida, enquanto ainda estamos meio "de fora" delas, para que quando chegar a hora de entrar no combate, sejamos capazes de nos manter firmes até o fim!

Que nosso Pai nos dê Sua graça e a revelação de Sua verdade aos nossos espíritos, renovando nossas mentes (Segundo Romanos 12.2), para que O honremos em todo tempo!

Lutar o Bom COmbate, encerrar a carreira e guardar a fé. Assim seja!

Apolo disse...

Aline, excelente texto. Peço mais uma vez a sua autorização para publicar no blog.

Uma braço! Fique na santa paz!

sds, Geraldo..

Janete Ramos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Aline Ramos disse...

Eita, comentei com o login da minha irmã! rs. Sorry! Re-comentando, agora com o meu login! ;P
......................

Fica à vontade, Geraldo! Nem precisa pedir não! Os textos estão disponíveis sempre que precisar, o objetivo é o auxílio do corpo de Cristo, então que eles sejam usados tanto quanto for possível para este fim! ;)

Obrigada, novamente, pela visita e comentário!

Graça e Paz, meu irmão!