quarta-feira, 9 de março de 2011

Cristãos Radicais (by Pedro Pamplona)

"Vamos ao dicionário. Radical: Inseparável; completo; invariável; que quer reformas absolutas; Que ou quem se encontra distante do que é considerado normal ou tradicional. Essas definições já bastam para entendermos o significado dessa palavra. E se juntássemos a ela outra? Cristão! Vamos ao dicionário de novo: Cristão: Que professa o cristianismo; seguidor de Cristo. Pronto, agora podemos entender melhor a expressão “cristão radical”. Tendo como exemplo somente as definições do dicionário e colocando ao pé da letra chego a esse significado: Cristão Radical: Inseparável de Cristo; se sente completo em Cristo sem precisar de mais nada; que quer reformas absolutas em sua vida e no mundo para sermos como Cristo; invariável na fé e no proceder, pois acredita em um único salvador, Cristo; Que se encontra distante do que é considerado normal ou tradicional pelo mundo, mas se encontra perto daquilo que Cristo é.

Sendo mais claro e detalhista. Cristãos radicais não são aquele grupo de crentes que praticam esportes. Não são aqueles que pulam em shows gospel. Não são aqueles que batem palma nos cultos. Não são aqueles que passam o sábado na igreja. Não são aqueles que vivem igreja 2 ou 3 vezes na semana. Não são aqueles que usam camisas com frases cristãs e muito menos os que têm adesivos cristãos no carro. Cristãos radicais não são aqueles que sentam sempre nas primeiras fileiras e nem aqueles que ficam em pé com as mãos levantadas durante o louvor. Não são aqueles que vão para acampamentos de carnaval. Não são nem de perto aqueles que se isolam dos não-cristãos. Cristãos radicais não são aqueles que oram em pé. Não são aqueles que falam em línguas. Não são aqueles legalistas que sempre dizem não e muito menos os liberais que sempre dizem sim. Não são aqueles que oraram uma vez pedindo para Jesus entrar em seus corações e nada mais. Não são aqueles que sempre levantam as mãos na hora do apelo. Cristãos Radicais não são aqueles que vivem dizendo amém e aleluia. Não são aqueles que sabem versículos decorados. Não são aqueles que saem gritando que Jesus é o senhor pelo meio da rua. Não são aqueles que dizem que o fim está próximo e muito menos aqueles que julgam os outros. Cristãos radicais não são aqueles que estudam em colégios cristãos ou estudam teologia. Não são aqueles que colocam frases cristãs ou versos da bíblia em suas páginas na internet. É preciso bem mais do que isso para ser um cristão radical.

Cristãos radicais são aqueles inseparáveis de Cristo. Inseparáveis do seu caráter, do seu pensamento, de seus ensinos e mandamentos. Inseparáveis da sua palavra. Cristãos radicais são aqueles completos em Cristo e só em Cristo. Que não precisam de mais nada que o mundo possa oferecer para serem felizes. São aqueles que não precisam de dinheiro, nem de carros, nem roupas de marca, nem reconhecimento, fama e poder. Não precisam de paixões mundanas e nem de prazeres deturpados. São aqueles que estão plenamente preenchidos de Cristo. Não precisam de máscaras e escape baratos como álcool, drogas, sexo e rebeldia.

Cristãos radicais são aqueles que se mantêm invariáveis diante de uma sociedade promíscua. São aqueles que estão com a casa firmada na rocha, pois ouvem, lêem, estudam e praticam a palavra de Deus. São aqueles que os ventos do diabo não derrubam. Que permanecem inabaláveis em meio às tentações do mundo. Que não cedem ao pecado. Não mudam de opinião, pois tem uma fé solida e racional em Cristo. São aqueles que influenciam e não deixam ser influenciados pela sociedade. São aqueles que obedecem a palavra de Deus e agem como cristão mesmo sobre a chacota do mundo. São aqueles que defendem seus valores mesmo que a sociedade os ache ultrapassados e caretas. São aqueles que não se envergonham do evangelho de Cristo.

Cristãos radicais são aqueles que não só querem uma reforma absoluta na igreja, mas são a própria reforma. Começam a mudança primeiro com um coração em arrependimento. São aqueles que servem a Deus onde estão e a quem seja. Que saem de dentro das paredes da igreja. São aqueles que vão onde não vão ser bem recebidos e lutam por justiça. São aqueles que se importam com quem não merece. São aqueles que promovem a paz por onde passam. Que amam o próximo como cristo ama a igreja.

Cristãos radicais são aqueles que se consideram longe do que o mundo considera normal ou tradicional. Que amam o que Deus ama e odeiam o que Deus odeia. São aqueles que não vivem com a normalidade do mundo. São aqueles que não praticam sexo antes do casamento. Que guardam seus corações e não se entregam a qualquer um. São aqueles que não enchem seus ouvidos de porcaria e sexualidade. Que não assistem programas e filmes que Deus abomina. Que não conversam sobre coisas que Deus não aprova. São aqueles que não querem ser como mundo. Que não criam ídolos mundanos. São aqueles que não freqüentam lugares podres de pecados. São aqueles que fogem da aparência do mal e da imoralidade. Que odeiam o pecado e fogem dele com todas as forças. Cristãos radicais são aqueles que se separam do mundo em santidade porque o deus deles é um Deus santo!

Na real, ou você é um cristão radical ou não é nada.

E só pra lembrar, O cara ai da foto foi o mais radical que já existiu!

Escrevi pensando no ministério de adolescente onde eu sirvo, o Geração Radical.

Paz!"


Pedro Pamplona.


6 comentários:

Bruna Porto disse...

Olá Aline, a paz de Cristo... Passei apenas pra avisar que aquele texto q eu disse que publicaria no meu blog foi enfim publicado, lá eu sito seu blog tbm...

bom é isso

BjoO

Fique na paz...

Thay disse...

Maravilhaaaaa de texto !

Aline Ramos disse...

Maravilhoso mesmo, Thay!! Fiquei sem palavras quando o li!! Deus seja louvado pela vida do Pedro que o escreveu!

[Princesa, vou dar uma passadinha lá por esses dias tá? Obrigada, querida! ;) ]

Izabel disse...

Olá irmã, vim dar um alooo, rs!
Amei cada texto que foi colocado desde a ultima vez que vim aqui, mas esse de cristão radical nossaaaaaa.
Sempre venho aqui para me alimentar das palavras de Deus e ser edificada pela vida de jovens que se mantém firmes de olho no alvo a despeito deste mundo tão complicado tao distorcido, glorifico a Deus por sua vida, e pela vida de todos aqueles que se dispõem a tornar publica por meio da net sua forma de pensar, falando de Deus e do quanto Ele é incrível.
Fica com Deus, um forte abraço, mesmo a distancia lhe tenho um grande carinho.

Kesley Siqueira disse...

MuitoOOO bom mesmo o texto Aline
Na verdade bom é pouco, que Deus continue levantando e abençoando jovens com este firme propósito de pregar o Evangelho , sem negociar ou afrouxar a Palavra de Deus

Que muitos outros leiam e sejam impactantes, vou postar nas redes sociais hehehe

Ah outra coisa obrigada pelas visitas no meu blog e por sempre está comentando lá, isso é importante, pois é recebendo dos outros que podemos perceber nossos erros.
bjss
;)

Aline Ramos disse...

Izabel e Kesley!!! Companheiras fiéis!!! ^^

Muito obrigada pela companhia e carinho! Muito mesmo!

Precisamos tanto de textos como esses, que nos impactam e despertam para nossa real identidade, não é? Achei um excelente texto para se usar em reuniões de jovens e partir dele para uma discussão ou debate!

Fica a idéia para quem participa ou lidera de ministério de jovens e/ou adolescentes! ;)