segunda-feira, 7 de março de 2016

Quaresma – Dia 24 – Nossa fonte de alegria



“Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lucas 10.20)

Lá estavam os setenta discípulos enviados por Jesus para a missão de precedê-Lo em cada cidade e lugar para onde Jesus estava para ir (v.1), cheios de alegria porque os próprios demônios se submetiam a eles por causa do Nome de Jesus (v.17). Aqueles homem haviam experimentado aquele sobrenatural que só é possível viver quando estamos na missão de Deus e com Deus, vendo-O fazer o impossível acontecer. Esse tipo de experiência que eu sonho tanto em poder viver mais na minha vida. Por isso eu posso imaginar a alegria daqueles homens. Me coloco no lugar deles, olhando para mim mesma e vendo alguém tão pequena, com uma fé tão pequena, com tantos pecados, e Deus, de repente, fazendo coisas grandiosas acontecerem por meio da minha vida, coisas inimagináveis para mim, mas feitas no Nome de Jesus. Eu entendo perfeitamente o entusiasmo, a euforia desses homens chegando com o Mestre e dizendo (como se isso fosse algo incrível também para Jesus): “Mestre, os demônios obedeciam às nossas ordens!”. Mas aí Jesus responde: “alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus" (v.20). E parece que foi um balde de água fria. Eles estavam tão eufóricos! E Jesus vem com uma dessa. Como assim?

Mas o que me chamou a atenção é que, antes de falar disso, Jesus não condenou simplesmente a alegria que os discípulos sentiam. Eles estavam maravilhados por verem o sobrenatural de Deus acontecendo em suas vidas. E Jesus se aproxima deles nessa alegria, compartilhando do sentimento deles e dizendo: “Eu vi coisas maravilhosas acontecerem desde o princípio da criação. Eu vi quando Satanás, que era anjo, tornou-se traidor e foi expulso do céu. E vocês também verão coisas extraordinárias acontecerem. Vocês pisarão cobras e escorpiões e não sofrerão nada, porque Eu tenho compartilhado minha autoridade com vocês – sobre essas coisas e sobre todo o poder do inimigo. Contudo...” (v.18-19). E é quando chega o nosso versículo chave: “Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus". O que Jesus estava dizendo era: Vocês ainda verão coisas maravilhosas demais para seus olhos acontecendo, pelo poder do meu Nome, que concedo a vocês, meus discípulos, porém, não é nestas coisas que deve estar a vossa alegria.

E é o que Jesus precisa falar para cada um de nós tantas e tantas vezes. Passamos a vida toda esperando alguma coisa extraordinária acontecer em nossas vidas para sermos alegres. Estamos sempre aguardando algo de Deus: um agir sobrenatural, uma manifestação, uma graça específica, uma resposta de oração, um casamento, um ministério, um dom, etc, etc, etc. Como se só fôssemos ser realmente alegres, completos, quando estas coisas acontecessem. E Jesus não condena isso. Jesus não condenou a alegria proveniente da experiência sobrenatural que os discípulos viveram. Ele, inclusive, disse que eles poderiam e deveriam esperar que estas coisas lhes acontecessem, porque Ele mesmo partilhava com eles da Sua autoridade. E Jesus não condena nossas alegrias provenientes de outras fontes: de um ministério, de um casamento, de uma conquista, de ter filhos, de realizar um sonho, de ter uma experiência sobrenatural com Ele... não! Ele, inclusive, fala a nós: “Você pode esperar que essas alegrias lhe sejam acrescentadas na vida, meu servo, porque Eu cuido de você!”. Mas, existe um “Contudo”, e ele é muito importante. Contudo, estas coisas, que nos são acrescentadas em nosso caminhar com Deus, não podem nem devem ser nossas fontes primárias de alegria. Não podemos ser dependentes delas para estarmos alegres.

Qual deve ser nossa fonte de alegria, então? Jesus disse: “mas porque seus nomes estão escritos nos céus". Não pelo que Ele FARÁ nas nossas vidas. Mas pelo que Ele JÁ FEZ. Essa deve ser nossa fonte primária de alegria. DEUS JÁ FEZ O MAIOR MILAGRE DE TODOS EM MINHA VIDA. Ele escreveu meu nome no Livro da Vida. Oh, glorioso Deus! Que coisa nessa vida pode se comparar a isso? Um casamento? Um ministério? Uma conquista? Filhos? Um sonho? Que coisa neste mundo ou no porvir poderia se comparar ao fato de que eu, um pecador, fui feito FILHO de DEUS, e meu nome foi escrito no Livro DELE – e nada poderá apaga-Lo de lá? Nada. Não há alegria que este mundo possa nos oferecer que assemelhe-se a isso. Mas nós não entendemos – porque ainda somos feitos da matéria desse mundo. Ainda não conhecemos a matéria do mundo de lá. Os tesouros do mundo do nosso Pai ainda nos são mistério. Apenas os imaginamos. Mas não os conhecemos. Por isso, não conseguimos imaginar a dimensão do seu valor. Enquanto isso, os tesouros deste mundo aqui são feitos da mesma matéria que hoje nós somos feitos, nós conseguimos mensurar o valor que eles tem – e por isso os desejamos. Contudo, basta parar para olhar para esse Eterno, Santo, Poderoso, Cheio de Graça, Soberano, Maravilhoso, Perfeito Deus que se fez nosso Pai para compreendermos que nada neste mundo jamais se assemelhará a Ele. Portanto, Seus tesouros eternos, uma VIDA AO SEU LADO – agora e por toda a eternidade – jamais se comparará com nenhum dos tesouros que conhecemos nesta vida. É incomparável. Incomparavelmente melhor.


Assim, nós momentos em que a figueira não florescer, a videira não der o seu fruto, a safra das azeitonas falhar, as lavouras não produzirem alimento, não houver ovelhas no curral nem bois nos estábulos... nós podemos falar como Habacuque: “ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” (Hc. 3.17-18). Porque, ainda que todas as conquistas que temos nesta vida nos tragam alegria – e uma alegria tão grande, um entusiasmo, uma euforia tão intensos – quando elas falharem, quando elas não vierem, quando não houver tesouro nenhum em nossas mãos, há uma conquista, um tesouro que ninguém pode nos roubar. Há uma alegria que nunca falhará. Há uma segurança e um descanso eternos, que garantem FELICIDADE às nossas almas, mesmo quando mais nada nos sobrar: O DEUS DA NOSSA SALVAÇÃO. NEle, estamos ETERNAMENTE seguros – porque Ele mesmo escreveu nosso nome em Seu Livro de Vida. E nada nos poderá tirar essa alegria. Nossa verdadeira fonte de alegria. E que ela seja, de verdade. A alegria que nunca cessará. E que nada nos faça esquecer. E que não haja, em nossos corações, tesouro mais desejável do que este. Nossa perfeita fonte de alegria. Assim seja. Amém.

Nenhum comentário: