quarta-feira, 9 de março de 2016

Quaresma – Dia 25 – Quem é o meu próximo?



“Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?” (Lucas 10.29)

E, por meio de uma parábola, Jesus responde:

Teu próximo é todo aquele que, no decorrer de teu caminho, precisar de você. Todo aquele que, estando ferido, abandonado, desprezado, saqueado surgir à beira do caminho pelo qual passas. Todo aquele que precisar da tua ajuda. Material, emocional, física, espiritual, social. Este é o teu próximo.

E você perguntará: “- E o que eu devo fazer por ele?”

Você deve amá-lo. E amar significa doar-se. Significa parar um pouco, em seu caminho, desviar um pouco os olhos do ponto aonde se estava indo, do compromisso que lhe esperava, da atividade religiosa que você tinha a fazer, para olhar para o lado, reconhecer quem está jogado às margens de sua estrada, aproximar-se dele, ter piedade de sua dor, cuidar de seus ferimentos, tomar de seu óleo e seu vinho para ajudar suas feridas a cicatrizarem, deixar o conforto do animal que o transportava até então e oferece-lo para transportar aquele que, naquele momento, precisa mais do que você, decidir vivenciar o incômodo e o desconforto por um tempo, para que aquele que precisa de comodidade e conforto naquela hora possa desfruta-los, procurar junto àquele estranho o auxílio e repouso que ele precisa, e certificar-se de não deixa-lo por conta própria, mas sob os cuidados de alguém que esteja por perto para garantir sua recuperação, tomando sobre você mesmo todos os custos e cobranças provenientes desta atenção oferecida e comprometendo-se a arcar com eles. Isso é amor. Isso é AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

Isso é o que todos nós, fariseus mascarados, precisamos aprender. A pensar menos em nós mesmos e nossa necessidade de cumprir nossos caminhos, nossos objetivos, nossas atividades, nossas rotinas – e reconhecer que há um outro PRÓXIMO A NÓS, que precisa ser enxergado e amado. E que, se queremos herdar a vida eterna, este é o caminho. Amar a Deus sobre todas as coisas culmina no amor ao PRÓXIMO como amamos a nós mesmos. E nos preocupar com o outro tanto quanto nos preocupamos com nós mesmos. E fazer pelo outro o que fazemos por nós mesmos. E colocar o outro em nosso lugar. E nos colocar no lugar dele. E abrir mão de nosso conforto e comodidade para oferece-los a quem precisa mais do que nós. E como tudo isso é difícil. Mas isso é amor.

“Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, [Jesus] lhe disse: Vai e procede tu de igual modo” (Lucas 10.36-37)


Saber quem é o seu próximo, descobrir onde ele está, enxerga-lo não é suficiente. É preciso ir e proceder de igual modo. Usar de misericórdia. Ser para com o outro como aquele samaritano foi para com aquele viajante. Reconhecer o seu próximo – e amar. Nosso maior desafio de vida. Saber trilhar nossos caminhos de tal maneira que nossos próximos não nos passem despercebidos – e que não os ignoremos, negligenciemos, calemos, em função das nossas tantas preocupações, sejam elas quais forem. E, ao encontra-los, ama-los. Doar-nos. Oferecer nosso melhor. Nosso grande desafio. Ser como Jesus. Que Ele nos ajude, para Sua glória neste mundo. Amém.

Nenhum comentário: