terça-feira, 1 de março de 2016

Quaresma – Dia 18: Ontem, Hoje e Eternamente PODEROSO



Antes dessa reflexão, gostaria de pedir perdão pela ausência nos últimos 3 dias. Foram dias muito intensos – na obra e no agir de Deus, glórias ao Pai! – e não consegui ter energia para registrar as reflexões de cada dia. Porém, como Deus é misericordioso, estive meditando na Palavra em todos esses dias e estou aqui de volta pra deixar os registros de mais algumas meditações e continuar esse propósito de Quaresma.

Desde sábado, eu estou vivendo um tempo muito precioso de contato com o trabalho missionário mundial. Sábado, durante o dia inteiro, esteve acontecendo o Encontro de Promotores de Missões da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira aqui no meu estado. Esse é um encontro anual em que a Junta batista responsável pelo envio de missionários para o campo fora do Brasil envia seus missionários aos estados brasileiros, para fazer esse vínculo, essa ponte entre a igreja brasileira e os missionários transculturais fora do Brasil. E, esse ano, vieram duas missionárias da África, de diferentes países, compartilhar suas experiências na missão. E domingo e segunda foram dias aproveitando as oportunidades para estar caminhando e aprendendo com elas por aqui também (por isso – assunto que é imbatível na minha vida, né? – não dei conta de fazer muita coisa quando conseguia chegar em casa). E, além disso, nas últimas semanas, Deus tem feito algumas coisas bem loucas/lindas em minha vida. E, continuando a leitura do evangelho de Lucas, ele vem falar de algo que vivi muito nitidamente nesses dias, sobre o qual gostaria de escrever.

“Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?” (Lucas 8.25b)

Este texto vem seguido da narração da cura do endemoninhado geraseno, da cura da mulher com fluxo de sangue e da ressurreição da filha de Jairo. Milagres. Milagres! E quando eu li esse trecho aí em cima (“Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?”, eu parei. Gente, isso é tão forte! Jesus dando ordem aos ventos e às ondas, dando ordens aos demônios, liberando cura por meio de um simples toque à sua roupa, ressuscitando uma pessoa... e, infelizmente, nós já estamos tão ACOSTUMADOS a ouvir e ler essas histórias sobre O PODER DE DEUS, que nós perdemos a capacidade de SENTIR, de ENXERGAR, de CONTEMPLAR a grandiosidade do significado disso! Nosso excesso de “conhecimento” tem nos cauterizado. Como quando nossa pele é exposta a altas temperaturas e, no início dói tanto, estamos tão sensíveis, mas, à medida que ela continua sendo exposta, com o tempo, acostuma e deixa de sentir tanta dor. Como quando começamos a fazer um trabalho pesado e ele machuca nossas mãos, fere, dói. Mas, à medida que vamos repetindo e repetindo aquele trabalho, nossa pele vai engrossando, criando calos, até que deixamos de sentir. Assim tem acontecido com nossa . Temos criado calos em nossas vidas espirituais. Fomos tão expostos, talvez da maneira errada, aos ensinos da Bíblia que fomos perdendo a sensibilidade ao significado ESPIRITUAL deles. Com o tempo, eles vão se transformando em conhecimento. Raciocínio. E perdemos a capacidade de ver a profundidade do que textos como esses de Lucas estão falando.

Nesses dias com as missionárias da África, ouvi tantas coisas! Gente, não tenho como expressar! O agir SOBRENATURAL de Deus em meio a povos totalmente desconhecedores dEle! Essas histórias de milagres que lemos na Bíblia, acontecendo HOJE, diante dos olhos de nossos missionários! O PODER DE DEUS, o PODER DO NOME DE JESUS AGINDO nas vidas de pessoas escravizadas pelo islamismo, pela feitiçaria, pela opressão... milagres acontecendo pela oração de crianças de 4 anos que conhecem a Cristo e vivem em uma família mulçumana e animista. E foi quando eu pude perceber que, aqui deste lado, no nosso Brasil, em nossas denominações cheias de teologia, quanto nós temos nos esquecido de QUEM É O NOSSO DEUS. Nos deixamos abalar pelo menos problema que aparece. Temos dificuldade de crer que Deus tem poder para transformar toda e qualquer realidade. Nos enchemos de medos e dúvidas. Achamos que depende de nós. Acho até que somos ensinados assim. E passamos a olhar pra textos como esses como se fossem apenas fábulas. Passamos a olhar pra JESUS como se fosse apenas uma fábula. Lemos as histórias do Antigo Testamento, ou os milagres do Novo Testamento, e a gente “acredita”, mas com a mente – porque nosso coração continua temeroso.

Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?”. ESTE É O NOSSO DEUS! O Deus que é TOTALMENTE PODEROSO para salvar QUALQUER PECADOR da escravidão do pecado. O Deus que é TOTALMENTE PODEROSO para mudar a história de nações inteiras. O Deus que é TOTALMENTE PODEROSO para tirar todos os impedimentos que existam para o cumprimento de Sua vontade. O Deus que é TOTALMENTE PODEROSO para convencer e transformar pessoas. Para ressuscitar mortos e curar enfermos. Para nos dar o sustento que precisamos. PARA FAZER O IMPOSSÍVEL ACONTECER! Ele não mudou! Ele ainda é o mesmo! Nosso Deus não mudou! Ele não deixou de agir quando completou as coisas que queria falar por meio das Sagradas Escrituras! Ele é o mesmo! Todas essas histórias não são apenas histórias, são lembranças de tudo aquilo que nosso Deus PODE fazer – e ESTÁ fazendo! Ah, como é impactante parar para lembrar disso! O que há de impossível para nosso Deus? Nada! O mundo e tudo o que nele há pertencem ao Senhor! O que nós vamos temer?


E, nesses dias, Deus tem agido com misericórdia, como sempre, comigo, e me ajudado a entender isso. Eu entendo tão pouco! Tenho percebido, nesses dias, quanto minha fé é pequena. Quanto tenho vivido minha vida espiritual com base nos meus raciocínios e entendimentos. Mas Deus quer se revelar a nós COMO ELE É. Com todo Seu poder, Sua majestade, Sua soberania, Sua autoridade. E conhecer ESSE DEUS é fantástico! Provar de Seu agir sobrenatural é indescritivelmente maravilhoso. Lembrar e reconhecer que ELE É O SENHOR DO UNIVERSO! Esse Deus quer se revelar a nós. O Deus que disse que se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda, mandaríamos ao monte que mudasse de lugar, e ele mudaria. Porque é o PODER DELE quem age através da nossa fé. E eu quero isso pra minha vida. Raciocinar menos e crer mais. Ver mais do sobrenatural de Deus na minha vida e na minha história. Sair do controle para que Ele possa agir com Seus milagres em minha vida. Eu quero isso! Quero ver os ventos e as ondas acalmando em obediência à voz do meu Mestre! Quero não mais esquecer do TREMENDO PODER que Ele tem. Ele TEM. Ele continua tendo e continua trabalhando. E eu quero ser participante do agir de Cristo nessa terra! E poder exclamar, com temor e admiração, como aqueles discípulos: “Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?”. ALELUIA! Esse é o ÚNICO DEUS VERDADEIRO. Esse é o NOSSO DEUS! A Ele seja toda honra, glória e louvor, para sempre!

Nenhum comentário: