terça-feira, 15 de março de 2016

Quaresma – Dia 30 – Cuidado com a religião



"Então vocês dirão: ‘Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas’. Mas ele responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês...”. (Lucas 13.26)

Cuidado com a religião – que nos convida para fazer parte do seu grupo, comer e beber com eles, caminhar nas mesmas ruas e ouvir dos ensinos do “seu profeta”. Porque não é esse o convite de Jesus. Não é isso o que o irá salvar. O que Jesus quer não é comer e beber conosco, nem ser ouvido enquanto pregava em nossas ruas. Para Ele, é preciso mais do que isso.

É preciso ESFORÇO. “Esforcem-se para entrar pela porta estreita...” (v.24). Uma vida religiosa que não exige nosso esforço não tem valor diante de Cristo. E o esforço é direcionado para uma coisa especificamente: entrar pela porta estreita. Não é esforço por esforço. Sofrimento por sofrimento. Não tem a ver com nos flagelarmos para sermos aceitos. Tem a ver com dedicar nossas vidas para o alvo certo – a porta estreita da salvação. No comentário de minha Bíblia Shedd sobre o verso 24, diz que o termo “esforço” diz respeito a “concentrar toda a atenção e força”. É isso. O convite de Jesus é pra uma vida cujas atenções e forças todas estejam voltadas para um fim – a porta estreita. A vida com Deus. Isso é muito mais do que sentar à mesa para comer e beber ou ouvir alguns ensinos.

É preciso abandonar o pecado. “Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal!” (v.27b). Não tem como atravessar a porta estreita praticando o mal. A Almeida Corrigida e Fiel diz: “vós todos os que praticais a iniquidade”. O Dicionário da Bíblia Almeida, do software The Word, define iniquidade como: “Pecado que consiste em não reconhecer igualmente o direito de cada um, em não ser correto, em ser perverso (Sl 25.11; 51.5; Is 13.11; Mt 7.23; Hb 1.9)”. Pecado. Uma vida de pecado. Não interessa se você comeu com Ele, bebeu com Ele ou quantas vezes você O ouviu pregar. Não interessa o quanto você achava os ensinos dEle legais. Se em sua vida não houve o abandono de pecado, nada disso terá valor nenhum, e você será deixado do lado de fora da porta.

Isso é sério. Muito sério. Jesus não está interessado em sua religião, em quantas vezes você vai à igreja durante a semana, em quanto você é amigo dos “irmãos”, em quantos sermões você já ouviu na vida... não tem a ver com fazer parte do grupo. Tem a ver com uma vida rendida ao Messias. Tem a ver com esforçar-se para agradar a Ele. Dar o seu melhor, todas as suas atenções e forças, para atravessar a porta – abandonando seus pecados e deixando o Espírito Santo reinar sobre sua vida. Estar no lugar certo não lhe garantirá nada. É preciso tornar-se a pessoa certa. E só quem pode fazer isso por você é Jesus. Nenhuma igreja e nenhum guru espirituais podem. Só tem um caminho: Jesus – caminho, verdade e vida.


Cuidado com a religião. Ela pode lhe enganar, cegar e levar-lhe ao inferno sem que você possa perceber para onde está indo. Esforça-te. Arrepende-te do teu pecado e abandona-o. Entrega tudo ao Cristo. Esse sim é o caminho. Jesus. E isso é mais, muito mais, do que qualquer religião. É revelação e transformação espiritual. Ele nos ajude.

Nenhum comentário: