domingo, 14 de fevereiro de 2016

Quaresma - Dia 5: Como Simeão...


O vídeo devocional de hoje pulou do texto acerca da revelação do nascimento de Jesus aos pastores, em Lucas 2, para o texto sobre a pregação de João Batista, em Lucas 3. Porém, li o texto de Lucas 2.25-32 – “O Cântico de Simeão” – e não poderia deixar de falar sobre ele.

Simeão. Que grande homem! O que surge em meu coração ao ler sobre este homem de fé é um profundo desejo de ser como ele. Quantas qualidades de um verdadeiro filho de Deus este homem tinha: “homem justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele” (v.25). Que vida bonita ele parece ter tido. Justiça e piedade são duas virtudes tão belas. E cheio do Espírito Santo. E sensível ao Espírito Santo, pois foi por crer na revelação do Espírito que ele esperava o dia de conhecer o Salvador de Israel (v.26), e foi movido pelo Espírito que ele foi ao templo, onde encontraria o menino Jesus (v.27). Homem de fé. Recebeu uma promessa de Deus e perseverou em esperar por ela, vivendo uma vida agradável ao Seu Senhor enquanto o fazia.

Porém, o que mais impacta minha vida na vida de Simeão é o seu cântico (v.29-32). Tendo encontrado Jesus, e tomando-o em seus braços, Simeão louva a Deus, dizendo:

Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos:
luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel

Que palavras esplêndidas! Palavras de um homem que entendeu a coisa mais importante desta vida: Cristo é nosso maior tesouro! Simeão entendeu. “Podes levar-me agora, Senhor, pois já recebi o maior tesouro que esta vida poderia me dar. Estou pronto!”. Aleluia! E é, especialmente, nisto que eu gostaria de ser como Simeão. Espero chegar lá. Esse estágio tal de minha vida em que meu coração, minha alma, minha mente tenham, finalmente, compreendido que minha vida já contemplou o que de mais precioso e perfeito ela poderia contemplar: o Messias, Salvador, me alcançou e resgatou! Eu O conheci! Ah, alma minha, que maior tesouro poderias querer do que este?

Quanto de nossas vidas nós gastamos desejando e correndo atrás de felicidade. Achamos que vamos encontra-la em um casamento, em um trabalho, em filhos, em um determinado sonho... achamos que nosso melhor tesouro ainda está por vir. Procuramos em tantos lugares, de tantas formas, pelo tesouro que irá saciar nossa alma, quando ele já nos foi dado e podemos ergue-lo com as nossas mãos, como Simeão fez! Por que demoramos tanto para entender isso? Luz que alcançou a nós, gentios, e glória prometida a nós, que fomos chamados a fazer parte do Israel de Deus! O que poderia haver de mais maravilhoso nesse mundo?

E a minha oração é que o Espírito Santo de Deus nos ajude a ver. Que Ele nos encha de tal forma, que nossa vida ande tão próxima da voz do Espírito, que nossos olhos possam ser abertos e, finalmente, possamos perceber, como Simeão percebeu, o inefável valor que há em contemplar o Salvador do mundo e fazer parte da Sua Salvação! E que a alegria desta revelação seja tão grande em nós a ponto de levar-nos, verdadeiramente, a dizer como Simeão: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo [...] porque os meus olhos já viram a tua salvação”! Ele é o nosso melhor! Que assim seja. Amém e Amém.


Nenhum comentário: