quarta-feira, 13 de maio de 2020

Afinal, qual o sentido dessa vida?


A pergunta de todas as eras. A pergunta que todos os filósofos fizeram. A pergunta que a pós-modernidade mais tenta calar:

"- Não há sentido nenhum! O importante é ser feliz! O importante é o agora! Isso é tudo que existe!"

A pergunta que uma pandemia vem fazer ressoar mais uma vez na história da humanidade. A humanidade que parou de perguntar, convencida de que a ordem é consumir, é obrigada a novamente ouvir. 

Qual o sentido dessa vida?

Sim, há um sentido. Todas as gerações do mundo o procuraram. Essa geração, determinada a abafar a ânsia do coração por sentido, precisava também ser chamada a assumi-lo. Não há como passar essa existência sem fazer essa pergunta. Essa vida que vivemos hoje é tudo? Termina aqui? Há um Deus sobre o universo? Ele tem propósitos determinados? Ele é detentor da verdade? Ele deseja nos ensinar algo? Há algo além do que nossos sentidos nos permitem experimentar? Há uma eternidade? Precisamos nos preocupar com ela?

Perguntas. O silêncio do mundo parado por um vírus reaviva o som retumbante do coração humano. O som das perguntas, da necessidade de entender. O silêncio do mundo parado por um vírus confronta o silêncio que impusemos às nossas almas. Deixemo-nas questionar. Deixemo-nas refletir. Sem medo de olhar pra dentro, pra cima, para os lados. Sem medo de perguntar: o que tenho construído é realmente o que importa? Aquilo com o que tenho gastado minha vida é o que realmente tem valor? Eu entendi qual o sentido dessa vida que hoje vivo? O fundamento sobre o qual tenho construído minha vida é realmente sólido?

Perguntas. Que o silêncio desses tempos nos ajudem a fazer silêncio dentro de nós e ouvi-las. Nossa existência necessita dessas respostas.

#pandemia #existencia #perguntas #refletir

2 comentários:

Natalia S disse...

Olá, me diz teu instagran, preciso falar com vc! E sim... Parabéns pelos conteúdos postados aqui 😍

Aline Ramos disse...

Oi, Natália! Desculpa, só vi agora sua mensagem! Meu insta é @_alineramoss_
Que bom que vc gostou! ☺️❤️