quinta-feira, 10 de março de 2016

Quaresma – Dia 27 – Ver como Cristo vê



“Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lucas 11.27)

Nós somos como essa mulher. Nos admiramos com feitos, com status, com o exterior. Conhecemos um pastor ou líder cristão e nos admiramos com suas palavras bonitas, sua excelente explanação bíblica, seu nível de conhecimento, sua persuasão, sua eloquência, sua gentileza. Chegamos em uma igreja e logo nos chamam a atenção aqueles que desenvolvem grandes trabalhos, os missionários que foram para o outro lado do planeta e estão fazendo grandes coisas lá, os que estão abrindo igrejas ou que possuem cargos importantes. Olhamos para Hebreus 11, o capítulo dos “Heróis da fé”, e ficamos maravilhados com seus feitos poderosos e maravilhosos. Olhamos o exterior. Nos deixamos encantar com obras. Somos facilmente convencidos por nossos olhos e ouvidos.

Assim foi com aquela mulher. Ela estava tão tomada de admiração por tudo que ouvira Jesus falando, que concluiu: “Uau! Quão abençoada é a mãe deste homem, aquela que lhe amamentou em seu seio!”. E é uma conclusão tão natural. É uma conclusão provavelmente correta, inclusive. Todos nós poderíamos concordar com ela: de fato, como foi bem-aventurada a mulher escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus! Ela é mesmo bem-aventurada. Assim como quando ouvimos uma boa pregação e nos enchemos de admiração, quando olhamos para os missionários desenvolvendo grandes projetos ao redor do mundo e nos enchemos de admiração, quando vemos as manifestações sobrenaturais de poder que os patriarcas e profetas fizeram e nos enchemos de admiração... e tudo isso é natural, é esperado, e não está errado.

Porém, Jesus responde aquela mulher: “Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lc.11.28). A Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduziu a fala de Jesus da seguinte forma: “—Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela”. A versão Bíblia Viva diz: “Sim, mas ainda mais abençoados são todos aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Jesus não estava dizendo que a mulher estava errada. Não é que Sua mãe não fosse bem-aventurada, que não houvesse motivo de júbilo pela vida da mulher que Lhe havia dado a luz e amamentado. Havia motivos de alegria por isso. O que Jesus estava dizendo era: “Porém, há coisas que são muito mais importantes do que isso!”. Há razão em admirar-se com as palavras de sabedoria e de conhecimento de alguém, com os resultados alcançados por um projeto sociomissionário ou evangelístico, com um determinado ministério dentro de nossas igrejas, com grandes feitos poderosos e sobrenaturais... estas são coisas que merecem a nossa admiração. Contudo... há coisas muito mais importantes, PARA DEUS, do que estas.

Deus não se admira de nossos grandes feitos, de nossos cargos, dos lugares altos que conquistamos em nossas vidas – mesmo em nossas vidas religiosas e cristãs. Porque Ele é Deus – e quem pode ter feitos maiores do que os Seus? Não, não dá pra convencê-Lo dessa forma. Até porque o conhecimento que Ele tem sobre nós é muito – infinitamente – maior do que o que qualquer ser humano pode vir a ter. Ele sabe exatamente quem somos. E isso me faz lembrar a história de Samuel visitando a casa de Jessé, pai de Davi, para ungir um de seus filhos como Rei de Israel. E lá estava Samuel tentando descobrir quem daqueles rapazes ele deveria ungir como rei. E de que forma ele estava fazendo a sua avaliação? Olhando para o exterior – a estatura, a força, a beleza... Então, Deus lhe diz: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (1 Sm. 16.7).

E a mesma coisa Jesus estava falando para aquela mulher: “Não olhe somente para o exterior, para a posição que aquela mulher desempenhou, pelo fato dela ter sido minha mãe. Olhe além. Porque, diante de vocês, isso pode significar muita coisa. Mas diante do Pai, isso é tão pouco. Ele vê muito além disso. E Ele se importa com coisas muito mais importantes e difíceis – com o coração.”. E é quando Jesus diz o que é mais importante para Deus: Ouvir e guardar a Sua Palavra. Isso é muito mais profundo do que pregar sobre a Palavra de Deus. É muito mais profundo do que realizar curas e milagres. É muito mais profundo do que liderar projetos bem-sucedidos. É muito mais profundo do que ter conquistado uma posição reconhecida diante dos outros. Tem a ver com o coração. Com o mais íntimo do seu ser. Com o lugar que a Palavra de Deus tem em sua vida. Quão profundo ela tem chegado? E quanto dela tem sido guardado – e vivido? Muito mais difícil. Muito mais profundo. Aquilo que convence a Deus.

É isso o que Ele procura em nós. Não alguém que possui cargos ou funções importantes e de destaque – como ser a “mãe de Jesus”. Não alguém com grandes e poderosos feitos. Não. O que admira a Deus é um coração rendido à Sua Palavra. Que a ouve com atenção, com interesse, com desejo, com sede e fome – e que a guarde como um tesouro que não tem preço, que não se vende nem se compra, como sua pérola encontrada. É com a condição do nosso coração que Ele está interessado. Porque nossos feitos podem, facilmente, mascarar nosso coração sujo, impuro e distante de Deus. Muitos chegarão, no último dia, tendo feito grandes coisas no Nome de Jesus, e serão considerados estranhos por Jesus e deixados de fora do Seu Reino (Mt. 7.22-23). Porém, se o nosso coração está cheio de Jesus, não será possível esconder isso naquilo que fazemos. Nossas obras, nossas vidas refletirão isso. Porque a boca fala do que o coração está cheio (Mt. 12:34b).

Que possamos aprender a ver como Cristo vê. A nos importar com o que Ele se importa. A investir no que causa admiração a Ele – e não aos homens. Porque Ele não vê como os homens vêem. Para convencê-Lo, é preciso ir além das aparências. Assim, que nossas vidas possam ser mais do que aparência. Que nos importemos menos com a aparência que temos do que com o que há no mais íntimo de nós. Que ouvir e guardar a Sua Palavra seja nosso objetivo principal. E que, depois que formos transformados pela Palavra, nossa vida possa, simplesmente, ser um reflexo do que o Espírito Santo já está operando dentro de nós. De dentro para fora. E que nossa maior preocupação – conosco e com os outros – seja o que está acontecendo lá dentro, e não aqui fora. Porque o homem vê o exterior, mas Deus vê o coração. Esse é o nosso maior testemunho cristão – e nosso maior instrumento de glórias a Deus. Ver como Ele vê. E que Ele nos ensine e nos ajude. Amém.

Nenhum comentário: